História de 1956 – 2017

[:pb][et_pb_section bb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.0.64″][et_pb_fullwidth_post_title author=”off” date=”off” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” text_color=”light” module_bg_color=”#235daa” _builder_version=”3.0.64″ title_font_size=”22px” custom_padding=”27px||27px|” custom_css_main_element=”font-family: ‘Raleway-SemiBold’;” saved_tabs=”all” title=”on” meta=”on” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_background=”off” border_style=”solid” global_module=”2065″ /][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ custom_padding=”10px|||” _builder_version=”3.0.64″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”3_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Assinatura do convênio entre a Fundação Sinhá Junqueira e a Faculdade de Medicina, para instalação do Hospital das Clínicas. Data: 09/03/1953.

A história do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, tem início com a criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, conforme Lei Estadual 1467, de 26 de dezembro de 1951. Referida Lei, estabelece em seu artigo 17, que cabe à Reitoria da Universidade de São Paulo, providenciar, de imediato, o plano e a construção do edifício do Hospital das Clínicas, dentre outros prédios destinados à infraestrutura do ensino médico, utilizando recursos consignados no orçamento da Universidade.

 Oficialmente instalada em 17 de maio de 1952, as atividades clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto eram realizadas, em caráter provisório, nos pavilhões da Santa Casa de Misericórdia. Uma solução temporária foi encontrada, graças às articulações do Presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto, Dr. Paulo Gomes Romeo (que viria a ser o primeiro Superintendente do Hospital) e do Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Prof. Dr. Zeferino Vaz, junto ao Presidente da Fundação Maternidade Sinhá Junqueira, Dr. Waldemar Barnsley Pessoa, que estava construindo um prédio na rua Bernardino de Campos 1000, para instalação da Maternidade Sinhá Junqueira. Por meio de Convênio firmado em 09 de abril de 1953, pelo Prof. Dr. Ernesto Leme, Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo e a Fundação Sinhá Junqueira, com  autorização do Governo do Estado, tendo como Governador, à época, Dr. Lucas Nogueira Garcez, ficou acordado que o Estado concluiria as obras da Maternidade, que se encontravam em fase de alvenaria inacabada para utilização do imóvel, em comodato, por 20 anos.

Prédio da Fundação Sinhá Junqueira, em obras, após assinatura do convênio com a Faculdade de Medicina, para criação do Hospital das Clínicas (atual Unidade de Emergência). Data: 23/12/1955.

Por meio da Lei Estadual 3274 de 23 de dezembro de 1955, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo foi oficialmente instituído como entidade autárquica, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, ficando instalado, até ter sua sede própria, no edifício da Maternidade Sinhá Junqueira.

Com o acordo das partes, as obras foram con­cluída-se em 15/6/1956, foi iniciado o funcionamento dos 150 leitos instalados para utilização pela Faculdade de Medicina. O imóvel foi, portanto, o primeiro endereço do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCFMRP-USP). Em 17/3/62 foi inaugurado, também, com recursos do Estado, o “prédio de ampliação”, com acesso pela rua Quinti­no Bocaiúva, para funcionamento de ambulatórios, enfermarias, laboratórios e bloco cirúrgico, passando o Hospital a contar com mais 150 leitos.

Com a inserção do Hospital cada vez mais presente no atendimento médico da população, em pouco tempo o “prédio de ampliação” deixou de suportar as crescentes atividades ambulatoriais, fazendo-­se indispensável, também, a instalação de outros serviços de suporte, tais como lavanderia, ofici­nas, transporte, arquivo médico, administração, nutrição e outros, oportunidade em que foi adquirido o quadrilátero adjacente, conhecido como “Semi­nário”. Por mais de 20 anos, o prédio da Maternidade Sinhá Junqueira, onde estava instalado o Hospital das Clínicas, integrou o sistema de ensino do curso de Medicina, que reunia as clínicas obstétrica, gineco­lógica, médica e cirúrgica.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 1″ title=”REGISTROS HISTÓRICOS DO PERÍODO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Imagem da 1ª cirurgia realizada no HC. A equipe médica: Professores Doutores Ruy E. Ferreira-Santos e Célio Fontão Carril e o Doutor Cláudio Escobar

– Ambulatório: Início do funcionamento em 19/5/56.
– Primeira paciente internada em 30/6/56, Nome: Elizabeth Maionchi.
– Primeira Cirurgia: Gastrectomia em 11/8/56, Paciente: Sebastião Augusto de Souza.
– Primeiro nascimento: 7/8/56 às 14h15, recém nascido: Edson Francisco Tavares.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Já em 1952, com a instalação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto na Escola Prática da Agricultura, em Monte Alegre, previa-se que na mesma área deveria ser construída, no futuro, a sede própria do Hospital das Clínicas. Assim, em 28 de novembro de 1962, ainda na administração do Dr. Paulo Gomes Romeo e Prof. Dr. Zeferino Vaz, foi assinado o contrato entre o Hospital e a empresa FOMISA para a elaboração de um pro­jeto que daria sede própria ao HC no Campus da USP, que atendesse não só à demanda de pacientes, mas que, sobretudo, propiciasse ao corpo docente e discente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Escola de Enfer­magem, condições confortáveis para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e assistência.

A obra foi iniciada em 09/10/63 e paralisada em 1969. Com o término do mandato do Dr. Paulo Gomes Romeo na Superintendência do Hospital, em 09 de março de 1969, assume inicialmente, o Prof. Dr. Jorge Armbrust de Lima Figueiredo, que ficou como responsável pelo expediente da Diretoria, no período de 10 de março de 1969 a 19 de fevereiro de 1970, assumindo após, na mesma função, para o período de 20 de fevereiro de 1970 a 03/05/1971, o Prof. Dr. Jacob Renato Woiski e também, o Prof. Dr. Alberto Raul Martinez, que ficou como responsável pela Diretoria do Hospital, no período de 04 de maio de 1971 a 29 de dezembro de 1971.

Em 31 de dezembro de 1971 assume a Superintendência do Hospital, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli, que cumpriu o seu mandato até 16 de maio de 1983. O Prof. Martinelli, como comumente conhecido, reinicia gestões junto ao Governo do Estado para o término da obra da sede própria do Hospital das Clínicas, que se encontrava na estrutura de concreto. Enfim, em 04 de outubro de 1974 são reiniciados os trabalhos de conclusão da obra.

Manchete do Jornal Diário da Manhã de Ribeirão Preto

Já em 1968, foi o primeiro Hospital da América Latina a realizar um transplante de rim com doador cadáver, pela equipe médica coordenada pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira Martins.

Neste intervalo termina o convênio com a Fundação Sinhá Junqueira para utilização da estrutura pelo Hospital das Clínicas e a Superintendência, preocupada em instalar, em futuro, uma Unidade de Emergência e de Queimados, envida esforço e consegue obter, por parte do Governo do Estado, em 1976, a desapropriação do Edifício da Fundação Maternidade Sinhá Junqueira, cedendo-o, definitivamente, ao Hospital.

Em 12 de dezembro de 1977 as atividades ambulatoriais passam a ser desenvolvidas na nova sede, sendo realizadas, em média, 700/dia e em 16 de janeiro de 1978, as atividades de internação, tendo sido disponibilizados, à época, 525 leitos.

O governador Paulo Egydio Martins participou da inauguração do HC Campus ao lado do prefeito de Ribeirão Preto Antonio Duarte Nogueira, do superintendente Carlos Eduardo Martinelli e outras autoridades

Finalmente, em 22 de fevereiro de 1979, na Administração do Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli, o Hospital das Clínicas inaugurou oficialmente sua sede no Campus Universitário Monte Alegre, com a presença do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Egydio Martins.

Em 5/3/1979, o Governador do Estado assinou o Decreto 13.297/79, aprovando o Regulamento do Hospital das Clínicas, dando a ele nova estrutura organizacional, de acordo com o seu porte e importância na área da Saúde. Em 14/3/79, por meio do Decreto 13.421/79, foi aprovado o novo Quadro de Pessoal, quando o Hospital passou de um quadro de 2.821 funções para 5.278 funções.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ custom_padding=”40px|||” /][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 2″ title=”OUTROS REGISTROS HISTORICOS DO PERIÓDO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

–   Assinatura do Contrato com a FOMISA para elaboração do Projeto da sede própria: 28/11/1962.
–   Início da Terraplenagem: 9/10/1963.
–   Início das Fundações: 8/10/1964.
–   Paralisação das Obras: 1969.
–   Reinício da Obra: 4/10/1974.
–   Início do Funcionamento do Ambulatório no HC Campus: 12/12/1977.
–  1º. Nascimento ocorrido no Ambulatório: 12/12/1977 (RN de Helena Aparecida Domingues).
–   Início do Funcionamento da Administração: 16/1/1978.
–   Início das Atividades do Banco de Leite: 1978.
–   Início das Atividades de Internação: Neuro-Derma – 31/1/1978.
–   1ª. Cirurgia realizada: Hernioplastia Hiatal.

Equipe Médica: Prof. Dr. Ruy E. Ferreira-Santos, Dr. Eulógio Corrales Vargas, Dr. Jorge Eduardo Hurtado, Dr. Jorge Ernesto Salum, Prof. Dr. Paulo Mello Soares e Profa. Dra. Anita Leocádia de Mattos Ferraz.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

UNIDADE DE EMERGÊNCIA: Uma Realidade

Entrada principal da Unidade de Emergência

Após a transferência das instalações para o HC Campus, iniciou-se a reforma do antigo prédio da Maternidade Sinhá Junqueira, para abrigar a Unidade de Emergência e a Unidade de Queimados. O programa de reformas e ampliações da Unidade de Emergência ganhou importância com o “Centro de Queimados Prof. Dr. Ruy Escorei Ferreira Santos”, inaugurado em 1982, com capacidade para oito leitos e com equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados.

Com o término do mandato do Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli, em 16/5/83, assume a Superintendência, em 17/5/83, a Profa. Dra. Marisa Mazzoncini de Azevedo Marques, cumprindo seu mandato até 25/5/87.

Instalado em 1984, também na Unidade de Emergência, o Centro de Controle de Intoxicações foi outra conquista importante para Ribeirão Preto e Região. Atende, em plantão permanente, casos como intoxicações alimentares, medicamentosas e pica­das de animais peçonhentos. Em 1985, o Hospital passou a contar com um projeto orçamentário específico, para a reforma da U.E., solicitado desde 1983. Em de março de 1987, a Unidade de Emergência devidamente reformada é inaugurada.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 3″ title=”OUTROS REGISTROS HISTORICOS DO PERÍODO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

– Implantação do sistema de vale-refeição aos servidores pelo Estado: 27/11/84.
– Concessão de Auxílio Moradia para os Médicos Residentes, constituindo-se em um adicional de 20% sobre o valor da Bolsa: Dezembro de 1985.
– Regulamento do Hospital, baixado pelo Decreto 13.297/79 alterado por Decreto governamental de 5/6/86, estabelecendo a inclusão de um representante dos servidores e um suplente no Conselho Deliberativo.
– Constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Campus e da U.E., atendendo Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Entrada principal do Hemocentro de Ribeirão Preto, no Campus da USP

A década de 1980 não havia acabado, quando o HC deu muitos passos à frente. Em 1988, já na gestão do Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira Martins, que iniciou suas atividades como Superintendente em 27/5/87, foi inaugurado o novo prédio do Centro de Convivência Infantil – CCI, onde crianças com até três anos, filhos de funcionárias do Hospital, eram atendidas, as­sistidas e orientadas. O CCI que contava com duas unidades: Campus e Unidade de Emergência, teve suas atividades terceirizadas, a partir de maio de 2014, dentro do programa estabelecido pelo governo, passando o Hospital a contratar as escolas escolhidas pelas mães, para a permanência das crianças, até a idade de 06 anos e 11 meses, mediante o pagamento direto às escolas.

Em 1987 foi implantado o Hemocentro de Ribeirão Preto, para o desenvolvimento do Programa de Sangue e Hemoderivados, em integração ao Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados e do Plano Diretor para o Sangue e Hemoderivados do Estado de São Paulo – HEMOREDE, aumentando-se com isso a segurança das transfusões de sangue, graças à inovação tecnológica na realização de exames, numa época em que o Programa DST/AIDS estava em muita evidência, pelas características da nova doença. Em 1994, foi inaugurado um prédio moderno para as novas instalações do Hemocentro, que através do Decreto 39.509 de 11/11/94 teve sua estrutura regulamentada, dentro da Estrutura Organizacional do Hospital, com a criação do Centro Regional de Hemoterapia.

Em 1990, passou a contar com o suporte da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que passou a atuar, em parceria com o Centro Regional de Hemoterapia.

Integra uma rede composta por quatro núcleos de Hemoterapia (Araçatuba, Fernandópolis, Franca e Presidente Prudente); quatro unidades de Hemoterapia (Batatais, Bebedouro, Olímpia e Serrana), um Posto de Coleta em Ribeirão Preto, além de várias Agências Transfusionais.

Seus procedimentos operacionais estão certificados pela NBR ISO 9001: 2008 e acreditado pela AABB – American Association of Blood Bank.

Desenvolve ainda um constante programa de pesquisa nas áreas de Hemoterapia, Hematologia, Transplante de Medula Óssea, Transplante de Células Tronco, Produção de Proteínas Recombinantes, Biologia Molecular e Celular e Química de Proteínas.

Dispõe de laboratórios de Biologia Molecular e Celular, Criobiologia, Análise de Genética Molecular, Citometria de Fluxo, Bio-Informática, Química de Proteínas e HLA. Possui pesquisadores no estudo das propriedades das células e suas modificações, como sequenciamento de DNA; do genoma e análise proteômica, visando a criação de instrumentos de diagnóstico e tratamento no campo da terapia celular.

Desenvolve extenso e permanente programa educacional que inclui o treinamento e desenvolvimento de profissionais médicos, enfermeiros, biologistas, fisioterapeutas e técnicos de laboratório. Estas atividades são estendidas a especialistas e pesquisadores da área, dentre eles alunos de pós-graduação, residentes em hematologia e hemoterapia, alunos de graduação.

Destacam-se também os cursos e treinamentos oferecidos aos profissionais de ciência do ensino médio e fundamental da região de Ribeirão Preto. Oferece de forma sistemática e permanente cursos para a formação de especialistas em biologia molecular, em nível de mestrado e doutorado.

Com a implantação do Sistema Único de Saúde – SUS pelo Governo Federal, a partir da promulgação da Constituição Federal, em 1988, o Hospital assinou Convênio de adesão ao SUS, como referência terciária regional. Por ser um dos maiores hospitais universitários públicos do país, tornou-se capaz de responder à demanda de atendimento de alta complexidade de Ribeirão Preto e Região.

O Laboratório de Reprodução Assistida foi o primeiro e continua sendo o único serviço público na área. Foto de 1989.

Um fato de destaque que, desde então, tem feito a diferença na gestão do Hospital das Clínicas foi a instituição, também, em 1988, da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas – FAEPA – instituição pri­vada, sem fins lucrativos, com autonomia admi­nistrativa e financeira, que mantém Convênio com o Hospital das Clínicas, desde 1994, mediante autorização do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado. A FAEPA vem viabilizando o bom funcionamento do Hospital das Clínicas, pois sua linha de atuação possibilita o investimento na instituição hospitalar, em recursos humanos e no patrocínio da elaboração de novos métodos e em áreas que desenvolvem tecnologia de ponta, possibilitando o aprimoramento funcional do Hospital.

Em 1989, a então Seção de Fisiologia e Farmacologia Obstétrica, atualmente Laboratório de Reprodução Humana foi adequadamente equipado para desenvolver o Programa de Fertilização Assistida, garantindo o pioneirismo na área. Foi o primeiro e continua sendo o único serviço de caráter público da cidade que ajuda a realizar o sonho de casais que querem ter filhos, mas têm dificuldades biológicas para serem pais. Foi o primeiro hospital pú­blico do Brasil a realizar a fertilização in vitro, à população carente. O bebê de proveta Walison Igor nasceu em 1993, com 2,5 kg e 47 cm.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 4″ title=”OUTROS REGISTROS HISTORICOS DO PERÍODO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Recorte do jornal O Diário, de Ribeirão Preto

– Criação do São Paulo Interior Transplantes – SPIT: 1988.
– Implantação do Programa Mãe Participante: 1988.
– Inauguração do Banco de Olhos: 1989.
– Início do Funcionamento do Setor de Hemostasia do Laboratório de Hematologia: 1989.
– Início do Funcionamento dos Laboratórios de: Biologia Molecular, Imunogenética, Neurologia Aplicada e Experimental, Oncologia Pediátrica, ambos em 1989 e do Laboratório de Virologia em 1990.
– Início do Atendimento à Gestante de Alto Risco: 1991.
– Realização do 1º. Transplante de Medula Óssea: 1992.
– Implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica: 1992.
– Implantação do Ambulatório de Geriatria: 1992.

Profissionais do Banco de Olhos

– Implantação da Casa de Apoio à Criança com Câncer: 1992.
– Implantação da Central de Quimioterapia no Ambulatório: 1992.
– Aquisição e funcionamento do equipamento de Litotripsia: O HC foi o primeiro hospital público a contar com o aparelho e oferecer esse serviço ao paciente do SUS.
– Implantação do Programa de Qualidade Total: 1993.
– Implantação do Sistema Informatizado de Recepção, Circulação, Controle de Pessoas e Bens Materiais: 1993.
– Implantação do curso “Advanced Trauma Life Support” – ATLS: 1994.
– Conclusão do Projeto Ethernet, atualmente Rede USP, interligando o Hospital das Clínicas à Rede Informatizada da USP: 1994.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″]

A partir de 10 de março de 1995, assume a Superintendência do Hospital das Clínicas, o Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá, cujo mandato perdurou até fevereiro de 2003.

Desde a construção do Hospital das Clínicas no Campus Universitário Monte Alegre, as áreas ocupadas não estavam devidamente regularizadas junto à USP. No início da gestão do Prof. Marcos Felipe, contando com a colaboração da Reitoria da USP, o Termo de Cessão do terreno ocupado pelo Hospital foi regularizado, bem como providenciada a regularização das duas unidades, no Campus e na Unidade de Emergência, junto ao INSS.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Destaque, no período:” title=”OBRAS E PROGRAMAS DE DESTAQUE NO PERÍODO.” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Centro de Cirurgia de Epilepsia (CIREP) inaugurado em 1995

– CIREP: Inaugurado em 1995, após o término de uma reforma, com instalações de equipamentos sofisticados, o Centro de Cirurgia de Epilepsia – CIREP é um dos centros mais avançados nesta especialida­de. Com desenvolvimento de tecnologia pio­neira no tratamento da doença, em dezembro de 2001, o CIREP foi escolhido pelo Ministério da Saúde como um dos Centros de Regulação de Cirur­gias de Epilepsia para todo o território nacional.

