Novembro Roxo – Mês da Prematuridade

[:pb]Um café da manhã festivo, promovido por uma equipe multidisciplinar e voluntários, marcou o “Novembro Roxo, mês de conscientização da prematuridade, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) e no Alojamento Conjunto.

O café reuniu pais, profissionais e, claro, os bebês em uma manhã de muita alegria e emoção. Foi uma manhã de comemoração e troca de experiências entre essas pessoas que se dedicam a cuidar e estimular os pequenos guerreiros que necessitam de atenção especial.

O cardápio do evento foi elaborado pela Oficina da Culinária da escola Egydio Pedreschi. Os 12 cozinheiros prepararam e serviram quitutes deliciosos e quem estava presente teve a oportunidade prestigiar os alunos. Referência em inclusão social, a oficina de cozinha é uma das atividades do ensino profissionalizante oferecida, pela escola, a pessoas com deficiência para inclusão social no mercado de trabalho. A escola Municipal Egydio Predreschi, atende cerca de 350 alunos

Durante o evento, a equipe anunciou que lançará uma cartilha “ Como estimular seu bebê”, um importante material de orientação criados pela fisioterapeuta Joyce Paganelli e terapeuta ocupacional Fernanda Degani, ambas da UCIN. O objetivo é orientar sobre o desenvolvimento infantil, com sugestões e maneiras de interagir e estimular o bebê durante a hospitalização e após alta para casa.

Também faz parte das comemorações do Novembro Roxo a exposição “Super Poderes” com imagens registradas pelos fotógrafos voluntários Renan Willian do Nascimento e Kelly Tanaka com texto do doutor Paulo Martins Filho, que retrata com muita sensibilidade a luta dos super heróis prematuros.

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. Segundo o Ministério da Saúde: “No Brasil, aproximadamente 10% dos bebês nascem antes do tempo (prematuros). Mas o avanço da medicina tem possibilitado que a grande maioria consiga se desenvolver e crescer com saúde. São considerados prematuros, os bebês que vem ao mundo antes de completar 37 semanas de gestação”.