CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER – RIBEIRÃO PRETO – MATER

O Convênio para gestão do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-Mater (CRSMRP-Mater), entre a SES-SP e o HCFMRP-USP, com a interveniência da FAEPA, foi celebrado em março de 2009.

O CRSMRP-Mater atende Ribeirão Preto e os outros 26 municípios que integram o DRS XIII, cobrindo um público alvo estimado de 1.400.000 habitantes. A oferta de serviços fica concentrada no Complexo Regulador Regional, devendo a paciente chegar ao Centro devidamente referenciada.

O CRSMRP-Mater consolidou sua atuação como referência regional na atenção à mulher, criando modelos multiprofissionais de assistência em consultas ambulatoriais, em procedimentos cirúrgicos, internação, atendimentos aos partos de gestação de baixo e médio risco, internação ginecológica e obstétrica em caráter de urgência ou emergência, exames especializados e assistência em situações especiais, como às adolescentes e planejamento familiar. Nesse contexto, amemiza as filas de espera na rede de saúde, que acabavam por desaguar no HCFMRP-USP, o qual deve priorizar atendimentos de nível terciário.