– UETDI -Outro fato de destaque foi a inauguração do prédio da Unidade Especializada em Terapia de Doenças Infecciosas – UETDI, em 1996. Com isso, o HC ganha amplitude na terapia para pacientes portadores de HIV, constituindo-se referência do Ministério da Saúde para medida de carga viral, dentro do Programa DST/AIDS.

Acesso à Unidade Especial em Terapia de Doenças Infecciosas (UETDI)

Unidade de Transplantes de Medula Óssea: Em julho/95 foram inauguradas as instalações da Unidade, com capacidade para 10 leitos. A Unidade, que vinha funcionando em caráter precário e intermitente, conseguiu, a partir de então, restabelecer o fluxo contínuo de atividades que a consolidou como um centro de vanguarda no tratamento de doenças hematológicas ou imunológicas, potencialmente fatais.

– Mutirões de Saúde da Comunidade – O Hospital passou a implementar, a partir de 1995, o Programa “Mutirões de Saúde”, em parceria com as Prefeituras de Ribeirão e da demais cidades da Região, tendo como alvo, a comunidade carente que dependia de atendimento médico-hospitalar, especialmente voltado para pequenas cirurgias, cujas filas de espera chegavam a 2 anos. Os Mutirões, sempre realizados nos finais de semana, contaram com a colaboração do Corpo Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e de médicos estabelecidos na cidade, que realizaram os exames diagnósticos e as cirurgias. Foram realizados Mutirões de Prevenção de Câncer de Pele, de Próstata, Cirurgias de Catarata, Cirurgias de Estrabismo, Pediátricas, Colecistectomia por videolaparoscopia, safenectomia e adenoidectomia, dentre outras.

Vista da Unidade de Transplante de Medula Óssea

– Programa de Incentivo à Assiduidade: Objetivando a redução do absenteísmo elevado, motivado por licenças para tratamento de saúde e por faltas, o Hospital iniciou, em agosto de 1996, um programa de incentivo à assiduidade. Naquela época, os números indicavam que de cada seis servidores, um não estava presente ao trabalho, por razões diversas. Chamava a atenção o excessivo número de licenças para tratamento de saúde. O objetivo do Programa era premiar os funcionários assíduos. Assim, foram estabelecidos critérios para abono de faltas e os funcionários que não tiveram faltas, nos meses antecedentes, participavam, quadrimestralmente, dos sorteios de quantia em dinheiro, provenientes de receita do atendimento de pacientes, gerida pela FAEPA, além de receberem número extra de vales alimentação. O Programa foi muito bem sucedido, tendo o absenteísmo reduzido significativamente, no período em que perdurou esse programa, ou seja, até 2004.

Pacientes durante o mutirão de Câncer da Pele

Professora durante aula com crianças internadas no Hospital das Clínicas

 
 
 
 
 
 
 
 
 

– Outro Programa de destaque, implantado no Hospital, a partir de 1997, foi o Sistema de Prescrição Médica Eletrônica e Dispensação de Medicamentos. O projeto, desenvolvido com assessoria dos Docentes da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto – USP – FEA-RP e a equipe de Tecnologia da Informação do Hospital, representou um avanço considerável para as áreas médicas, de enfermagem, farmácia e administrativa, além de preservar a segurança dos pacientes. Este sistema, que vem sendo inovado periodicamente, constitui-se modelo para outras instituições de saúde.

– Início do Projeto Classe Hospitalar: Projeto reconhecido pelo Ministério da Educação, o Serviço Social, em parceria com o Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP e Secretaria de Estado da Educação, proporcionou às crianças internadas atividades escolares, com supervisão de pedagogos especializados em Educação Especial, o que permite que o aluno tenha continuidade do processo de aprendizagem, contribuindo para o retorno e reintegração das crianças à escola regular, por ocasião de sua alta médica.

Página do site para prescrição eletrônica implantada em 1997

– Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde – CEAPS: Objetivando investir na capacitação do profissional de saúde foi inaugurado, em 1988, o CEAPS, uma infraestrutura com salas de aula, anfiteatro, sala de reunião e área administrativa, totalmente informatizada, tendo como finalidade a implementação de programas de formação, treinamento, habilitação, aprimoramento e especialização do profissional de saúde, que passou a contar, em sua estrutura organizacional, com o Centro Interescolar, uma escola que oferece cursos profissionalizantes, na área da Saúde, para profissionais do Hospital e de Ribeirão Preto e Região.

– Na Unidade de Emergência foi implantado o Projeto REFORSUS, com recursos do Governo Federal, obtidos através de acordo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Banco Mundial, com contrapartida do Governo do Estado. Com o apoio dos vinte e cinco Secretários Municipais de Saúde da antiga DIR XVIII, atual DRS XIII, o Hospital conseguiu apoio para aprovação do Projeto REFORSUS para a realização de obras e aquisição de equipamentos para a Unidade de Emergência. As obras foram iniciadas em 22/4/1999 e inauguradas em 27/6/2002, com reformas importantes da área física, que ensejaram mudanças no processo gerencial da U.E., com informatização completa da Unidade, que permitiu a implantação do sistema de prescrição médica eletrônica, a integração com o HC Campus, acesso “online” aos resultados de exames, dentre outros.

Sala de aula do CEAPS

Anfiteatro do CEAPS com quase 200 lugares

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
Central Única de Regulação médica,
na Unidade de Emergência

A interdependência administrativa da U.E., em relação ao HC Campus foi minimizada, com a descentralização da estrutura administrativa, implantação da Ouvidoria, a aquisição e modernização dos equipamentos para garantir a atenção à alta complexidade. Tudo isso permitiu a organização do acesso para os usuários, através da Central Única de Regulação Médica para Urgências e Emergências, implantada a partir de 17/1/2000.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
 
 
 
[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 1995/1999:” title=”OUTROS FATOS DE DESTAQUE DO PERÍODO 1995/1999:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Espaço de oração

– Reativação do Banco de Olhos.
– Implantação do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.
– Criação da Comissão de Uso e Controle de Antimicrobianos – CUCA.
– Início do funcionamento do 1º. Equipamento de Ressonância Nuclear Magnética de 1,5 Tesla.
– Implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
– Implantação do Sistema de Referência e Contra-Referência para adequação do Hospital das Clínicas ao SUS.
– Início da Concessão de Cestas de Natal aos servidores, com recursos disponibilizados, por meio da FAEPA.
– Adequação da infraestrutura, incluindo a aquisição de equipamentos de Ultrassonografia para instalação do Centro de Ciência da Imagem e Física Médica.
– Instalação da Capela Ecumênica no HC Campus (atual Espaço de Oração).

Praça da Amizade

Banco de Leite Humano

 
 
 
 
 
 
 
 

– Criação do Centro Integrado de Estudos de Deformidades da Face – CIEDEF.
– Instituição do Comitê de Ética em Pesquisa.
– Ampliação da Rede USP a todas as áreas do HC Campus, projeto em parceria entre o Hospital, a FMRPUSP e a FAPESP.
– Implantação do Sistema de Controle de Acesso de Pessoal e Ponto Eletrônico aos servidores.
Inauguração da “Praça da Amizade”, no HC Campus, destinada ao descanso de servidores e lazer para os pacientes.

Grupo de funcionários participa de exercícios da Ginástica Laboral

– Instalação da Comissão Interna de Racionalização de Energia Elétrica – CIRE.
– Implantação da Ouvidoria, no HC Campus, em abril de 1999, atendendo política de melhoria da qualidade do serviço público, criada pelo Governo do Estado.

– Banco de Leite Humano designado com Centro de Referência do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Saúde, passando a representar todos os Bancos de Leite do Interior.
– Implantação do Programa “Ginástica Laboral”, coordenado pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, em áreas de maior incidência de licenças para tratamento de saúde, por doenças relacionadas às atividades laborais.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Centro Integrado de Serviços de Apoio – ClSA

Finalmente, para encerrar o século XX em grande estilo, em 2000, exatamente, em 17/01/2000, ocorreu a mudança do sistema de agendamento de consultas eletivas, delegando aos Departamentos Regionais de Saúde de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Barretos e à época, incluía, também São João da Boa Vista, área de abrangência do Hospital, o agendamento de novos pacientes, diretamente, mediante pactuação das vagas, com as Diretorias dos Departamentos Regionais. Isso sig­nifica que o primeiro atendimento do paciente passa a ser feito exclusivamente pela Unidade Básica de Saúde da cidade onde reside, que encaminha os casos mais complexos ao HC, responsável pelo atendi­mento terciário. Foi assim criada a Central de Agendamento de Consultas Eletivas nas Dire­torias Regionais de Saúde (DIR’s) de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Franca e São João da Boa Vista. Todo paciente comparece ao HC Campus com dia e hora da consulta marcada. Assim, o Hospital passou a ter 100% dos pacientes referenciados. Com isso, o grau de complexidade de pacientes aumentou, refletindo o envolvimento do Hospital, como referência terciária no SUS. O mesmo ocorreu com a reorganização do fluxo de urgências e emergências, mediante a implantação da Central Única de Regulação Médica de Urgência e Emergência na Unidade de Emergência, na mesma data.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Leia mais” title=”Leia mais” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Centro Integrado de Serviços de Apoio – ClSA

No mesmo ano, foi implantado o GEAVIDAS, atualmente, SEAVIDAS, que se constitui em um Grupo de trabalho que presta atenção às vítimas de violência doméstica e agressão sexual e tem por objetivo o planejamento de ações para a viabilização de uma assistência efetiva às vítimas, no município de Ribeirão Preto.

O sucesso do Hospital, iniciado em meados do século passado, continua no começo do século XXI, desta vez devido às pesquisas desenvolvidas. O HC ganhou notoriedade com as intervenções inéditas com células­ tronco no Brasil realizadas pela equipe de Imunologia do Departamento de Clínica Médica. Em 2001, o alvo era casos de doenças reumáticas autoimunes. A equipe retirou e reimplantou as células-tronco do paciente, depois de tratamento. Em 2002 foi feito o primeiro transplante para o trata­mento de Lúpus e Esclerose Múltipla. Como se não bastasse, em 2001 ocorreu, também, o primeiro transplante de fígado na região de Ribeirão Preto. Desde então, o Hospital das Clínicas passou a ser o ter­ceiro Centro Transplantador de Fígado do interior paulista. Coordenado pelo Depar­tamento de Cirurgia, o trabalho mobilizou uma equipe de 40 profissionais, entre mé­dicos, enfermeiras e auxiliares, treinados nos melhores centros do Brasil e exterior para este tipo de cirurgia.

Certificado de Qualidade

O Centro Regional de Hemoterapia, em agosto de 2001, ganhou novas instalações, consolidando ainda mais sua posição com um dos melhores centros hemoterápicos do interior do país. Foram inaugurados o Banco de Sangue de Cordão Umbilical, Laboratório de Criobiologia e os Anexos de Ensino, que marcam o início das atividades do Centro de Terapia Celular, um dos integrantes dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

As áreas de apoio também receberam benefícios. Ainda em 2001 foi inaugurado o Centro Integrado de Serviços de Apoio – ClSA. A construção deste prédio pro­porcionou melhor adequação às áreas administrativas e de apoio, além de libe­rar espaço para unidades de atendimento ao paciente no prédio principal.

Em dezembro de 2002, a partir de uma série de ações, com o objetivo de mudanças de rotinas e humanização do atendimento, o Hospital foi reconhecido como “Hospital Amigo da Criança”, iniciativa idealizada e implementada, conjuntamente, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Organização Mundial de Saúde – OMS e Ministério da Saúde.

Em solenidade realizada em Brasília, no dia 24 de maio de 2002, o Hospital foi contemplado com o Prêmio Qualidade Hospitalar 2001 – Categoria Nacional, pelo Ministério da Saúde, A premiação foi resultado de um avaliação anual feita pelo MS com os usuários de toda a rede hospitalar conveniada ao SUS, que contava, á época, com 6.493 hospitais de todos o país, entre públicos, filantrópicos e privados, o que correspondia a 487.058 leitos e 12,5 milhões de internações ao ano. A pesquisa sobre a satisfação dos usuários foi realizada através de cartas enviadas às pessoas, que tiveram internadas em toda a rede, em 2000. O HCFMRP-USP ficou entre os 10 primeiros colocados.

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Período 2000/2002:” title=”Outros Fatos de Destaque do Período 2000/2002:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Local também conhecido como mini rodiviária do HC

Área de apoio ao paciente

 
 
 
 
 
 
 
 

– Instalação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE.
– Ativação da Enfermaria de Curta Permanência em Psiquiatria.
– Criação do Serviço de Cirurgia Bariátrica.
– Criação do Centro de Preparo de Nutrição Parenteral na Divisão de Assistência Farmacêutica.
Inauguração de Área de descanso para os pacientes, ao lado do Ambulatório, com quiosques, sanitários, fraldário, lanchonetes e ampliação do terminal de ônibus municipais.
Estabelecimento de parcerias com instituições de ensino da área da Saúde e Convênio com Hospitais para cursos de formação e aprimoramento dos profissionais de saúde e campo de treinamento e ensino para os médicos residentes, em atividades médicas de média complexidade.
Fusão das Maternidades do HC Campus e Unidade de Emergência, com a desativação da Maternidade da U.E. Assinatura de convênio com Fundação Sinhá Junqueira e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, para que o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP, passasse a supervisionar os leitos da MATER.

MATER instalada no bairro Quintino Facci II

Centro de Reabilitação

 
 
 
 
 
 
 
 

–  Implantação do Centro Integrado da Qualidade.
–  Criação do Centro de Voluntariado .
–  Início do Funcionamento da Biblioteca Itinerante para os Pacientes.
–  Início do Funcionamento da INTRANET.
–  Laboratório Central de Patologia Clínica conquista a certificação ISSO 9002/94.
– Inauguração do Centro de Convenções Ribeirão Preto, administrado pela FAEPA, ao lado da Unidade de Emergência, no quadrilátero do antigo Seminário.
– O Serviço de Otorrinolaringologia passa a ser um Centro de Referência Nacional pelo SUS para a correção de deficiência auditiva, com colocação de implante coclear.
– Criação do Serviço de Oncologia, com a implantação de um programa de Residência Médica em Oncologia, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica e Ministério da Educação.
– Reinauguração das novas instalações da Central de Quimioterapia Ambulatorial com a reformulação total do Serviço de Radioterapia.
– Criação do Centro de Reabilitação e Medicina Esportiva, atualmente, Centro de Reabilitação vinculado à Rede de Reabilitação “Lucy Montoro”.
–  Criação do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais.

Laboratório de marcha do Centro de Reabilitação (CER)

Centro de Convenções de Ribeirão Preto

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
Prédio do HC Criança em primeiro plano. Ao fundo o Hospital das Clínicas

Início da Gestão do Prof. Dr. Milton Roberto Laprega em 01/03/2003, que foi concluída em 18/01/11

O Hospital elaborou um projeto para implantação da Unidade Secundária Santa Tereza, unidade de internação hospitalar e atendimento cirúrgico, que acabou dando origem ao Hospital Estadual de Ribeirão Preto, uma unidade, cujas obras foram iniciadas no segundo semestre de 2005 e inauguradas em 2008, gerenciada na modalidade de Organização Social de Saúde, por meio da FAEPA.

Há algum tempo, o Hospital vinha discutindo a necessidade de concentrar todo atendimento prestado à criança e ao adolescente em único espaço, harmonicamente integrado e humanizado, com pessoal especializado par a proporcionar um atendimento qualificado a esses pacientes. Assim, foi elaborado um projeto de construção de um edifício, com seis pavimentos, na área do antigo Almoxarifado, que concentrará o Centro de Reabilitação no pavimento térreo e o Centro de Cirurgia de Epilepsia, devidamente ampliado, no 6º. Andar. Os demais pavimentos, destinados às áreas altamente especializadas, próprias de um Hospital para atendimento terciário e quaternário, deram origem ao prédio do HC Criança, um Hospital com 233 leitos, que está previsto para abrigar enfermarias, Centro Obstétrico, Berçário, Alojamento conjunto, CTI’s Pediátrico e Neonatal, Centro de Cirurgia de Epilepsia e apoio acadêmico.

Recepção do HC Criança

Por meio de convênio assinado com o Ministério da Saúde, em julho de 2004, possibilitou a liberação de recursos para dar início à construção da área física do Centro de Reabilitação.

O Hospital recebeu a certificação como Hospital de Ensino, após auditoria realizada em novembro de 2004, que vem sendo renovada a cada dois anos. A certificação é resultado do programa de reestruturação dos Hospitais Universitários, que atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Neste Programa, os HU’s devem dar prioridade à pesquisa e à assistência médica de alta complexidade e elaborar Planos Operativos, que informa, de forma sucinta as atividades desenvolvidas e as metas institucionais.

Na mesma época, foi realizado transplante inédito autólogo de células tronco para o tratamento da esclerose lateral amiotrófica, com grande repercussão no cenário nacional. Pela primeira vez, a doença neurológica que ocasiona, de maneira irreversível, a falência progressiva dos músculos, tem a expectativa de tratamento, sem a necessidade de que o transplante seja feito com a ajuda de doador.

Unidade de Pesquisa Clínica

Foi realizado o primeiro trans­plante de células-tronco da medula óssea no mundo para tratamento de Diabetes Mellitus tipo I.

A equipe de Urologia do Departamento de Cirurgia fez, em 2004, um transplante renal intervivos com retirada do rim direito do doador por videolaparoscopia – proce­dimento inédito no país.

Na parte administrativa, o Hospital implementa, em 2005, a Gerência Geral do Ambulatório – GGA, que institui uma visão moderna de administração por processos, abrangendo o Serviço de Arquivo Médico, o Serviço de Controle de Leitos e Pacientes, o Serviço Social Médico e Serviço de Portarias e de Enfermagem Ambulatorial.

Também é instituído o novo portal  www.hcrp.usp.br, mais atualizado, com informações mais detalhadas do funcionamento do Hospital para toda a comunidade.

