Estudantes da Escola de Técnico de Enfermagem Grau visitam HC

Grupo assistiu a várias palestras de profissionais do Hospital

O HCFMRP-USP recebeu, neste 14/03, a visita de aproximadamente 60 estudantes da Escola de Técnico de Enfermagem Grau acompanhados das professoras e supervisoras Sabrina Escobar Damasceno e Ana Carolina Balthazar Coelho. O grupo ocupou o anfiteatro para acompanhar palestras de profissionais do HC sobre diversos temas.

Foi apresentado aos estudantes pela diretora técnica de saúde Marli Elisa Mendes Trovó, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT HC, e parte da equipe técnica, médico Coordenador do PCMSO – Programa Médico de Saúde Ocupacional, doutor Eduardo Vita Salles, encarregado técnico de segurança da Unidade de Emergência, Belchior Costa e Silva, enfermeira do trabalho Elenira Ramos e a técnica de enfermagem do trabalho Maria Aparecida Paiva.

Essas visitas reforçam a marca do HC e confirmam o reconhecido nacional e internacionalmente, além de passar os conceitos e a importância da prevenção, saúde e segurança do trabalhador, em qualquer instituição, bem como, conhecimento e experiência para formação de futuros profissionais na área da saúde do trabalhador .

Foi apresentado pelo doutor Eduardo os números expressivos de atividades do Hospital das Clínicas, como por exemplo; números de leitos, realização de consultas e cirurgias especializadas durante o ano de 2020, dando a dimensão do porte e complexidade desta Instituição.

Na sequência foi apresentado às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, em especial a NR32, PGR – Programa de Risco Ambientais e PCMSO pelo técnico de segurança Belchior Costa, bem como, abordagem sobre as atividades específicas de segurança do trabalhador.

Após as palestras foi aberto espaço para perguntas e dúvidas dos estudantes. Para finalizar, o grupo foi levado para conhecer as rotinas de atividades técnicas específicas nas dependências do SESMT.