Outro fato importante, foi a consolidação da Unidade de Pesquisa Clínica – UPC, que passou a integrar uma rede nacional de pesquisa clínica, entre outros hospitais vinculados às instituições de ensino do país, visando a disponibilização de infraestrutura básica para o desenvolvimento de todas as fases de ensaios clínicos de fármacos, procedimentos, equipamentos e dispositivos para diagnóstico.

Nutrição HC Campus

Em 2006, foram inauguradas as novas instalações do Banco de Leite e da Divisão de Nutrição e Dietética do HC Campus, tendo sido ampliada a Central de Quimioterapia, de forma a atender os padrões da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Também foi inaugurada a casa, no Campus Universitário, que passou abrigar o Centro Integrado de Estudos de Deformidades da Face – CIEDEF, o Centro de Respirador Bucal – CERB e o Centro de Pesquisa e Reabilitação em Audição e Equilíbrio – CPRA.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ custom_padding=”40px|||” /][et_pb_toggle admin_label=”Período 2003/2006″ title=”OUTROS REGISTROS DE DESTAQUE, NO PERÍODO 2003/2006″ _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Equipe do 1º Implante Coclear

– Laboratório de Patologia Clínica conquista a certificação isso 9002/2000.
– Lançamento do Programa Hospital Amigo do Meio Ambiente – HAMA.
– Realização da 1ª. Cirurgia de Implante Coclear.
– Projeto Classe Hospitalar é premiado nacional e internacionalmente como iniciativa de Boa Prática pelo Programa para os Assentamentos Humanos, realizado pela ONU. Ainda, foi classificado entre os 20 finalistas do ciclo de premiação do Programa de Gestão Pública e Cidadania das Fundações Ford e Getúlio Vargas.
– Inauguração da Unidade de Transplante de Fígado.
– Realização de transplante duplo inédito de fígado e rim pela Equipe de Transplante de Fígado.
– 2006: Comemoração dos 50 anos com uma agenda de atividades, como o lançamento da nova logomarca do Hospital, visita do Governador e do Secretário de Estado da Saúde, lançamento de Revista Comemorativa e outros eventos realizados no decorrer do ano.
– Implantação da Pesquisa de satisfação dos pacientes internados e de ambulatório.
– Pioneirismo na realização, pela primeira vez, no Brasil, do Transplante Haploidêntico de medula óssea.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Central de Resíduos recebe cerca de 6 t. de resíduos por mês

Em 2007, o Hospital aderiu ao Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar – CQH, que tem por objetivo a melhoria contínua da qualidade do atendimento nos serviços de saúde, estimulando a participação e a auto-avaliação dos serviços, incentivando a mudança de atitudes, principalmente de grupos multidisciplinares, nos processos de atendimento. Também foi implantado o Programa Gestão à Vista que tem como objetivo a criação de indicadores de desempenho para o acompanhamento das atividades de todas as Unidades do Hospital, possibilitando o estabelecimento de um Plano de Metas institucional, que gera uma cultura de informação gerencial, que possibilita a melhoria contínua por meio da análise dos resultados.

No que se refere à Gestão Ambiental foi implantado novo sistema para tratamento dos efluentes de formol, com recursos do Governo do Estado, bem como foi criada uma Central de Resíduos de Serviço de Saúde, com depósitos de resíduos químicos, recicláveis e rejeitos radioativos, tendo o Hospital conquistado o prêmio “Hospital Amigo do Meio Ambiente”, nos anos de 2008 e 2009.

Quanto à gestão de pessoas foi implantado o Prêmio Incentivo – PIN para todos os servidores, que se constitui um valor financeiro estabelecido por categorias distintas, ou seja, básico, médio e universitário, pago mensalmente, pelo Hospital.

Na área de Gestão Hospitalar destacou-se a realização do primeiro Planejamento Estratégico para o período 2009/2011, com a definição da Missão, Visão e Valores:

Missão

Desenvolver e praticar Assistência, Ensino e Pesquisa em Saúde, por meio da busca permanente da excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Reunião para discussão do planejamento estratégico do HC.

Visão

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência em atenção à saúde, geração do conhecimento, formação e capacitação profissional para a valorização da vida.

Valores

Ética, Humanismo, Responsabilidade Social, Pioneirismo e Inovação, Competência Pessoal, Comprometimento Institucional, Compromisso com a Qualidade.

Na área assistencial, um evento de destaque foi a inauguração do Centro de Reabilitação, vinculado à Rede de Reabilitação “Lucy Montoro” e do Hospital Estadual de Ribeirão Preto – HERP, que iniciou suas atividades administrado pelo Hospital das Clínicas com interveniência da FAEPA, com o objetivo de atender a demanda regional pela atenção à saúde, de média complexidade e servir de campo de ensino para a FMRP-USP. O Hospital Estadual atualmente é administrado pela FAEPA, na modalidade de Organização Social de Saúde.

Hospital Estadual de Ribeirão Preto

Por meio de pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em 2008, com os usuários do SUS, mostrou que o Hospital das Clínicas foi o segundo melhor Hospital do Estado no Programa de Satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde e Monitoramento da Qualidade da Gestão de Serviços.

Em 2009 foi inaugurado o Centro Estadual de Referência à Saúde da Mulher – MATER e em 2010, o Hospital, com interveniência da FAEPA, assume o Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que, junto com o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, passaram a integrar o complexo hospitalar gerido pelo HCFMRP-USP/FAEPA.

Hospital Estadual de Américo Brasiliense – HEAB

 

Para a efetivação da hierarquização do atendimento de atenção primária e secundária não hospitalar, o HCFMRP- USP mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP para atuação no Centro de Saúde Escola “Joel Domingos Machado” e no Centro Médico Social Comunitário de Vila Lobato.

Ainda, o Hospital conquista o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar – CQH.

Em 2009, o Serviço de Gerenciamento da Qualidade dos Laboratórios, dando suporte às atividades do projeto de pesquisa do NIH – National Institutes of Health (USA), passou a atender as diretrizes da Divisão de AIDS do National Institute of Allergy and Infectious Disease, coordenada pelo Núcleo de Estudos de Infecção Materno Infantil. Desde então, as auditoriais do NIH têm sido anuais.

Centro de Endoscopia

Outro evento de destaque em 2009, foi a qualificação do Hospital Estadual de Ribeirão Preto como melhor Hospital do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de avaliação feita pelos usuários do SUS.

Em 2010, o Centro de Endoscopia inaugurou novas e modernas instalações, com 04 salas para endoscopia terapêutica, 02 salas para endoscopia diagnóstica, sala específica para exames radiológicos e infraestrutura necessária que permitiu a duplicação da capacidade de atendimento dos pacientes.

Também é realizada a primeira Cirurgia Bariátrica por Laparoscopia e o primeiro Transplante de Fígado em criança.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 2007/2010″ title=” OUTROS REGISTROS DE DESTAQUE NO PERÍODO 2007/2010″ _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Capa da Revista Qualidade de 2012

– Implantação do Projeto Paciente cidadão, onde é feito um esclarecimento à população usuária não residente em Ribeirão Preto, sobre os direitos preconizados pelo TDF – tratamento fora de domicílio, conforme Portaria 55/99 do Ministério da Saúde.
– Implantação da Pesquisa de Clima Organizacional.
– Inauguração do Banco de Células Tronco de Cordão Umbilical junto ao Hemocentro.
– Introdução de Procedimentos Inéditos no Serviço de Radioterapia, com a aquisição de novos equipamentos.
– Inauguração das instalações reformadas da Divisão de Nutrição e Dietética.
– Hospital recebe a premiação “Menção Honrosa” pelas melhores práticas de gestão, com o tema “Sistema de Referência e Agendamento de Consultas via Internet em um Hospital de Ensino Público”.
– Implantação da Divisão de Hotelaria Hospitalar, em substituição à Divisão de Atividades Complementares.
– Entra em funcionamento o novo equipamento de ressonância nuclear magnética de 3t, adquirido com recursos da FAPESP.
– HC e CPFL assinam Termo de Compromisso de prestação de serviços de eficientização energética, que possibilitou a doação e instalação de, cerca de 5000 novos conjuntos de luminárias, objetivando a redução do consumo de energia.
– Entra em desenvolvimento o Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP pelo Centro de Informações e Análises – CIA.
– Lançamento da Revista Qualidade HC.
– Inauguração do Restaurante do Centro de Vivência.
– Realizado o primeiro transplante de medula óssea não aparentado de células tronco.
– Inaugurado o Serviço de Reabilitação Visual no CER.
– Inauguração da Unidade Coronariana na Unidade de Emergência.
– Hospital conquista o 1º. Lugar na captação de múltiplos órgãos no Estado de São Paulo.
– Implantação da nova Intranet.
– Implantação da Pesquisa de Satisfação do Usuário no ambulatório.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Imagem da área administrativa do Banco de Tecidos

Início da gestão do Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá em 19/1/2011 que perdurou até 10/3/15

Em 2011 foi inaugurado o Núcleo de Telessaúde- NUTES, que tem como objetivo a atenção à saúde, propiciando a capacitação profissional e trazendo melhorias ao atendimento dos pacientes, em situações em que a distância é um limitador para o ensino. Assim, o Hospital passou a integrar oficialmente a Rede Universitária de Telemedicina – RUTE, que se constitui um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo principal a formação profissional à distância.

Em junho de 2011 foi inaugurada uma Enfermaria no Campus para tratamento em Oncologia Clínica, com equipe médica e de enfermagem especializadas.

Programa Hospital Amigo do Meio Ambiente

O Hospital inaugurou, em julho, na Unidade de Emergência, o Banco de Tecidos Humanos, o sétimo do Brasil em tecido osteomuscular e o terceiro, de pele. O Banco foi planejado para atender a deficiência na obtenção de tecidos músculo-esqueléticos e para suprir importante lacuna nos procedimentos médicos de alta complexidade no Hospital, que atende as regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos e São João da Boa Vista.

O Hospital recebeu o prêmio denominado “Amigo do Meio Ambiente 2011, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde, com o trabalho intitulado “Gerenciamento Ambiental, 10 anos Cuidando do Meio Ambiente e das Pessoas”.

Também foi concedido ao Hospital das Clínicas, a certificação OURO em Eletrocirurgia Segura, ao Bloco Cirúrgico do HC Campus e da Unidade de Emergência. Esta certificação faz parte do programa “Soluções Integradas para a Saúde”, para certificar instituições de saúde, que mantém práticas e procedimentos hospitalares, conforme orientação dos guias nacionais e internacionais de boas práticas.

Imagem da campanha de divulgação do plano de expansão do Hospital das Clínicas

Ainda, a Maternidade do Hospital das Clínicas, que é referência por ter como foco o acompanhamento gestacional de alto risco, foi a segunda melhor avaliada no Estado de São Paulo, em 2011, segundo opinião dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Em 2012, o Hospital recebeu a visita do CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar, onde atingiu, de um total de 100 pontos, a pontuação de 95,51%, o que culminou com a manutenção do Selo de Conformidade.

Atendendo a legislação que trata do Acesso à Informação (lei 12.527/11), o Hospital disponibilizou o Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, que permite que qualquer cidadão possa obter dados acerca das atividades do órgão público, seja de interesse público ou particular.

Um fato de destaque foi o início da execução de um Plano de Expansão das Atividades Assistenciais, para os próximos anos, quando o Hospital obteve recursos do Governo do Estado, após projeto apresentado na Secretaria de Estado da Saúde, dentro do Programa de Modernização dos Hospitais de Ensino, na ordem de R$ 107.601.612,00 (Cento e Sete Milhões, Seiscentos e Um Mil e Seiscentos e Dozes reais) para o triênio 2012/2014, para término do HC Criança, realização de obras e aquisição de equipamentos, com o objetivo estratégico de fortalecer a missão hospitalar, especialmente na organização dos atendimentos de alta complexidade, de acordo com a hierarquização do SUS.

Termo de Consentimento

Dentre os projetos aprovados, destacamos o reinício da obra do HC Criança, que estava parada há alguns anos, com a ampliação do Centro de Reabilitação e inclusão do Ambulatório de Ortopedia, novas áreas para a Unidade Coronariana no Campus e na UE, Centro de Transplantes de Órgãos, Unidade de Terapia Intensiva Pós Operatória, implantação do Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia, expansão da Unidade de Diálise, ampliação do Centro de Ciências da Imagem e Física Médica para abrigar novos equipamentos, implantação da Unidade Vascular na Unidade de Emergência e finalmente, ampliação do Centro de Terapia Intensiva para 40 leitos.

É importante registrar que para viabilizar o funcionamento do HC Criança e a expansão das atividades do HC Campus e da Unidade de Emergência, o Governo do Estado, através da edição da Lei Complementar 1253, de 04/9/14, autorizou a ampliação do quadro de pessoal em 1.562 funções, passando o Hospital a contar com um quadro de pessoal previsto de 6.672 funções.

Número de cirurgias realizadas no Hospital das Clínicas

Outro fato importante para as atividades assistenciais foi a implantação do projeto-piloto da Farmácia Clínica nas Unidades de Enfermaria do 4º andar e de atendimento farmacêutico no Ambulatório de Moléstias Infecciosas da Unidade Especial de Terapia de Doenças Infecciosas – UETDI, além da Unidade de Emergência.

Na área assistencial, o Hospital, em cumprimento ao estabelecido no Código de Ética Médica, estabeleceu a obrigatoriedade do preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), precedendo a realização de qualquer procedimento cirúrgico ou invasivo e também, na internação hospitalar para tratamento clínico ou investigação do diagnóstico. O objetivo maior é assegurar o direito à autonomia do paciente em aceitar ou não determinado procedimento médico, após ser esclarecido dos potenciais riscos e complicações, bem como dos benefícios.

Ainda, seguindo diretriz da Organização Mundial de Saúde – OMS, o Hospital implantou em 2012, o protocolo de Cirurgia Segura, que engloba todo um processo que começa no momento da admissão do paciente cirúrgico, passa pelo esclarecimento do paciente quanto ao procedimento, pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, pela visita pré-operatória e todo um check-list, que termina no momento da alta, quando as orientações adequadas são imprescindíveis para uma recuperação bem sucedida.

Equipe do Banco de Leite Humano do HC

Deve ser destacada a implantação do Centro de Medicina Genômica, que passou a disponibilizar novas tecnologias genômicas para a assistência e para o desenvolvimento de pesquisas, com base na análise de genoma, cuja estrutura oferece suporte para docentes, pesquisadores e treinamento em biologia molecular para técnicos, estudantes e médicos residentes, além de oferecer o diagnóstico, inclusive de doenças raras.

Considerando a necessidade de melhorar o desempenho do Bloco Cirúrgico, o Hospital adotou várias ações simultâneas, que mudou, de forma significativa, a gestão da área, com a contratação de um Coordenador Médico, médicos anestesistas em período integral, revisão do Regimento Interno, implantação de um sistema informatizado, que além de monitorar as salas cirúrgicas, permite monitorar custos e elaborar relatórios com maior precisão. Também controla todo o processo de trabalho, a partir da inclusão do paciente na lista de cirurgia e agendamentos, que podem ser feitos pelos médicos-cirurgiões, em qualquer computador do Hospital. Com isso, foi implantado, também, o Ambulatório Pré-Anestésico, no Ambulatório Geral, com a finalidade de se fazer a avaliação pré cirúrgica dos pacientes encaminhados para procedimentos cirúrgicos realizados no Bloco Cirúrgico, com o objetivo de se evitar internações desnecessárias para o preparo do paciente, bem como foi inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva Pós – Operatória, anexa ao Centro de Recuperação, para pacientes submetidos à cirurgias de alta complexidade, que requeiram cuidados intensivos.

Código de Ética Organizacional distribuido aos funcionários

A desospitalização do paciente crônico, com alta dependência, mas que deixaram de ser considerados como alta complexidade, constitui-se um trabalho de sucesso implantado pela Equipe da Unidade de Emergência.

Uma parceria da U.E. com o Departamento Regional de Saúde XIII e o Município de Ribeirão Preto, viabilizou a transferência de pacientes crônicos internados na U.E. para as Santas Casas de São Simão, Guariba e Altinópolis.

Como resultado imediato, estas transferências fizeram com que o número de pacientes internados na enfermaria de Neurologia da U.E. tivessem um acréscimo de 100% e a UTI adulto um aumento, na sua rotatividade, em torno de 25%, em comparação a sua série histórica de ocupação.

É importante registrar que a Unidade de Emergência faz o acompanhamento dos pacientes que foram enviados às Santas Casas, inclusive com a responsabilidade de porta aberta naquela Unidade, em caso de intercorrências. Além do número de pacientes crônicos ter diminuído na Sala de Urgência, este projeto propiciou maior qualidade técnica no atendimento e na humanização para os pacientes e os familiares.

O Banco de Leite Humano do HCFMRP-USP recebeu a denominação de Banco de Leite Humano “Anália Ribeiro Heck”, em homenagem a Sra. Anália, funcionária aposentada do Hospital que, durante muitos anos, na qualidade de Coordenadora do Banco de Leite, realizou um trabalho incansável de incentivo, apoio e proteção ao Aleitamento Materno, atuando nas atividades de assistência preventiva e curativa das intercorrências mamárias da fase lactacional. O Banco de Leite Humano, recebeu, em 2013, um certificado de excelência “Categoria Ouro”, por iniciativa resultante de Convênio com a área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, pelo seu relevante desempenho.

Em 2013 foi oficializado o Conselho Gestor de Atenção Nutricional – COGEAN, que tem a função de proporcionar maior integração entre o Curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP-USP e a Divisão de Nutrição e Dietética do Hospital, de forma a promover a assistência nutricional integrada com resultados positivos aos pacientes.

Uma pesquisa realizada no HCFMRP-USP sobre o uso de células tronco para tratamento de diabéticos foi premiada na edição de 2014 do Prêmio L’Oreal Mulheres na Ciência, realizada pela equipe médica e de enfermagem do Serviço de Transplante de Medula Óssea.

Nas ações de ensino, o destaque é para a instituição do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde da USP, pelo Hospital e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em parceria com a Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração de Ribeirão Preto – FEARP. O curso tem como objetivo formar e capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada, visando melhorar a eficiência e eficácia das organizações públicas e privadas.

Na área de gestão de pessoas, o Hospital instituiu o Código de Ética Organizacional, com a pretensão de nortear a conduta e o comportamento dos funcionários e de todos que se relacionam com a Instituição, de maneira a garantir uma boa convivência social e profissional no exercício de sua Missão e Visão.

O Centro de Recursos Humanos criou o Boletim Informativo de Elogios, como forma de incentivar os funcionários e aumentar a sinergia, trazendo melhoria no ambiente de trabalho.

Foi criado, também, o Grupo de Reeducação Alimentar, com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação dos funcionários e promover mudanças para hábitos mais saudáveis e prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Foi instituído, também, o Serviço de Atendimento Especializado de Saúde aos Funcionários – SAESF, que se constitui num programa de especialidades médicas que se destina ao atendimento eletivo de funcionários, por médicos, na Unidade de Atendimento de pacientes Conveniados, que vem trazendo muita agilidade no atendimento de saúde dos funcionários, com reflexos positivos quanto ao retorno rápido ao trabalho, devidamente curado.

Várias adequações foram efetuadas na Estrutura Organizacional do Hospital para racionalizar as atividades e melhorar o desempenho, especialmente no que se refere ao desmembramento do antigo CECIN, que concentrava as atribuições da Divisão de Engenharia e do Centro de Engenharia Clínica – CEC, passando essas duas unidades a atuar de forma independente, porém inter-relacionadas, de acordo com a necessidade do serviço.

A Procuradoria Jurídica que trabalhava muito sobrecarregada, passou a integrar a Procuradoria Geral do Estado e recebeu mais três Procuradores de Estado, um dos quais Chefe da Consultoria Jurídica, o que se constituiu um avanço para a melhoria do suporte jurídico prestado às áreas do Hospital, melhorando qualitativa e quantitativamente, os trabalhos desenvolvidos.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 2011/2014:” title=”OUTROS FATOS DE DESTAQUE NO PERÍODO 2011/2014:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Imagem do novo estacionamento com quase 800 vagas para ônibus, vans e veículos particulares

– Realização do Planejamento Estratégico com estabelecimento do plano de metas para o período 2011/2014.
– Construção do novo estacionamento – Estacionamento Geral.
– Construção da área de apoio aos pacientes junto à Guarita IV (com banheiros, lanchonete e área de descanso) e sistema viário.
– Inauguração da sede do SEAVIDAS – Serviço de Atendimento à Violência Doméstica e Agressão Sexual.
– Inauguração da Enfermaria com 08 leitos para tratamento em Oncologia Clínica.
– Início do funcionamento de postos de coleta de material para exames laboratoriaIS, no Centro de Saúde Escola e na Unidade de Emergência e nos municípios de Batatais e Serrana.
– Reorganização da Assessoria de Imprensa, atualmente denominada de Assessoria de Comunicação, com a contratação de mais um jornalista.

Serviço de Arquivo Médico

– Realização da Pesquisa de Clima Organizacional.
– Reforma da área da Medicina Nuclear para a instalação do aparelho SPECT-CT.
– Construção dos depósitos de resíduos recicláveis e resíduos químicos.
– Perfuração de um poço tubular profundo.
– Reforma da área para as novas instalações do Serviço de Arquivo Médico.
– Construção da área de apoio aos pacientes junto à Guarita IV (com banheiros, lanchonete e área de descanso) e sistema viário.
– Inauguração da sede do SEAVIDAS – Serviço de Atendimento à violência doméstica e agressão sexual.
– Inauguração da Enfermaria com 08 leitos para tratamento em Oncologia Clínica.
– Início do funcionamento de postos de coleta de material para exames laboratorial, no Centro de Saúde Escola e na Unidade de Emergência e nos municípios de Batatais e Serrana.
– Reorganização da Assessoria de Imprensa, atualmente denominada de Assessoria de Comunicação, com a contratação de mais um jornalista.

Projeto Beira leito

– Reinício do funcionamento do Centro de Preparo de Nutrição Parenteral.
– Lançamento do livro “Protocolos Clínicos e de Regulação: Acesso à Rede de Saúde”, sob a coordenação do Prof. Dr. José Sebastião dos Santos, Docente do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRPUSP.
– Instituição da Comissão de Ética em Enfermagem.
– Adesão ao Programa de Melhoria do Gasto Público – Desperdício Zero instituído pelo Governo do Estado.
– Constituição de um Grupo de Treinamento e Desenvolvimento, com profissionais especializados, integrando todas as áreas de T&D.

Consultório dentário do HC

– Reforma da enfermaria de Psiquiatria na Unidade de Emergência.
– Divulgação do Manual Prático de Diálise Peritoneal organizado por médicos e enfermeiros do Hospital.
– Realização de cirurgias de implante coclear binaural.
– Criada a Unidade de Pesquisa Clínica na Unidade de Emergência.
– O Hospital, que faz parte da Rede Sentinela do Ministério da Saúde, por meio do Gerenciamento de Risco, recebeu da ANVISA a classificação A, pontuação máxima, como resultado da análise do monitoramento da Rede Sentinela no segundo semestre de 2013.
– Construção de um estacionamento com 800 vagas para carros, ônibus e ambulâncias, com cantina, sanitários, área de lazer para pacientes e acompanhantes.

– Reforma do 9º. e 10º pavimentos para instalação do Centro de Transplantes de Órgãos.
– Ampliação do Serviço de Odontologia Hospitalar.
– Restauração da fachada da Unidade de Emergência.
– Criação do Grupo de Feridas que, por meio do atendimento multiprofissional, multidisciplinar e integrado atende pacientes internados, portadores de feridas, fazendo um trabalho humanizado, preventivo e curativo.

Equipe do Grupo de Feridas

– Inauguração das novas instalações ambulatoriais da Unidade de Pesquisa Clínica.
– O Hospital Estadual de Américo Brasiliense – HEAB foi vencedor da 4ª. Edição do Prêmio Melhores Hospitais do Estado, na categoria internação humanizada, pela pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com opinião dos pacientes usuários do SUS.
– Além do HEAB, mais duas unidades administradas pela FAEPA, também, foram premiadas: A farmácia de medicamentos excepcionais de Franca e o Hospital Estadual de Ribeirão Preto – HERP. O Hospital Estadual foi premiado na categoria internação humanizada e a Farmácia MEDEX em 1º. Lugar na categoria Farmácia de Alto Custo.
– A pesquisa desenvolvida no HCFMRP-USP conquistou o primeiro lugar na 14ª. Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (14ª. Expoepi), que acontece, anualmente, em Brasília. O trabalho apresentado foi “Gestão do Cuidado em HIV/AIDS: resultado do impacto da atuação do farmacêutico clínico na adesão à terapia antirretroviral”, desenvolvido na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas – UETDI.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Equipe de trabalho durante encontro que discutiu o planejamento estratégico do Hospital

Início da gestão do Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel, como Superintendente: 11/3/15

Em maio de 2015 teve início o atendimento ambulatorial nas novas instalações do HC Criança, que visa o atendimento integral e acolhimento adequado às crianças e adolescentes. Para lá foram transferidos os ambulatórios pediátricos de especialidades clínicas e cirúrgicas. O Centro de Reabilitação – CER iniciou as atividades nas novas instalações, em junho de 2015, no 1º andar no prédio do HC Criança que foi reformado e adequado para reabilitação de pacientes de alta complexidade e atendimento de pacientes ortopédicos.

A construção do Planejamento Estratégico de 2015/2018 foi realizada em diversos eventos e reuniões de trabalho, tais como:

  • Simpósio de Gestão Hospitalar Estratégica teve como objetivo sensibilizar os servidores do Hospital sobre a importância do Planejamento Estratégico e apresentar experiências de sucesso de hospitais que já trabalham há algum tempo com essa metodologia. Além disso nele foram também apresentados os resultados do fechamento das ações do Planejamento Estratégico 2011-2014. O evento foi aberto à participação de toda comunidade hospitalar.
  • Oficina de trabalho para análise de ambientes interno e externo com participação de convidados específicos, representantes de serviços do Hospital e da FMRP-USP. Para determinar as oportunidades de melhorias e ameaças do ambiente externo e os pontos fortes e fracos do ambiente interno, os participantes foram subdivididos em grupos de trabalhos.
  • Apresentação dos resultados, em evento aberto à participação da comunidade hospitalar.
  • Definição dos Objetivos Estratégicos em nova oficina de trabalho com participação dos mesmos convidados da oficina anterior, que foram: membros do Conselho Deliberativo, diretores e coordenadores de área do HCFMRP-USP, associações representativas de funcionários e residentes do HCFMRP-USP, representantes dos Departamentos Clínicos, das Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, de Cursos e alunos da FMRP-USP.
  • Reuniões de trabalho coordenadas pela equipe da Assessoria Técnica com os responsáveis das áreas para detalhamento dos objetivos e os planos de ação para seu atingimento. Estes planos de ação foram detalhados no formulário elaborado utilizando a metodologia do 5W2H.

O produto deste trabalho foi submetido à Superintendência e Conselho Deliberativo para análise, priorização e aprovação do portfólio de Objetivos Estratégicos.

Rede Sentinela Anvisa

Na área de gestão de pessoas foi criada em fevereiro de 2015 uma comissão para avaliar as condições de saúde dos trabalhadores com 65 anos ou mais. Cabe ao Centro de Recursos Humanos acompanhar a evolução da faixa etária dos trabalhadores e encaminhar ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, para realização dos exames periódicos uma vez por ano.

Em agosto de 2015, a Instituição recebeu da ANVISA o resultado da análise do monitoramento da Rede Sentinela referente ao ano de 2014 e pelo segundo ano consecutivo o hospital recebeu uma das melhores notas em Gestão de Risco e Segurança do Paciente entre as 215 instituições hospitalares que participam da Rede Sentinela. A avaliação categorizou as Instituições em A, B ou C de acordo com a pontuação. O Hospital das Clínicas foi classificado na categoria A com 36,61 dos 37 pontos.

O Banco de Tecido Humano e de Ossos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto fez seu primeiro transplante. No ambulatório de quadril do HC, tem uma fila de pacientes à espera de um transplante de ossos, a maioria formada por pessoas que tiveram câncer ósseo e precisam do material para trocar próteses devido a desgaste.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”PRÊMIOS DE DESTAQUE ” title=”PRÊMIOS DE DESTAQUE ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Equipe do CTI

Prêmio para o CTI Campus

A Equipe de enfermagem do CTI Campus recebeu da divisão médico-hospitalar da 3 M do Brasil, a Certificação Diamante Prime em Prevenção de Lesões de Pele. O Programa 3M de Certificação em Prevenção de Lesão de Pele criado há 8 anos visa auxiliar as instituições a melhorarem suas práticas assistenciais. As Unidades do CTI Campus e Unidade de Emergência são as únicas de Instituição Pública a serem certificadas na categoria.

Banco de Leite do HC recebe certificado “Categoria Ouro”

Excelência em Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano “Enfermeira Anália Ribeiro Heck” recebeu certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro” por seu desempenho no ano de 2014, o nível mais elevado de qualidade em assistência. O título foi concedido pelo Programa de credenciamento de Bancos de Leite Humano, desenvolvido Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. O programa de Credenciamento de Bancos de Leite Humano é uma ação estruturante e reguladora para garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados pela Rede BLH-Br. O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas é Centro de Referência para o Interior de São Paulo.

Certificação da Sala de Apoio à Amamentação

A sala de apoio à amamentação do Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas recebeu a certificação pela Organização Mundial da Saúde por promover, proteger e apoiar a mulher trabalhadora que amamenta. Esta sala de apoio é para as mães que voltaram da licença gestante e continuam amamentando. Nesta sala as mães amamentam seus bebês e ainda fazem a coleta do leite e armazena para que, no fim de sua jornada de trabalho, possam levar o alimento para o seu bebê.

Hospital Estadual de Américo Brasiliense recebe Acreditação

O HEAB conquistou o selo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação – ONA. O processo de acreditação hospitalar iniciou em 2012 com o desafio de modificar a cultura de trabalho de todo o hospital, mantendo sempre o foco na segurança do usuário. Neste período, diversos processos foram implantados e aperfeiçoados, como, Identificação Correta do Paciente, Segurança nos Procedimentos Cirúrgicos, Higienização das Mãos para Prevenção de Infecções, Prevenção de Quedas, Segurança na Cadeia Medicamentosa e Prevenção de Úlcera por Pressão.

Hospital Amigo do Meio Ambiente

O Hospital recebeu pela 5ª vez o prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, na categoria destaque pelo descarte correto, seguro e eficaz dos medicamentos, junto ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

Certificado Hospital Amigo do Idoso

Hospital Amigo do Idoso

O Hospital foi certificado com Selo Inicial “Hospital Amigo do Idoso”, por ter cumprido as ações obrigatórias de acordo com as diretrizes do Programa.

Organização à Procura de Órgãos – OPO

O Hospital das Clínicas obteve o melhor resultado no Estado de São Paulo, como menor índice de recusa familiar de doação de órgãos, com cerca de 26,0% entre as cidades do Estado, enquanto a média estadual foi cerca de 46,6%. Este resultado foi graças a campanha permanente de incentivo à doação de órgãos realizada pela OPO, com cursos de capacitação de funcionários e palestras realizadas em escolas, igrejas, hospitais e empresas.

Serviço de Gerenciamento de Risco recebe melhor pontuação da ANVISA

Neste ano de 2016, em que o Hospital das Clínicas completa 60 anos, muitas obras importantes, como o HC Criança, a Unidade de Diálise, o Centro de Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e Cabeça e Pescoço, além de outras igualmente importantes, deverão estar concluídas e serão colocadas à disposição da população, que vão melhorar a qualidade do atendimento e a modernização da infraestrutura do Hospital para atender à demanda de alta complexidade.

Leitos operacionais HCFMRP-USP

Portanto, a história do Hospital não termina aqui. Compete ao Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel, atual Superintendente,escrever mais um capítulo dessa intensa jornada, que se constitui o dia a dia de um hospital público universitário, referência terciária e quaternária no sistema público de saúde, que passará a contar, nos próximos anos, com 1074 leitos.

O Hospital das Clínicas da FMRPUSP atualmente destaca-se pela consolidação de seus valores de excelência, pela vanguarda no desenvolvimento de tecnologia de ponta, na área da Saúde e principal­mente, pelo trabalho humanizado que vem realizando junto aos pacientes, que caracteriza a qualidade dos serviços prestados em prol da população de Ribeirão Preto e Região.

[/et_pb_toggle][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_sidebar area=”et_pb_widget_area_2″ remove_border=”on” _builder_version=”3.0.64″ custom_css_main_element=”background: #f5f5f5;” custom_css_widget=”padding: 20px;||margin:0px;” orientation=”left” background_layout=”light” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][:en][et_pb_section bb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.0.64″][et_pb_fullwidth_post_title author=”off” date=”off” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” text_color=”light” module_bg_color=”#235daa” _builder_version=”3.0.64″ title_font_size=”22px” custom_padding=”30px||30px|” custom_css_main_element=”font-family: ‘Raleway-SemiBold’;” saved_tabs=”all” title=”on” meta=”on” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_background=”off” border_style=”solid” global_module=”2065″ /][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ custom_padding=”10px|||” _builder_version=”3.0.64″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”3_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Signature of the agreement between the Sinhá Junqueira Foundation and the Medical School for the establishment of the General Hospital. Date: 09/03/1953.

The history of the General Hospital of the Medical School of Ribeirão Preto of the University of São Paulo originated with the foundation of the Medical School of Ribeirão Preto of the University of São Paulo, according to State Law 1467 of December 26, 1951. Such Law established, in its Article 17, that the University of São Paulo Rectory should immediately provide the plan and construction of the General Hospital building, among other buildings addressed to medical teaching, using the University budget.

 Officially established on May 17, 1952, the clinical activities of the Medical School of Ribeirão Preto were held briefly in the facilities of Santa Casa de Misericórdia. A temporary solution was adopted, thanks to the President of the Ribeirão Preto Medical Center, Dr. Paulo Gomes Romeo (who was the first Superintendent of the Hospital) and the Director of the Medical School of Ribeirão Preto – USP, Prof. Dr. Zeferino Vaz, along with the President of Sinhá Junqueira Maternity Foundation, Dr. Waldemar Barnsley Pessoa, who was constructing a building on Rua Bernardino de Campos 1000, for the installation of Sinhá Junqueira Maternity. Through an Agreement signed on April 9, 1953, by Prof. Dr. Ernesto Leme, Magnificent Rector of the University of São Paulo and the Sinhá Junqueira Foundation, with the authorization of the State Government, Dr. Lucas Nogueira Garcez at that time, it was agreed that the State would accomplish the Maternity works, which were in the masonry phase to use the property, in lending agreement, for 20 years.

Sinhá Junqueira Foundation Building, under construction, after signature of the agreement with the Medical School to establish the General Hospital (current Emergency Care Unit). Date: 23/12/1955.

Through State Law 3274 of December 23, 1955, the General Hospital of the Medical School of Ribeirão Preto of the University of São Paulo was officially established as an autonomous institution, being installed until its headquarters was ready at the Sinhá Junqueira Maternity Building.

With the agreement of the parties, the works were completed on 15/6/1956. One hundred and fifty beds were installed for use by the Medical School. This was therefore the first address of the General Hospital of the Medical School of Ribeirão Preto of USP (HCFMRP-USP). On 17/3/62, the “expanded building” with access by Quintino Bocaiúva Street was also established with state resources. The building relied on outpatient clinics, wards, laboratories and surgical blocks.

With the Hospital increasingly present in the medical care of the population, in a short time the “expanded building” did not meet the growing outpatient activities, making it necessary the installation of other support services, such as laundry, offices, transport, medical record, administration, nutrition and others, comprising the area known as “Seminar”. For more than 20 years, the Sinhá Junqueira Maternity building was part of the medical education system, which included obstetric, gynecological, medical and surgical departments.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 1″ title=”HISTORICAL RECORDS ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

First surgery performed at the General Hospital. Medical Team: Professors Dr.Ruy E. Ferreira-Santos and Dr. Célio Fontão Carril and Dr. Cláudio Escobar

– Outpatient: Beginning of Activities on 19/5/56.
– First patient hospitalized on 30/6/56, Name: Elizabeth Maionchi.
– First Surgery: Gastrectomy on 11/8/56, Patient: Sebastião Augusto de Souza.
– First birth: 7/8/56 at 14h15, Newborn: Edson Francisco Tavares.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

In 1952, with the establishment of the Medical School of Ribeirão Preto at the School of Agricultural Practice, on Monte Alegre, it was anticipated that in the future, the hospital’s own headquarters should be built. Thus, on November 28, 1962, under the administration of Dr. Paulo Gomes Romeo and Prof. Dr. Zeferino Vaz, the agreement was signed between the Hospital and FOMISA company for a project to provide HC with its own headquarters at USP Campus to meet the patient demand and provide the faculty members and students of the Medical School of Ribeirão Preto and the School of Nursing, comfortable conditions for teaching, research and assistance activities.

The work began on 09/10/63 and interrupted in 1969. With the end of the mandate of Dr. Paulo Gomes Romeo in the Superintendency of the Hospital, on March 9, 1969, Prof. Dr. Jorge Armbrust de Lima Figueiredo, who was responsible for the Board Directors, takes responsibility from March 10, 1969 to February 19, 1970. Later, from February 20, 1970 to March 03 / 05/1971, Prof. Dr. Jacob Renato Woiski took responsibility and, Prof. Dr. Alberto Raul Martinez, who was in charge of the Board of Directors of the Hospital, from May 4, 1971 to December 29, 1971.

On December 31, 1971, Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli takes responsibility of the Hospital Superintendency. He fulfilled his mandate until May 16, 1983.. Prof. Martinelli, as commonly known, resumes management with the State Government for the completion of the work of the headquarters of the General Hospital, which was in concrete bases. Finally, on October 4, 1974 the work was resumed for its completion.

Headline of Jornal Diário da Manhã of Ribeirão Preto

In 1968, the Hospital was the first on in Latin American Hospital to perform a kidney transplant with deceased donor, by the medical team coordinated by Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira Martins.

During this period, the agreement with the Sinhá Junqueira Foundation for the use of the structure by the General Hospital was concluded. The Superintendency, concerned to establish an Emergency and Burned Center in the future, obtains, by the State Government, in 1976, the expropriation of the Sinhá Junqueira Maternity Foundation Building, which is definitively transferred to the Hospital.

On December 12, 1977, the outpatient activities began to be developed at the new headquarters, with an average of 700 medical appointments per day and on January 16, 1978, inpatient activities, with 525 beds were made available.

Governor Paulo Egydio Martins on the HC Campus establishment along with Ribeirão Preto mayor Antonio Duarte Nogueira, the superintendent Carlos Eduardo Martinelli and other authorities

Finally, on February 22, 1979, under the supervision of Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli, the General Hospital officially inaugurated its headquarters on Monte Alegre University Campus, with the presence of the Honorable Governor of the State of São Paulo, Dr. Paulo Egydio Martins.

On 5/3/1979, the State Governor signed Decree 13.297/79, approving the General Hospital Regulation, with a new organizational structure, according to its size and importance in the Health area. On 14/3/1979, through Decree 13.421/79, the new staff plan was approved, when the Hospital changed from 2,821job positions to 5,278 job positions.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ custom_padding=”40px|||” /][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 2″ title=”OTHER HISTORICAL RECORDS OF THAT TIME” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

–   Agreement signature with FOMISA for its headquarters: 28/11/1962.
–   Begin of earthmoving: 9/10/1963.
–   Foundation: 8/10/1964.
–   Discontinuation of works: 1969.
–   Construction restart: 4/10/1974.
–   Begin of Outpatient at General Hospital on Campus: 12/12/1977.
–   First Birth performed at the Outpatient: 12/12/1977 (Newborn of Helena Aparecida Domingues).
–   Begin of Management procedures 16/1/1978.
–   Begin of activities in the Milk Bank: 1978.
–   Begin of hospitalizations: Neurology- Dermatology– 31/1/1978.
–   First surgery performed: Hiatal hernia repair.

Medical team: Prof. Dr. Ruy E. Ferreira-Santos, Dr. Eulógio Corrales Vargas, Dr. Jorge Eduardo Hurtado, Dr. Jorge Ernesto Salum, Prof. Dr. Paulo Mello Soares and Prof. Dr. Anita Leocádia de Mattos Ferraz.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

EMERGENCY CARE UNIT: A reality

Emergency Care Unit front door

After transferring the facilities to the HC Campus, the old Sinhá Junqueira Maternity building was renovated to house the Emergency Care Unit and the Burned Center. The program of renovation and extension of the Emergency Care Unit increased importance with the “Burned Center Prof. Dr. Ruy Escorei Ferreira Santos”, founded in 1982, with capacity for eight beds and with a multidisciplinary team with specialized professionals.

With the end of Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli mandate, on 05/16/83, Prof. Dr. Marisa Mazzonani de Azevedo Marques became then the Superintendent, on 05/17/83, fulfilling her mandate until 25/5/87

The Poisoning Control Center installed in 1984, also in the Emergency Care Unit, was another important achievement for Ribeirão Preto and Region. It assists, on permanent duty, cases such as food poisoning, drugs poisoning and venomous animals’ incidents. In 1985, the Hospital started to rely on a specific budget project for the Emergency Care Unit renovation requested since 1983. In March 1987, the Emergency Care Unit duly renovated was inaugurated.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 3″ title=”OTHER HISTORICAL RECORDS ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

– Implementation of the meal voucher system for the State employees: 27/11/84.
– Residential bursary fund for Resident Physicians, constituting an additional 20% on the scholarship amount. December 1985.
– Hospital Regulation, by Decree 13.297/79 amended by Government Decree of 5/6/86, establishing the inclusion of a representative of the employees and an alternate in the Deliberative Council.
– Internal Committee for the Prevention of Accidents on Campus and on the Emergency Care Unit, according to Regulation of the Ministry of Labor.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Front door of the Regional Blood Center of Ribeirão Preto, on USP Campus

The 1980s were not over, when the General Hospital took many steps forward. In 1988, under the management of Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira Martins, who began his activities as the Superintendent on 27/05/87, the new building of the Children Community Center (CCI) was inaugurated, where children up to three years old, children of hospital employees, were guided and assisted. The CCI, which relied on two centers: on Campus and on Emergency Care Unit, had its outsourced activities. From May 2014, within the program established by the government the Hospital contracted the schools chosen by the mothers, for the permanence of the children, until the age of 6 years and 11 months, by paying directly the schools.

In 1987, the Regional Blood Center of Ribeirão Preto was established for the development of the Blood and Blood Derivatives Program, in integration with the National Program of Blood and Blood Derivatives and the Blood and Blood Derivatives Plan of the State of São Paulo – HEMOREDE. The Regional Blood Center helped to increase the safety of blood transfusions, thanks to technological innovation in the performance of tests, at a time when the STD/AIDS Program was in great evidence, due to the characteristics of the new disease. In 1994, a modern building was established for the new Regional Blood Center facilities, which, through Decree 39.509 of November 11, 1994, had its structure regulated, within the Organizational Structure of the Hospital, with the foundation of the Regional Hemotherapy Center.

In 1990, it relied on the support of the Regional Blood Center Foundation of Ribeirão Preto, a non-profit private institution, which began to work in partnership with the Regional Hemotherapy Center.

It integrates a network composed of four Centers of Hemotherapy (Araçatuba, Fernandópolis, Franca and Presidente Prudente); four Hemotherapy Facilities (Batatais, Bebedouro, Olímpia and Serrana), a Collection Site in Ribeirão Preto, as well as several Transfusion Facilities.

Its operating procedures are certified by NBR ISO 9001: 2008 and accredited by AABB – American Association of Blood Banks.

It also develops a constant research program in Hemotherapy, Hematology, Bone Marrow Transplantation, Stem Cells Transplantation, Production of Recombinant Proteins, Molecular and Cell Biology and Protein Chemistry.

It relies on laboratories of Molecular and Cell Biology, Cryobiology, Molecular Genetics Analysis, Flow Cytometry, Bioinformatics, Protein Chemistry and HLA. It also relies on researchers in the investigation of cell properties and their modifications, such as DNA sequencing, genome and proteomic analysis, aiming at the development of diagnostic tools and treatment in the field of cell therapy.

It develops an extensive and permanent educational program that includes the training and development of medical professionals, nurses, biologists, physical therapists and laboratory technicians. These activities are extended to specialists and researchers of the area, including graduate students, residents in hematology and hemotherapy, and undergraduate students.

Also noteworthy are the courses and training provided to science professionals of secondary and elementary education in the region of Ribeirão Preto. It offers systematic and permanent courses for the training of specialists in molecular biology, at master’s and doctoral levels.

Through the implementation of the Unified Health System – SUS by the Federal Government, from the statement of the Federal Constitution, in 1988, the Hospital signed an agreement to join the SUS, as a regional tertiary reference hospital. As one of the largest public university hospitals in the country, it meets the demand for high-complexity care in Ribeirão Preto and Region.

The assisted reproduction laboratory was the first public service in the Region. Picture 1989.

A prominent fact that has since made a difference in the management of the General Hospital was the establishment, in 1988, of the Foundation for Support to Teaching, Research and Assistance of the General Hospital – FAEPA – a private institution, non-profit organization with administrative and financial autonomy. FAEPA has been in agreement with the General Hospital since 1994, with the authorization of the Honorable Governor of the State. FAEPA has made possible the proper functioning of the General Hospital, since it enables investments in the hospital institution, human resources and sponsorship for the elaboration of new methods and in areas that develop state-of-the-art technology, enabling the improvement of the Hospital.

In 1989, the Physiology and Obstetric Pharmacology department, currently Human Reproduction Laboratory was adequately equipped to develop the Assisted Fertilization Program, guaranteeing pioneering in the area. It was the first and remains the only public service in the city that helps fulfill the dream of couples who want to have children, but have biological difficulties. It was the first public hospital in Brazil to carry out in vitro fertilization, to the needy population. The test tube baby Walison Igor was born in 1993, with 2.5 kg and 47 cm.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 4″ title=”OTHER HISTORICAL RECORDS ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Newspaper clipping O Diário of Ribeirão Preto

– Establishment of the São Paulo Interior Transplants – SPIT: 1988.
– Implementation of the Program Mãe Participante: 1988.
– Inauguration of the Eye Bank: 1989
– Beginning of the Hemostasis Sector of the Hematology Laboratory: 1989.
– Beginning of the Laboratories of: Molecular Biology, Immunogenetics, Applied and Experimental Neurology, Pediatric Oncology, both in 1989 and the Laboratory of Virology in 1990.
– Beginning of Care for the High Risk Pregnant Woman: 1991.
– Performance of the Frst Bone Marrow Transplantation: 1992.
– Implementation of the Center of Epidemiological Surveillance: 1992.
– Implantation of the Geriatric Outpatient Clinic: 1992.

Eye Bank Professionals

– Implementation of the House to Support Children with Cancer: 1992.
– Implementation of the Chemotherapy Center in the outpatient clinic: 1992.
– Acquisition and operation of the Lithotripsy equipment: The GH was the first public hospital to rely on the device and to provide this service to the SUS patient.
– Implementation of the Total Quality Program: 1993.
– Implementation of the Computerized System of Reception, Flow, Control of People and Supplies: 1993.
– Implementation of the “Advanced Trauma Life Support” course – ATLS: 1994.
– Completion of the Ethernet Project, currently USP Network, connecting the General Hospital to the Computerized Network of USP: 1994.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

From March 10, 1995, Prof. Dr. Marcos Felipe de Sá became the superintendent of the General Hospital, whose mandate lasted until February 2003.

Since the construction of the General Hospital on Monte Alegre University Campus, the areas occupied were not properly regularized with USP. At the beginning of Prof. Marcos Felipe management, with the collaboration of the Rectory, the Term of Assignment of the land was regularized including the two facilities, on Campus and the Emergency Care Unit, along with the INSS.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Destaque, no período:” title=”HIGHLIGHTED WORKS AND PROGRAMS OF THAT TIME ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Center for Epilepsy Surgery (CIREP) established in 1995

– CIREP: Inaugurated in 1995 with facilities of cutting-edge equipment, the Center for Epilepsy Surgery – CIREP is one of the most advanced centers in this specialty. With the development of pioneering technology in the treatment of the disease, in December 2001, CIREP was chosen by the Ministry of Health as one of the Centers for Regulation of Epilepsy Surgeries for the whole country.

– UETDI – Another highlight was the inauguration of the Specialized Center for Infectious Disease Therapy – UETDI, in 1996. With this, the HC became increasingly important in the therapy for patients with HIV, being a reference center of the Ministry of Health for the measurement of viral load, within the STD/AIDS Program.

Access to the Special Department on Infectious Disease Therapy (UETDI)

Bone Marrow Transplant Department: In July/95 the facilities were inaugurated, with capacity for 10 beds. The Department, which had been operating precariously and intermittently, was able to restore the continuous flow of activities that consolidated it as a leading center in the treatment of potentially life-threatening hematological or immunological diseases.

– Community Health Efforts – Since 1995, the Hospital has implemented the “Health Efforts” Program, in partnership with Ribeirão Preto and other cities in the Region, targeting the needy community that depended on medical and hospital care, especially aimed at small surgeries, whose waiting lines reached 2 years. The Efforts, always held on weekends, had the collaboration of the faculty members of the Medical School of the University of São Paulo and of physicians in the city, who performed the diagnostic exams and surgeries. Efforts for Prevention of Skin Cancer, Prostate Cancer, Cataract Surgeries, Strabismus Surgery, Pediatric Surgery, Video-laparoscopic Cholecystectomy, safenectomy and adenoidectomy were carried out, among others.

Bone Marrow Transplant Department

– Attendance Incentive Program: In order to reduce high absenteeism, motivated by licenses for health treatment and absences, the Hospital started a program in August 1996 to encourage attendance. At that time, the numbers indicated that one out of every six employees was absent for work, for various reasons. Attention was drawn to the excessive number of licenses for health treatment. The objective of the Program was to reward regular employees. Thus, criteria for absenteeism were established, and employees who did not have absences in the previous months participated every four months in the drawing for cash awards from patient care revenue managed by FAEPA, in addition to receiving extra food vouchers. The program was very successful, with absenteeism reduced significantly until 2004.

Patients during the effort for Cancer Skin

Teacher with hospitalized children at the General Hospital

 
 
 
 
 
 
 
 
 

– Another outstanding program implemented in the Hospital since 1997 was the Electronic Medical Prescription System and Drug Dispensation. The project, developed with the assistance of the School of Economics, Business Administration and Accounting of Ribeirão Preto – USP – FEA-RP and the Hospital Information Technology team, thus representing a significant advance in the medical, nursing, pharmacy and administrative areas, in addition to patient safety. This system, which has been innovated periodically, is a model for other health institutions.

– Hospital Class Project: A project recognized by the Ministry of Education, the Social Service, in partnership with the Department of Child Care and Pediatrics of the FMRP and State Secretariat of Education. This project provided the hospitalized children school activities supervised by specialized pedagogues in Special Education, allowing the student to continue the learning process, contributing to the return and reintegration of children to the regular school, at the time of discharge.

Webpage for electronic medical prescription implemented in 1997

– Center for Education and Professional Improvement in Health – CEAPS: In 1988, CEAPS inaugurated an infrastructure with classrooms, amphitheater, meeting room and administrative area, fully computerized. The Center aimed to the training of health professionals, qualification, improvement and specialization that now has in its organizational structure, the Interscholastic Center, a school that provides vocational courses in health area for professionals of the Hospital, Ribeirão Preto and Region.

– In the Emergency Care Unit, the REFORSUS Project was implemented with funds from the Federal Government, obtained through an agreement between the Inter-American Development Bank (IDB) and the World Bank Group, with a counterpart from the State Government. With the support of the twenty-five Municipal Health Secretaries of the former DIR XVIII, current DRS XIII, the Hospital obtained support for the approval of the REFORSUS Project to carry out works and purchase equipment for the Emergency Care Unit. The works began on 22/04/1999 and were inaugurated on 27/06/2002, with important renovations on the physical area, which led to changes in the management process of the EU, with complete computerization of the Unit, allowing the implantation of the medical prescription system, integration with HC Campus, online access to exam results, among others.

CEAPS Classroom

CEAPS amphitheater with nearly 200 seats

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
Medical Regulation Center in the Emergency Care Unit

The administrative interdependence of the U.E., in relation to the HC Campus was reduced with the decentralization of the administrative structure, implementation of the Internal Affairs, the acquisition and modernization of the equipment to guarantee high complexity attention. These allowed access for users, through the Center of Medical Regulation for Emergencies implemented on 17/1/2000.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
 
 
 
[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 1995/1999:” title=”OTHER HIGHLIGHTS OF 1995/1999:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Prayer Space

– Reactivation of the Eye Bank.
– Implementation of the Occupational Safety and Health Service – SESMT.
– Establishment of the Committee for Antimicrobial Use and Control – CUCA.
– Start of operation of the First 1.5 Tesla Magnetic Resonance Imaging Equipment.
– Implementation of the Organ Procurement Organization (OPO).
– Implementation of the Reference and Counter-Reference System for the adaptation of the General Hospital to SUS.
– Beginning of the Christmas hampers for the employees with resources from FAEPA.
– Adequacy of the infrastructure, including the acquisition of Ultrasound equipment for the installation of the Center of Image Science and Medical Physics.
– Installation of the Ecumenical Chapel in the HC Campus (current Prayer Space).

Praça da Amizade

Human Milk Bank

 
 
 
 
 
 
 
 

– Creation of the Integrated Center for Studies of Face Deformities – CIEDEF.
– Establishment of the Research Ethics Committee.
– Extension of the USP Network to all areas of the HC Campus, a project in partnership between the Hospital, FMRP-USP and FAPESP.
– Implementation of the System of Control of Personnel Access and electronic timecard control to the employees.
– Inauguration of “Praça da Amizade”, at HC Campus, intended for the break of employees and leisure for patients.

Group of employees exercises in the Labor Gymnastics

– Installation of the Internal Committee for Rationalization of Electric Energy – CIRE.
– Implementation of the Internal Affairs, at the HC Campus, in April 1999, in response to a policy of improving the quality of the public service, created by the State Government.

– Human Milk Bank designated with the Reference Center of the State of São Paulo, by the State Department of Health, now representing all the Milk Banks of São Paulo inland.
– Implementation of the “Labor Gymnastics” Program, coordinated by the Occupational Safety and Health Service – SESMT, in areas with a higher incidence of licenses for health treatment, related to work related diseases.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Integrated Support Services Center – ClSA

Finally, on January 17, 2000, the medical appointment system was launched, delegating to the Regional Health Departments of Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Barretos and at the time, São João da Boa Vista, the scheduling of new patients, through agreement of vacancies, with the Regional Department Offices. This means that the first patient care was done exclusively by the Health Unit of the city where the patient resides, which refers the most complex cases to HC, responsible for the tertiary care. The Elective Appointment Center was created in the Regional Departments of Health (DIR’s) of Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Franca and São João da Boa Vista. Patients were attended the HC Campus with the day and time of the appointment schedule. Thus, the Hospital started to have 100% of the referenced patients. With this, the degree of patient complexity increased, reflecting the involvement of the Hospital, as a tertiary reference in the SUS. The same happened with the reorganization of the emergencies flow through the establishment of the Center for Medical Regulation of Urgency and Emergency in the Emergency Cere Unit, on the same date.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Leia mais” title=”Read more” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Integrated Support Services Center – ClSA

In the same year, GEAVIDAS, currently SEAVIDAS, was set up as a working group focusing on victims of domestic violence and sexual assault and aiming at the planning of actions to enable effective assistance to victims in Ribeirão Preto.

The Hospital’s success, initiated in the middle of the last century, continues at the beginning of the 21st century, through research developed. The HC gained prestige with the unprecedented interventions with stem cells in Brazil carried out by the Immunology team of the Department of Internal Medicine. In 2001, the target was cases of autoimmune rheumatic diseases. The team removed and reimplanted the patient’s stem cells after treatment. In 2002, the first transplant was made for the treatment of Lupus and Multiple Sclerosis. Also, in 2001, the first liver transplant occurred in Ribeirão Preto. Since then, the General Hospital has become the third Transplant Center for Liver in the interior of São Paulo. Coordinated by the Department of Surgery, the work mobilized a team of 40 professionals, including physicians, nurses and assistants, trained in the best centers in Brazil and abroad for this type of surgery.

Quality Certificate

In August 2001, the Regional Hemotherapy Center expanded its facilities, further consolidating its position as one of the best hemotherapy centers in the interior of the country. The Umbilical Cord Blood Bank, Cryobiology Laboratory and Teaching Facilities were inaugurated, highlighting the beginning of the activities of the Cell Therapy Center, one of the members of the Research, Innovation and Diffusion Centers – CEPID, of the São Paulo Research Foundation – FAPESP.

The support areas also received benefits. In 2001 was also inaugurated the Integrated Center of Support Services – ClSA. The construction of this building provided better adaptation to the administrative and support areas, as well as freeing up space for patient care units in the main building.

In December 2002, the Hospital was recognized as a “Baby-Friendly Hospital”, an initiative created and implemented jointly with the United Nations Children’s Fund – UNICEF, World Health Organization – WHO and Ministry of Health in a series of actions aimed at routine changes and humanization of care.

In a ceremony held in Brasília on May 24, 2002, the Hospital received the Hospital Quality Award 2001 – National Category, by the Ministry of Health. The award was the result of an annual assessment done by the Ministry of Health with the users of the hospital network that was connected to SUS, which relied on 6,493 hospitals throughout the country, including public, philanthropic and private hospitals, corresponding to 487,058 beds and 12,5 million hospital admissions per year. The poll on user satisfaction was performed through letters sent to people who had been hospitalized throughout the network in 2000. The HCFMRP-USP ranked among the top 10.

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Período 2000/2002:” title=”Other Highlights of 2000/2002:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Mini bus station at the General Hospital

Patient Support Area

 
 
 
 
 
 
 
 

– Establishment of the Reference Center for Special Immunobiological Drugs – CRIE.
– Beginning of the Short Term Nursing in Psychiatry.
– Foundation of the Bariatric Surgery Service.
– Establishment of the Center for Parenteral Nutrition Preparing in the Department of Pharmaceutical Assistance.
– Inauguration of rest area for patients, next to the Ambulatory, with kiosks, toilets, changing room, snack bars and expansion of the municipal bus terminal.
– Establishment of partnerships with health education institutions and Hospitals for courses in training and improvement of health professionals and training for resident physicians in medium complexity medical activities.
– Merging of the Maternity of the HC Campus and Emergency Care Unit, with the deactivation of the EU Maternity. Agreement with the Sinhá Junqueira Foundation and the Medical School of Ribeirão Preto, so that the Department of Gynecology and Obstetrics of FMRP began to supervise the MATER beds.

MATER at Quintino Facci II

Rehabilitation Center

 
 
 
 
 
 
 
 

– Implementation of the Integrated Quality Center.
– Creation of the Volunteering Center.
– Itinerant Patient Library.
– Beginning of INTRANET Operation.
– Central Laboratory of Clinical Pathology receives ISO 9002/94 certificate.
– Establishment of the Ribeirão Preto Convention Center, administered by FAEPA, next to the Emergency Care Unit, in the quadrilateral of the former Seminar.
– The Otorhinolaryngology Service becomes a National Reference Center by the SUS for the correction of hearing impairment with a cochlear implant.
– Establishment of the Oncology Service, with the implementation of a Medical Residency Program in Oncology, recognized by the National Medical Residency Committee and the Ministry of Education.
– Re-inauguration of the new facilities of the Chemotherapy Ambulatory Center with the complete reformulation of the Radiotherapy Service.
– Establishment of the Center for Rehabilitation and Sports Medicine, currently, Rehabilitation Center linked to the “Lucy Montoro” Rehabilitation Network.
– Creation of the “Biblioteca Viva” Project in Hospitals.

Marching laboratory at the Rehabilitation Center (CER)

Ribeirão Preto Convention Center

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
HC Criança Building in the foreground. General Hospital in the background

Beginning of Prof. Dr. Milton Roberto Laprega management on 01/03/2003, which was completed on 18/01/2011

The Hospital prepared a project for the establishment of Santa Teresa Secondary Unit, a hospital admission department and surgical care, which eventually gave rise to the State Hospital of Ribeirão Preto, a center whose works were initiated in the second half of 2005 and inaugurated in 2008. It has been managed as a Social Health Organization by FAEPA.

For some time, the Hospital had been discussing the need to concentrate all the care provided to the child and teenager in a single space, integrated and humanized, with specialized personnel to provide qualified care to these patients. Thus, a project to construct a six-storey building was built in the area of the old Warehouse, which will house the Rehabilitation Center on the ground floor and the Center for Epilepsy Surgery, duly expanded, on the 6th floor. The other levels, intended to the highly specialized areas suitable for a tertiary and quaternary care Hospital, gave rise to the HC Criança building, a Hospital with 233 beds, intended to house wards, Obstetric Center, Nursery, Joint Accommodation, Pediatric and Neonatal ICU, Center for Epilepsy Surgery and academic support.

HC Criança Reception

Through an agreement signed with the Ministry of Health in July 2004, resources to begin construction of the physical area of the Rehabilitation Center were released.

The Hospital was certified as a Teaching Hospital after an audit in November 2004, which has been renewed every two years. The certification is the result of the restructuring program of the University Hospitals, which serve the Unified Health System – SUS. In this Program, the University Hospitals should give priority to highly complex research and medical care and elaborate Operational Plans to inform succinctly the activities developed and the institutional goals.

At the same time, autologous stem cell transplantation was performed for the treatment of amyotrophic lateral sclerosis, with great impact in the national scenario. For the first time, the neurological disease that irreversibly causes progressive failure of the muscles might have a treatment, without the need for the transplant to be done with a donor.

Clinical Research Center

The first bone marrow stem cell transplant in the world was performed for the treatment of type I Diabetes Mellitus.

In 2004, the urology team of the Department of Surgery performed an inter vivos renal transplant with removal of the donor’s right kidney through videolaparoscopy – an unprecedented procedure in the country.

In 2005, the Hospital implemented the General Management of Ambulatory – GGA, which established a modern vision of administration by processes, covering the Medical Record Service, the Patient and Beds Control Service, the Medical and Registration Services and Ambulatory Nursing Service.

The new webpage www.hcrp.usp.br, was also updated, with detailed information on the operation of the Hospital for the whole community.

Another important fact was the consolidation of the Clinical Research Department – UPC, which became part of a national clinical research network, among other hospitals linked to the country’s educational institutions, aiming at providing basic infrastructure for the development of all phases of clinical trials of drugs, procedures, equipment and devices for diagnosis.

Nutrition at HC Campus

In 2006 the new facilities of the Milk Bank and Nutrition and Dietetics Department were established. The Chemotherapy Center was also expanded to meet the standards of the National Sanitary Surveillance Agency – ANVISA. The Integrated Center for Face Deformities Studies, the Mouth Breathing Center – CERB and the Research Center and Hearing and Balance Rehabilitation – CPRA on University campus were also established

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ custom_padding=”40px|||” /][et_pb_toggle admin_label=”Período 2003/2006″ title=”OTHER HIGHLIGHTS OF 2003/2006″ _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

First cochlear implant team

– Laboratory of Clinical Pathology achieves ISO 9002/2000 certificate.
– Launching of the Eco-Friendly Hospital Program – HAMA.
– First Cochlear Implant Surgery.
– Hospital Class Project is awarded nationally and internationally as a Good Practice initiative by the Program for Human Settlements, carried out by the United Nations. It was classified among the 20 finalists of the cycle of awards of the Public Management and Citizenship Program of the Ford and Getúlio Vargas Foundations.
– Inauguration of the Liver Transplant Department.
– Unprecedented double transplant of liver and kidney by the Liver Transplant Team.
– 2006: Commemoration of the 50th anniversary with activities, such as the launch of the new logo of the Hospital, visit of the Governor and Secretary of State Health, launch of a Commemorative Magazine and other events held during the year.
– Implementation of the inpatient and outpatient satisfaction survey.
– Pioneering in the accomplishment, for the first time in Brazil, of Haploidentical Bone Marrow Transplant.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

The Waste Center receives about 6 t. of waste monthly

In 2007, the Hospital adhered to the Commitment Program to Hospital Quality (CQH), which aims to continuously improve the quality of care in health services, stimulating participation and self-evaluation of services, encouraging changes in attitudes, mainly of multidisciplinary groups, in the processes of assistance. The Vista Management Program was also implemented to establish performance indicators to monitor the activities of all the Hospital Departments, making it possible to establish an Institutional Goal Plan, which generates a managerial information culture that enables continuous improvement through analysis of results.

Regarding Environmental Management, a new system for the treatment of formaldehyde effluents was implemented, with resources from the State Government, as well as a Health Service Waste Center, with chemical, recyclable and radioactive waste containers. The Hospital won the “Eco-Friendly Hospital” award in 2008 and 2009.

Regarding the management of people, the Encouragement Prize – PIN was implemented for all the employees, which constitutes a sum of money paid monthly by the Hospital established by various categories, ie, elementary school, higher education, and so on.

In the area of Hospital Management, the first Strategic Planning for the period 2009/2011 was highlighted, with the definition of Mission, Vision and Values:

Mission

Developing and practicing Health Care, Education and Research, through the permanent pursuit of excellence, contributing to the improvement of the quality of life of the population.

Meeting for the discussion of HC strategic planning.

View

To be recognized nationally and internationally as a reference center in health care, generation of knowledge, training and professional qualification for the valorization of life.

Values

Ethics, Humanism, Social Responsibility, Pioneering and Innovation, Personal Competence, Institutional Commitment, Commitment to Quality.

In the area of care, an event is worth mentioning. The inauguration of the Rehabilitation Center, linked to the “Lucy Montoro” Rehabilitation Network and the State Hospital of Ribeirão Preto – HERP, which started its activities managed by the General Hospital with FAEPA mediation, with the objective of meeting the regional demand for medium complexity health care and serving as a teaching field for FMRP-USP. The State Hospital is currently administered by FAEPA, as a Social Health Organization.

Ribeirão Preto State Hospital

Through a survey carried out by the State Department of Health in 2008, with SUS users, it showed that the General Hospital was the second best Hospital of the State in the Program for Satisfaction of the Unified Health System users and Quality Service management.

In 2009, the State Center for Reference to Women’s Health – MATER was inaugurated. In 2010, the Hospital, with FAEPA mediation, assumed the State Hospital of Américo Brasiliense, which, together with the State Hospital of Ribeirão Preto, became part of the hospital complex managed by HCFMRP-USP/FAEPA.

Américo Brasiliense State Hospital – HEAB

 

The HCFMRP-USP has an agreement with the City Council of Ribeirão Preto and the Medical School of Ribeirão Preto -USP to work in the “Joel Domingos Machado” School Health Center and in the Community Social Medical Center of Vila Lobato, in order to ensure the primary and secondary non-hospital care.

In addition, the Hospital received the Certificate of Conformance of the Commitment Program with Hospital Quality – CQH.

In 2009, the Quality Management Service of the Laboratories, supporting the activities of the National Institutes of Health (NIH) research project, began to comply with the guidelines of the AIDS Department of the National Institute of Allergy and Infectious Disease, coordinated by the Center for Maternal and Child Infection Studies. Since then, NIH audits have been taken on a yearly basis.

Endoscopy Center

Another highlight event in 2009 was the qualification of the State Hospital of Ribeirão Preto as the best Hospital of the State of São Paulo, by the State Department of Health, through an evaluation made by SUS users.

In 2010, the Endoscopy Center launched the new and modern facilities, with 4 rooms for therapeutic endoscopy, 02 rooms for diagnostic endoscopy, a specific room for radiological exams and the necessary infrastructure that allowed for a doubling of patient care capacity.

The first Bariatric Laparoscopic Surgery and the first Liver Transplant in children were also performed.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 2007/2010″ title=” OUTROS REGISTROS DE DESTAQUE NO PERÍODO 2007/2010″ _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Capa da Revista Qualidade de 2012

– Implantação do Projeto Paciente cidadão, onde é feito um esclarecimento à população usuária não residente em Ribeirão Preto, sobre os direitos preconizados pelo TDF – tratamento fora de domicílio, conforme Portaria 55/99 do Ministério da Saúde.
– Implantação da Pesquisa de Clima Organizacional.
– Inauguração do Banco de Células Tronco de Cordão Umbilical junto ao Hemocentro.
– Introdução de Procedimentos Inéditos no Serviço de Radioterapia, com a aquisição de novos equipamentos.
– Inauguração das instalações reformadas da Divisão de Nutrição e Dietética.
– Hospital recebe a premiação “Menção Honrosa” pelas melhores práticas de gestão, com o tema “Sistema de Referência e Agendamento de Consultas via Internet em um Hospital de Ensino Público”.
– Implantação da Divisão de Hotelaria Hospitalar, em substituição à Divisão de Atividades Complementares.
– Entra em funcionamento o novo equipamento de ressonância nuclear magnética de 3t, adquirido com recursos da FAPESP.
– HC e CPFL assinam Termo de Compromisso de prestação de serviços de eficientização energética, que possibilitou a doação e instalação de, cerca de 5000 novos conjuntos de luminárias, objetivando a redução do consumo de energia.
– Entra em desenvolvimento o Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP pelo Centro de Informações e Análises – CIA.
– Lançamento da Revista Qualidade HC.
– Inauguração do Restaurante do Centro de Vivência.
– Realizado o primeiro transplante de medula óssea não aparentado de células tronco.
– Inaugurado o Serviço de Reabilitação Visual no CER.
– Inauguração da Unidade Coronariana na Unidade de Emergência.
– Hospital conquista o 1º. Lugar na captação de múltiplos órgãos no Estado de São Paulo.
– Implantação da nova Intranet.
– Implantação da Pesquisa de Satisfação do Usuário no ambulatório.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Administrative area of the Tissue Bank

Beginning of the management of Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá on 19/01/2011 that lasted until 10/3/15

In 2011, the Telehealth Center- NUTES was inaugurated, which aimed at health care, providing professional training and bringing improvements to patient care, in situations in which distance is a limiting factor for teaching. Thus, the Hospital officially integrated the Telemedicine University Network – RUTE, which is a project of the Ministry of Science and Technology, whose main objective is the professional training at distance learning.

In June 2011, a Ward was inaugurated on Campus for the treatment in Clinical Oncology, with specialized medical and nursing staff.

Eco-Friendly Hospital Program

In July, the Hospital established the Human Tissue Bank in the Emergency Care Unit, the seventh in Brazil in musculoskeletal tissue and the third one in skin. The Bank was designed to address the deficiency in obtaining musculoskeletal tissues and to fill an important gap in the highly complex medical procedures at the Hospital, which serves the regions of Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos and São João da Boa Vista.

The Hospital received the “Eco-Friendly Hospital” award in 2011 by the State Health Secretariat, with the work entitled “Environmental Management, 10 years Caring for the Environment and People”.

The General Hospital was also granted with the GOLD certificate in Safe Electrosurgery, to the HC Campus Surgical Block and the Emergency Care Unit. This certification is part of the “Integrated Solutions for Health” program to certify health institutions, which maintain hospital practices and procedures, following national and international guidelines to good practices.

Image of the advertising campaign of the expansion plan of the General Hospital

In addition, the General Hospital Maternity, which is a reference for focusing on high-risk gestational follow-up, was the second best evaluated in the State of São Paulo in 2011, according to users of the Unified Health System (SUS).

In 2012, the Hospital was awarded with the Certificate of Conformance by the CQH – Commitment to Hospital Quality, which it reached a score of 95.51% out of 100.

In accordance with the legislation that deals with Access to Information (Law 12.527/11), the Hospital provided the Citizen Information Service (SIC), allowing any citizen to obtain data about the activities of the public agency, whether of public or private interest.

An important fact was the beginning of the Plan for Expansion of Assistance Activities, for the coming years, when the Hospital obtained funds from the State Government, after a project presented at the State Department of Health, within the Program for Modernization of Education Hospitals. The Hospital obtained the amount of R$ 107,601,612.00 (One Hundred and Seven Million, Six Hundred and One Thousand and Six Hundred and Twelve reais) for the 2012/2014 triennium, for the HC Criança, construction and equipment acquisition, aiming at strengthening the hospital mission, especially in the organization of high complexity care, according to SUS hierarchy.

Consent Term

Among the projects approved, we highlight the resumption of the work of the HC Criança, which was stopped for some years. There works included the expansion of the Rehabilitation Center, and inclusion of the Orthopedic Outpatient Clinic, new areas for the Coronary Department on Campus and in the Emergency Care Unit, Transplant Center, the implantation of the Otorhinolaryngology and Speech Theray Center, the expansion of the Dialysis Department, the expansion of the Image and Medical Physics Center to house new equipment, the implantation of the Vascular Department in the Emergency Care Unit and finally, expansion of the Intensive Care Center for 40 beds.

It is important to note that in order to enable the HC Criança and the expansion of the activities of the HC Campus and the Emergency care Unit, the State Government, through Complementary Law 1253, from 04/09/14, authorized the expansion of the of employees board in 1,562 job positions, with the Hospital having an expected staff of 6,672 job positions.

Number of surgeries performed at the General Hospital

Another important fact for the assistance activities was the implantation of the pilot project of the Clinical Pharmacy in the Nursing Facilities of the 4th floor and the pharmaceutical care in the Infectious Diseases Ambulatory of the Special Department of Therapy of Infectious Diseases – UETDI, in addition to the Emergency Care Unit.

Concerning health care, the Hospital, in compliance with the Code of Medical Ethics, established the commitment to fill out the Consent Form (TCLE), preceding any surgical or invasive procedure and also, in hospital admission for treatment or diagnostic investigation. The main objective is to ensure the patient’s right in accepting or not certain medical procedure after being clarified of the potential risks and complications as well as the benefits.

Following the guidelines of the World Health Organization (WHO), the Hospital implemented in 2012, the Safe Surgery protocol, encompassing a whole process that begins at the admission of the surgical patient, involving the clarification regarding procedure, signature the Consent Form, the pre-operative visit and a complete check-list, which ends at the discharge, when appropriate orientations are essential for a successful recovery.

General Hospital Milk Bank Team

The implementation of the Genomic Medicine Center is worth mentioning since it has made available new genomic technologies for the assistance and development of research, based on genome analysis, whose structure supports teachers, researchers and training in molecular biology for technicians, students and resident physicians, in addition to offering diagnosis, including rare diseases.

Considering the need to improve the performance of the Surgical Block, the Hospital adopted several simultaneous actions, which significantly changed the management of the area, with the hiring of a Medical Coordinator, full time anesthesiologists, review of the Internal Regulation, implantation of a computerized system that, in addition to monitoring operating rooms, allowed the monitoring of costs and the elaboration of more accurate reports. It also controls the entire work process, from the inclusion of the patient in the list of surgery and schedules, which can be done by the surgeons, on any computer of the Hospital. As a result, the Pre-Anesthetic Ambulatory was also established in the General Ambulatory to perform the pre-surgical evaluation of the patients referred to surgical procedures performed in the Surgical Block, in order to avoid unnecessary hospitalizations for the preparation of the patient, as well as the inauguration of the Post-Operative Intensive Care Unit, attached to the Recovery Center, for patients submitted to highly complex surgeries requiring intensive care.

Organizational Ethics Code distributed to employees

The de-hospitalization of the chronic patient, with high dependence, but no longer considered as high complexity, constitutes a successful work arranged by the Emergency Care Unit Team.

A partnership among U.E. and the Regional Health Department XIII and the Municipality of Ribeirão Preto, enabled the transfer of chronic patients hospitalized in the U.E. to the Santas Casas of São Simão, Guariba and Altinópolis.

As a result, these transfers made the number of patients admitted to the EU Neurology ward increase 100% and the adult ICU increased by about 25% in turnover, compared to its occupation.

It is important to note that the Emergency Care Unit performs follow-up of the patients who were referred to the Santas Casas. In addition to the number of chronic patients having decreased in the Emergency Room, this project provided a higher technical quality in care and humanization for patients and their families.

The Human Milk Bank of HCFMRP-USP was named Human Milk Bank “Anália Ribeiro Heck” in honor of Mrs. Anália, a retired employee of the Hospital who, for many years worked as the Coordinator of the Milk Bank and supported the Breastfeeding, acting in the activities of preventive and curative assistance of the breast intercurrences of the lactational amenorrhea. In 2013, the Human Milk Bank received a certificate of excellence “Gold Category”, as the result of an agreement with the Child Health and Breastfeeding area of the Ministry of Health, for its outstanding performance.

In 2013, the Nutrition Assistance Manager Council (COGEAN) was formalized to provide greater integration between the Nutrition and Metabolism Course of FMRP-USP and the Nutrition and Dietetics Department of the Hospital, in order to promote integrated nutritional assistance with positive results for patients.

A research conducted at the HCFMRP-USP on the use of stem cells for the treatment of diabetes performed by the medical and nursing team of the Bone Marrow Transplant Service was awarded in the 2014 edition at the L’Oreal Women in Science Award.

In the teaching actions, the establishment of the Professional Master’s Course in Management of Health Organizations of USP, by the Hospital and the Medical School of Ribeirão Preto, in partnership with the School of Economics, Business Administration and Accounting of Ribeirão Preto – FEARP is worth mentioning. The course aims to train and qualify professionals for advanced professional practice, aiming at improving the efficiency and effectiveness of public and private organizations.

In the area of people management, the Hospital introduced the Organizational Ethics Code, to guide the behavior of employees and those related to the Institution, to ensure a good social and professional coexistence based on its Mission and Vision.

The Human Resources Center created the Claim Newsletter as a way to encourage employees and increase synergy, improving the work environment.

It was also created the Food Reeducation Group, to improve the quality of food for employees and promoting healthier habits and prevent diseases related to physical inactivity.

The Specialized Health Care Service for Employees (SAESF) was also set up. It is a program of medical specialties aimed at the elective assistance of employees, by physicians, at the Patient Care Unit, which has brought quickness in the health care of employees, with positive effects on the fast return to work, duly recovered.

Several adjustments were made to the Organizational Structure of the Hospital to streamline activities and improve performance, especially with regard to the dismemberment of the former CECIN, which concentrated the assignments of the Engineering Department and the Clinical Engineering Center – CEC. Both Departments started to act independently, but interrelated, according to the need of the service.

The Attorney’s Office, which was overworked, became part of the State Attorney and received three more State Attorneys, one of whom was the Chief Legal Counsel, thus constituting an improvement for the legal support provided to the areas of the Hospital, improving the work developed qualitatively and quantitatively.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 2011/2014:” title=”OTHER RECORDS IN 2011/2014:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Image of the new parking lot with almost 800 parking spaces for buses, vans and private vehicles

– Strategic Planning with the plan of goals for 2011/2014.
– Construction of the new parking lot – General Parking.
– Construction of the patient support area next to Reception IV (with restrooms, snack bar and rest area) and road system.
– Inauguration of the headquarters of SEAVIDAS – Domestic Violence and Sexual Assault Assistance Service.
– Inauguration of the Infirmary with 08 beds for treatment in Clinical Oncology.
– Collection sites for laboratorial tests, in the School Health Center and in the Emergency Care Unit and in Batatais and Serrana.
– Reorganization of the Press Office, currently named Press Relations Office, with the hiring of another journalist.

Medical Record Service

– Organizational Climate Survey.
– Renovation of the Nuclear Medicine area for the installation of SPECT-CT device.
– Construction of recyclable waste and chemical waste storage area.
– Drilling of a deep tubular well.
– Restructuring of the area for the new facilities of the Medical Record Service.
– Construction of the patient support area next to Reception IV (with restrooms, snack bar and rest area) and road system.
– Inauguration of SEAVIDAS headquarters – Domestic violence and sexual assault service.
– Inauguration of the Infirmary with 08 beds for treatment in Clinical Oncology.
– Collection sites for laboratory tests, in the School Health Center and in the Emergency Care Unit and in Batatais and Serrana.
– Reorganization of the Press Office, currently named Press Relations Office, with the hiring of another journalist.

“Beira leito” Project

– Restart of the operation of the Parenteral Nutrition Preparation Center.
– Launch of the book “Clinical and Regulatory Protocols: Access to the Health Network”, under the coordination of Prof. Dr. José Sebastião dos Santos, Professor of the Department of Surgery and Anatomy of FMRP-USP.
– Committee of Ethics in Nursing.
– Adherence to the Program for the Improvement of Public Expenditure – Zero Waste introduced by the State Government..
– Establishment of a Training and Development Group, with specialized professionals, integrating all
T&D areas.

General Hospital dental Office

– Reorganization of the Psychiatry ward in the Emergency Care Unit.
– Dissemination of the Practical Manual of Peritoneal Dialysis organized by doctors and nurses of the Hospital.
– Binaural cochlear implant surgeries.
– Establishment of the Clinical Research Department in the Emergency Care Unit.
– The Hospital, which is part of the Sentinel Network of the Ministry of Health, through Risk Management, received from ANVISA classification A, which is a maximum score, as the result of the analysis of the Sentinela Network monitoring in the second half of 2013..
– Construction of a parking lot with 800 spaces for cars, buses and ambulances, with snack bar, toilets, leisure area for patients and companions.

– Restructuring of the 9th and 10th floors for the installation of the Center for Organ Transplants.
– Expansion of the Hospital Dentistry Service.
– Renovation of the facade of the Emergency Care Unit.
– Establishment of the Wound Group which, through multidisciplinary and integrated care, assists inpatients, wound patients, doing a humanized, preventive and curative work.

Wound Group Team

– Inauguration of the new outpatient facilities of the Clinical Research Unit.
– The State Hospital of Américo Brasiliense – HEAB won the 4th Edition of the Best State Hospitals Award, in the humanized hospitalization category, by the poll carried out by the State Department of Health, according to the opinion of SUS users.
– In addition to HEAB, two other departments administered by FAEPA were also awarded: Exceptional Medicines Pharmacy in Franca and the State Hospital of Ribeirão Preto – HERP. The State Hospital was awarded in the humanized hospitalization category and the MEDEX Pharmacy in 1st Place in the High Cost Pharmacy category.
– The research developed at HCFMRP-USP won first place in the 14th National Exhibition of Successful Experiences in Epidemiology, Prevention and Control of Diseases (14th Expoepi), which takes place annually in Brasília. The work presented “Care Management of HIV/AIDS: a result of the impact of the clinical pharmacist’s role in adherence to antiretroviral therapy” was developed at the Special Department for the Treatment of Infectious Diseases – UETDI.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Team working during a meeting that discussed the strategic planning of the Hospital

Beginning of Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel management, as the Superintendent: 11/3/15

In May 2015, the outpatient care inaugurated its activities in the new facilities of the HC Criança, aimed at providing comprehensive care and suitable accommodation for children and teenagers. The pediatric outpatient for clinical and surgical specialties was transferred there. The Rehabilitation Center (CER) initiated its activities in the new facilities in June 2015, on the 1st floor of the HC Criança building, which was renovated for the rehabilitation of high complexity patients and care for orthopedic patients.

The elaboration of the Strategic Planning for 2015/2018 was carried out in several events and meetings, such as:

  • The Hospital Strategic Management Symposium to sensitize Hospital staff about the importance of Strategic Planning and present successful experiences of hospitals that have been working with this methodology. In addition, it also presented the outcomes of the actions of Strategic Planning 2011-2014. The event was open for the entire hospital community.
  • Workshop to analyze internal and external environments with specific guests, representatives of Hospital and FMRP-USP services. To determine the opportunities for improvement and threats of the external environment and the strengths and weaknesses of the internal environment, the participants were subdivided into working groups.
  • Presentation of the outcomes, in an event open to the hospital community.
  • Strategic Goals definition in a new workshop with the participation of the same guests from the previous workshop, who were: members of the Deliberative Council, directors and coordinators of the HCFMRP-USP, representatives of HCFMRP-USP employees and residents, representatives of Clinical Departments, Undergraduate and Graduate students, Research Committees, and students of FMRP-USP.
  • Work meetings coordinated by the Technical Advisory team with the heads of the areas to detail the objectives and the action plans for their achievement. These action plans were detailed in the form developed using the methodology of the 5W2H.

The outcome of this work was submitted to the Superintendency and Deliberative Council for analysis, prioritization and approval of the Strategic Goals portfolio.

Rede Sentinela Anvisa

In the area of people management, a committee was created in February 2015 to evaluate the health conditions of employees aged 65 and over. It is the Human Resources Center’s responsibility to monitor the evolution of the age group of employees and to refer them to the Specialized Service in Occupational Safety and Health – SESMT, to perform periodic examinations once a year.

In August 2015, the Institution received from ANVISA the outcomes of the analysis of the monitoring of the Sentinel Network for 2014 and for the second consecutive year the hospital received one of the best scores on Risk Management and Patient Safety among the 215 hospital institutions that participated in the Sentinel Network. The assessment categorized the Institutions into A, B or C according to the score. The General Hospital was ranked in category A with 36.61 of the 37 points.

The Human and Bone Tissue Bank of the General Hospital of Ribeirão Preto performed its first transplant. In the HC hip outpatient clinic, there is a queue of patients waiting for a bone transplant, the majority of whom have bone cancer and need the material to swap prosthesis due to wear.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”PRÊMIOS DE DESTAQUE ” title=”FEATURED AWARDS” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

ICU Team

ICU Campus Award Campus

The Nursing Team of the ICU Campus received from the medical-hospital department of 3M of Brazil, the Diamond Prime Certificate in Prevention of Skin Injuries. The 3M Program of Certificate in Prevention of Skin Injury established 8 years ago aims to help institutions to improve their care practices. The departments of the ICU Campus and Emergency Care Unit are the only Public Institutions to be certified in the category.

Milk Bank of HC receives “Gold Category” certificate

Excellence in Human Milk Bank

The Human Milk Bank “Anália Ribeiro Heck Ward” received a certificate of excellence in Human Milk Banks for its performance in 2014, the highest level of quality in care. The award was granted by the Human Milk Bank Accreditation Program, developed by the Technical Area of Child Health and Breastfeeding of the Ministry of Health in partnership with Oswaldo Cruz Foundation. The Human Milk Bank Accreditation program is a structuring and regulatory action to guarantee the functioning of the centers within the quality standards already standardized by the BLH-Br Network. The Human Milk Bank of the General Hospital is a Reference Center for the Interior of São Paulo.

Breastfeeding Support Room Certificate

The Breastfeeding Support Room of the Human Milk Bank of the General Hospital was certified by the World Health Organization to promote, protect and support working women who breastfeed. This support room is for mothers who have returned from the maternity leave and continue to breastfeed. In this room mothers breastfeed their babies and collect milk and store them so that, at the end of their workday, they can feed their babies.

Américo Brasiliense State Hospital receives Accreditation

HEAB has been awarded the National Accreditation Organization (ONA) Quality Certificate. The hospital accreditation process began in 2012 with the challenge of modifying the work culture of the whole hospital, always maintaining the focus on user safety. In that time, several processes were implemented and improved, such as, Suitable Patient Identification, Safety in Surgical Procedures, Hand Hygiene for Infection Prevention, Fall Prevention, Drug Chain Safety and Pressure Ulcer Prevention.

Eco-Friendly Hospital

The Hospital received for the 5th time the Eco-Friendly Hospital award, in the category highlighted by the correct, safe and effective disposal of drugs, along to the Healthy Hospitals Project (PHS).

Friend of the Elderly Hospital Certificate

Friend of the Elderly Hospital

The Hospital was certified with the Initial Certificate “Friend of the Elderly Hospital”, for having complied with the mandatory actions in accordance with the guidelines of the Program.

Organization Organ Procurement – OPO

The General Hospital obtained the best result in the State of São Paulo, as a lower rate of family refusal to donate organs, with about 26.0% among the state’s cities, while the state average was about 46.6%. This result was thanks to the permanent campaign to encourage organ donation by the OPO, with training courses for staff and lectures held in schools, churches, hospitals and companies.

Risk Management Service receives best score from ANVISA

In 2016, during the Hospital 60th anniversary, many important works such as the HC Criança, the Dialysis Unit, the Otorhinolaryngology Center, Speech Therapy and Head and Neck, as well as other important centers were completed and became available to the population to improve the quality of care and the modernization of the Hospital’s infrastructure to meet the high complexity demand.

HCFMRP-USP operating beds

Therefore, the history of the Hospital does not finish here. Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel, the current Superintendent, shall write another episode of this journey, which is the day-to-day of a public university hospital, a tertiary and quaternary reference center in the public health system, which in the coming years will rely on 1074 beds.

FMRP-USP’s General Hospital currently stands out for its values, the innovative development of state-of-the-art technology in the area of Health and, above all, the humanized work with patients, which characterizes the quality of services provided to the population of Ribeirão Preto and the Region.

[/et_pb_toggle][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_sidebar area=”et_pb_widget_area_2″ remove_border=”on” _builder_version=”3.0.64″ custom_css_main_element=”background: #f5f5f5;” custom_css_widget=”padding: 20px;||margin:0px;” orientation=”left” background_layout=”light” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][:es][et_pb_section bb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.0.64″][et_pb_fullwidth_post_title author=”off” date=”off” categories=”off” comments=”off” featured_image=”off” text_color=”light” module_bg_color=”#235daa” _builder_version=”3.0.64″ title_font_size=”22px” custom_padding=”30px||30px|” custom_css_main_element=”font-family: ‘Raleway-SemiBold’;” saved_tabs=”all” title=”on” meta=”on” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_background=”off” border_style=”solid” global_module=”2065″ /][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ custom_padding=”10px|||” _builder_version=”3.0.64″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”3_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Firma del convenio entre la Fundación Sinhá Junqueira y la Facultad de Medicina, para la instalación del Hospital de Clínicas. Fecha: 09/03/1953.

La historia del Hospital de Clínicas de la Facultad de Medicina, de Ribeirão Preto, de la Universidad de São Paulo, se inicia con la creación de la Facultad de Medicina, de Ribeirão Preto, de la Universidad de São Paulo, de acuerdo con la Ley Estatal 1467 del 26 de diciembre de 1951. Esta Ley establece, en su artículo 17, que cabe a la Rectoría de la Universidad de São Paulo proporcionar, de inmediato, el plan y la construcción del edificio del Hospital de Clínicas, entre otros destinados a la infraestructura de la enseñanza médica, utilizando recursos consignados en el presupuesto de la Universidad.

Oficialmente instalada el 17 de mayo de 1952, las actividades clínicas de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto eran realizadas, en carácter provisorio, en los pabellones de la Santa Casa de Misericordia. Se encontró una solución temporaria, gracias a las gestiones del Presidente del Centro Médico de Ribeirão Preto, Dr. Paulo Gomes Romeo (que vendría a ser el primer Superintendente del Hospital) y del Director de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Prof. Dr. Zeferino Vaz, junto al Presidente de la Fundación Maternidad Sinhá Junqueira, Dr. Waldemar Barnsley Pessoa, que estaba construyendo un edificio en la calle Bernardino de Campos 1000, para la instalación de la Maternidad Sinhá Junqueira. Por medio de Convenio firmado el 9 de abril de 1953, por el Prof. Dr. Ernesto Leme, Magnífico Rector de la Universidad de São Paulo, y la Fundación Sinhá Junqueira, con autorización del Gobierno del Estado, siendo Gobernador, en esa época el Dr. Lucas Nogueira Garcez, se acordó que el Estado concluiría las obras de la Maternidad, que se encontraban en fase de mampostería inacabada para utilización del inmueble, en comodato, por 20 años.

Edificio de la Fundación Sinhá Junqueira, en obras, después de la firma del convenio con la Facultad de Medicina, para crear el Hospital de Clínicas (actual Unidad de Emergencia). Fecha: 23/12/1955.

Por medio de la Ley Estatal 3274 del 23 de diciembre de 1955, el Hospital de Clínicas de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo fue oficialmente instituido como entidad autárquica, con personalidad jurídica y patrimonio propio, quedando instalado hasta tener su sede propia, en el edificio de la Maternidad Sinhá Junqueira.

Con el acuerdo de las partes, las obras se con¬cluyeron el 15/6/1956 y se inició la utilización por la Facultad de Medicina de las 150 camas instaladas. Por lo tanto, el inmueble fue el primer domicilio del Hospital de Clínicas de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto de la USP (HCFMRP-USP). Se inauguró el 17/3/62, también con recursos del Estado, el “edificio de ampliación” con acceso por la calle Quinti¬no Bocaiúva, para funcionamiento de ambulatorios, enfermerías, laboratorios y quirófanos, pasando el Hospital a contar con 150 camas más.

Con la implantación del Hospital cada vez más presente en la atención médica de la población, en poco tiempo el “edificio de ampliación” dejó de soportar las crecientes actividades de atención ambulatoria, haciéndo¬se indispensable también la instalación de otros servicios de soporte, como lavandería, talleres, transporte, archivo médico, administración, nutrición y otros, oportunidad en que se adquirió la manzana adyacente, conocida como “Semi¬nario”. Por más de 20 años, el edificio de la Maternidad Sinhá Junqueira, donde estaba instalado el Hospital de Clínicas, integró el sistema de enseñanza del curso de Medicina que reunía las clínicas obstétrica, gineco¬lógica, médica y quirúrgica.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 1″ title=”REGISTROS HISTÓRICOS DEL PERÍODO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Imagem da 1ª cirurgia realizada no HC. A equipe médica: Professores Doutores Ruy E. Ferreira-Santos e Célio Fontão Carril e o Doutor Cláudio Escobar

– Ambulatório: Início do funcionamento em 19/5/56.
– Primeira paciente internada em 30/6/56, Nome: Elizabeth Maionchi.
– Primeira Cirurgia: Gastrectomia em 11/8/56, Paciente: Sebastião Augusto de Souza.
– Primeiro nascimento: 7/8/56 às 14h15, recém nascido: Edson Francisco Tavares.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Desde 1952, con la instalación de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto en la Escuela Práctica de Agricultura, en Monte Alegre, se preveía que en la misma área debería ser construida en el futuro la sede propia del Hospital de Clínicas. Así, el 28 de noviembre de 1962, aún en la administración del Dr. Paulo Gomes Romeo y el Prof. Dr. Zeferino Vaz, se firmó el contrato entre el Hospital y la empresa FOMISA para la elaboración de un pro¬yecto que daría sede propia al HC en el Campus de la USP, para que atendiese no sólo la demanda de pacientes sino que, sobretodo, propiciase al cuerpo docente y a los estudiantes de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto y de la Escuela de Enfer¬mería condiciones confortables para el ejercicio de las actividades de enseñanza, investigación y asistencia.

La obra se inició el 9/10/63 y se paralizó en 1969. Con el fin del mandato del Dr. Paulo Gomes Romeo en la Superintendencia del Hospital, el 9 de marzo de 1969 asume inicialmente el Prof. Dr. Jorge Armbrust de Lima Figueiredo, que permaneció como responsable por la administración de la Dirección en el período del 10 de marzo de 1969 al 19 de febrero de 1970, asumiendo después en la misma función, para el período de 20 de febrero de 1970 a 03/05/1971 el Prof. Dr. Jacob Renato Woiski y luego el Prof. Dr. Alberto Raul Martinez que quedó como responsable por la Dirección del Hospital, en el período del 4 de mayo de 1971 al 29 de diciembre de 1971.

El 31 de diciembre de 1971 asume la Superintendencia del Hospital el Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli que cumplió su mandato hasta el 16 de mayo de 1983. . El Prof. Martinelli, como era comúnmente conocido, reinicia gestiones ante el Gobierno del Estado para el término de la obra de la sede propia del Hospital de Clínicas que se encontraba en la estructura de hormigón. Finalmente, el 4 de octubre de 1974 se reinician los trabajos de conclusión de la obra.

Título del periódico: Diário da Manhã de Ribeirão Preto

En el año 1968, fue el primer Hospital de América Latina en realizar un trasplante de riñón, con donador muerto, por el equipo médico coordinado por el Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira Martins.

En este intervalo termina el convenio con la Fundación Sinhá Junqueira para la utilización de la estructura por el Hospital de Clínicas y la Superintendencia, preocupada por instalar en futuro una Unidad de Emergencia y de Quemados se esfuerza y consigue obtener, por parte del Gobierno del Estado en 1976, la desapropiación del Edificio de la Fundación Maternidad Sinhá Junqueira, cediéndolo definitivamente al Hospital.

El 12 de diciembre de 1977 las actividades ambulatorias pasan a ser desarrolladas en la nueva sede, siendo realizadas en promedio 700/día y el 16 de enero de 1978 las actividades de internación, habiendo sido puestas disponibles en esos momentos 525 camas.

El gobernador Paulo Egydio Martins participó de la inauguración del HC Campus al lado del prefecto de Ribeirão Preto Antonio Duarte Nogueira, del superintendente Carlos Eduardo Martinelli y otras autoridades.

Finalmente, el 22 de febrero de 1979, en la Administración del Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli, el Hospital de Clínicas inauguró oficialmente su sede en el Campus Universitario Monte Alegre, con la presencia del Excelentísimo Señor Gobernador del Estado de São Paulo Dr. Paulo Egydio Martins.

El 5/3/1979 el Gobernador del Estado firmó el Decreto 13.297/79 aprobando el Reglamento del Hospital de Clínicas dándole nueva estructura organizativa de acuerdo con su porte e importancia en el área de la Salud. El 14/3/79, por medio del Decreto 13.421/79, se aprobó el nuevo Cuadro de Personal, cuando el Hospital pasó de un cuadro de 2.821 funciones a 5.278 funciones.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ custom_padding=”40px|||” /][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 2″ title=”OTROS REGISTROS HISTÓRICOS DEL PERÍODO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

–   Assinatura do Contrato com a FOMISA para elaboração do Projeto da sede própria: 28/11/1962.
–   Início da Terraplenagem: 9/10/1963.
–   Início das Fundações: 8/10/1964.
–   Paralisação das Obras: 1969.
–   Reinício da Obra: 4/10/1974.
–   Início do Funcionamento do Ambulatório no HC Campus: 12/12/1977.
–  1º. Nascimento ocorrido no Ambulatório: 12/12/1977 (RN de Helena Aparecida Domingues).
–   Início do Funcionamento da Administração: 16/1/1978.
–   Início das Atividades do Banco de Leite: 1978.
–   Início das Atividades de Internação: Neuro-Derma – 31/1/1978.
–   1ª. Cirurgia realizada: Hernioplastia Hiatal.

Equipe Médica: Prof. Dr. Ruy E. Ferreira-Santos, Dr. Eulógio Corrales Vargas, Dr. Jorge Eduardo Hurtado, Dr. Jorge Ernesto Salum, Prof. Dr. Paulo Mello Soares e Profa. Dra. Anita Leocádia de Mattos Ferraz.

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

UNIDAD DE EMERGENCIA: Una Realidad

Entrada principal de la Unidad de Emergencia

Después de la transferencia de las instalaciones al HC Campus, se inició la reforma del antiguo edificio de la Maternidad Sinhá Junqueira para abrigar la Unidad de Emergencia y la Unidad de Quemados. El programa de reformas y ampliaciones de la Unidad de Emergencia ganó importancia con el “Centro de Quemados Prof. Dr. Ruy Escorei Ferreira Santos”, inaugurado en 1982, con capacidad para ocho camas y con equipo multidisciplinario compuesto por profesionales especializados.

Con el término del mandato del Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli, el 16/5/83, asume la Superintendencia, el 17/5/83, la Prof. Dra. Marisa Mazzonani de Azevedo Marques, cumpliendo su mandato hasta el 25/5/87.

Instalado en 1984, también en la Unidad de Emergencia, el Centro de Control de Intoxicaciones fue otra conquista importante para Ribeirão Preto y Región. Atiende, en guardia permanente, casos como intoxicaciones alimentarias, medicamentosas y pica¬duras de animales ponzoñosos. En 1985, el Hospital pasó a contar con un proyecto presupuestario específico solicitado desde 1983 para la reforma de la U.E. En marzo de 1987, la Unidad de Emergencia debidamente reformada es inaugurada.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 3″ title=”OTROS REGISTROS HISTÓRICOS DEL PERÍODO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

– Implantação do sistema de vale-refeição aos servidores pelo Estado: 27/11/84.
– Concessão de Auxílio Moradia para os Médicos Residentes, constituindo-se em um adicional de 20% sobre o valor da Bolsa: Dezembro de 1985.
– Regulamento do Hospital, baixado pelo Decreto 13.297/79 alterado por Decreto governamental de 5/6/86, estabelecendo a inclusão de um representante dos servidores e um suplente no Conselho Deliberativo.
– Constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Campus e da U.E., atendendo Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Entrada principal del Hemocentro de Ribeirão Preto, en el Campus de la USP

La década de 1980 no había terminado cuando el HC ya había avanzado mucho. En 1988, en la gestión del Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira Martins, que inició sus actividades como Superintendente el 27/5/87, fue inaugurado el nuevo edificio del Centro de Convivencia Infantil – CCI donde niños de hasta tres años, hijos de empleadas del Hospital, eran atendidos, asistidos y orientados. El CCI que contaba con dos unidades: Campus y Unidad de Emergencia tuvo sus actividades tercerizadas, a partir de mayo de 2014, dentro del programa establecido por el gobierno, pasando el Hospital a contratar las escuelas escogidas por las madres, para la permanencia de los niños hasta la edad de 6 años y 11 meses, mediante el pago directo a las escuelas.

En 1987 se implantó el Hemocentro de Ribeirão Preto, para el desarrollo del Programa de Sangre y Hemoderivados, en integración al Programa Nacional de Sangre y Hemoderivados y del Plan Directriz para la Sangre y Hemoderivados del Estado de São Paulo – HEMOREDE, aumentándose con eso la seguridad en las transfusiones de sangre gracias a la innovación tecnológica en la realización de exámenes en una época en que el Programa DST/AIDS estaba en mucha evidencia por las características de la nueva enfermedad. En 1994, fue inaugurado un edificio moderno para las nuevas instalaciones del Hemocentro, que mediante el Decreto 39.509 del 11/11/94 tuvo su estructura reglamentada, dentro de la Estructura Organizativa del Hospital, con la creación del Centro Regional de Hemoterapia.

En 1990, comenzó a contar con el soporte de la Fundación Hemocentro de Ribeirão Preto, institución de derecho privado sin fines de lucro, que pasó a actuar en asociación con el Centro Regional de Hemoterapia.

Integra una red compuesta por cuatro núcleos de Hemoterapia (Araçatuba, Fernandópolis, Franca y Presidente Prudente); cuatro unidades de Hemoterapia (Batatais, Bebedouro, Olímpia y Serrana) y un Puesto de Recolección en Ribeirão Preto, además de varias Agencias de Transfusión.

Sus procedimientos operativos están certificados por la NBR ISO 9001: 2008 y acreditados por la AABB – American Association of Blood Bank.

Desarrolla aun un constante programa de investigación en las áreas de Hemoterapia, Hematología, Trasplante de Médula Ósea, Trasplante de Células Tronco, Producción de Proteínas Recombinantes, Biología Molecular y Celular, y Química de Proteínas.

Dispone de laboratorios de Biología Molecular y Celular, Criobiología, Análisis de Genética Molecular, Citometría de Flujo, Bio-Informática, Química de Proteínas y HLA. Posee investigadores en el estudio de las propiedades de las células y sus modificaciones, como secuenciación de DNA; del genoma y análisis proteómica, buscando la creación de instrumentos de diagnóstico y tratamiento en el campo de la terapia celular.

Desarrolla un extenso y permanente programa educacional que incluye el entrenamiento y desarrollo de profesionales médicos, enfermeros, biólogos, fisioterapeutas y técnicos de laboratorio. Estas actividades son extendidas a especialistas e investigadores del área, entre ellos alumnos de pos-graduación, residentes en hematología y hemoterapia, y alumnos de graduación.

Se destacan también los cursos y entrenamientos ofrecidos a los profesionales de ciencia de la enseñanza media y fundamental de la región de Ribeirão Preto. Ofrece de forma sistemática y permanente cursos para la formación de especialistas en biología molecular, en nivel de maestría y doctorado.

Con la implantación del Sistema Único de Salud – SUS por el Gobierno Federal, a partir de la promulgación de la Constitución Federal, en 1988, el Hospital firmó un Convenio de adhesión al SUS como referencia terciaria regional. Por ser uno de los mayores hospitales universitarios públicos del país se convirtió en capaz de responder a la demanda de atención de alta complejidad de Ribeirão Preto y Región.

El Laboratorio de Reproducción Asistida fue el primero y continúa siendo el único servicio público en el área. Foto de 1989.

Un hecho destacado que, desde entonces, ha producido la diferencia en la gestión del Hospital de Clínicas fue la institución, también en 1988, de la Fundación de Apoyo a la Enseñanza, Investigación y Asistencia del Hospital de Clínicas – FAEPA – institución pri¬vada sin fines de lucro, con autonomía admi¬nistrativa y financiera, que mantiene un Convenio con el Hospital de Clínicas desde 1994 mediante autorización del Excelentísimo Señor Gobernador del Estado. FAEPA viene permitiendo el buen funcionamiento del Hospital de Clínicas pues su línea de actuación posibilita la inversión en la institución hospitalaria en recursos humanos, en el patrocinio de la elaboración de nuevos métodos y en áreas que desarrollan tecnología de punta, posibilitando el perfeccionamiento funcional del Hospital.
En 1989, la entonces Sección de Fisiología y Farmacología Obstétrica, actualmente Laboratorio de Reproducción Humana fue adecuadamente equipado para desarrollar el Programa de Fertilización Asistida garantizando la innovación en el área. Fue el primero y continúa siendo el único servicio de carácter público de la ciudad que ayuda a realizar el sueño de parejas que quieren tener hijos, pero tienen dificultades biológicas para ser padres. Fue el primer hospital pú¬blico de Brasil en realizar la fertilización in vitro a población carente. El bebé de probeta Walison Igor nació en 1993, con 2,5 kg y 47 cm.
[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Registros Históricos do Período: 4″ title=” OTROS REGISTROS HISTÓRICOS DEL PERÍODO” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Recorte do jornal O Diário, de Ribeirão Preto

– Criação do São Paulo Interior Transplantes – SPIT: 1988.
– Implantação do Programa Mãe Participante: 1988.
– Inauguração do Banco de Olhos: 1989.
– Início do Funcionamento do Setor de Hemostasia do Laboratório de Hematologia: 1989.
– Início do Funcionamento dos Laboratórios de: Biologia Molecular, Imunogenética, Neurologia Aplicada e Experimental, Oncologia Pediátrica, ambos em 1989 e do Laboratório de Virologia em 1990.
– Início do Atendimento à Gestante de Alto Risco: 1991.
– Realização do 1º. Transplante de Medula Óssea: 1992.
– Implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica: 1992.
– Implantação do Ambulatório de Geriatria: 1992.

Profissionais do Banco de Olhos

– Implantação da Casa de Apoio à Criança com Câncer: 1992.
– Implantação da Central de Quimioterapia no Ambulatório: 1992.
– Aquisição e funcionamento do equipamento de Litotripsia: O HC foi o primeiro hospital público a contar com o aparelho e oferecer esse serviço ao paciente do SUS.
– Implantação do Programa de Qualidade Total: 1993.
– Implantação do Sistema Informatizado de Recepção, Circulação, Controle de Pessoas e Bens Materiais: 1993.
– Implantação do curso “Advanced Trauma Life Support” – ATLS: 1994.
– Conclusão do Projeto Ethernet, atualmente Rede USP, interligando o Hospital das Clínicas à Rede Informatizada da USP: 1994.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

A partir del 10 de marzo de 1995, asume la Superintendencia del Hospital de Clínicas, el Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá, cuyo mandato perduró hasta febrero de 2003.

Desde la construcción del Hospital de Clínicas en el Campus Universitario Monte Alegre las áreas ocupadas no estaban debidamente regularizadas ante la USP. En el inicio de la gestión del Prof. Marcos Felipe, contando con la colaboración de la Rectoría de la USP, la Cláusula de Cesión del terreno ocupado por el Hospital fue regularizada, así como providenciada la regularización de las dos unidades, en el Campus y en la Unidad de Emergencia, ante el INSS.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Destaque, no período:” title=”OBRAS Y PROGRAMAS DESTACADOS EN EL PERÍODO. ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Centro de Cirurgia de Epilepsia (CIREP) inaugurado em 1995

– CIREP: Inaugurado em 1995, após o término de uma reforma, com instalações de equipamentos sofisticados, o Centro de Cirurgia de Epilepsia – CIREP é um dos centros mais avançados nesta especialida­de. Com desenvolvimento de tecnologia pio­neira no tratamento da doença, em dezembro de 2001, o CIREP foi escolhido pelo Ministério da Saúde como um dos Centros de Regulação de Cirur­gias de Epilepsia para todo o território nacional.

– UETDI -Outro fato de destaque foi a inauguração do prédio da Unidade Especializada em Terapia de Doenças Infecciosas – UETDI, em 1996. Com isso, o HC ganha amplitude na terapia para pacientes portadores de HIV, constituindo-se referência do Ministério da Saúde para medida de carga viral, dentro do Programa DST/AIDS.

Acesso à Unidade Especial em Terapia de Doenças Infecciosas (UETDI)

Unidade de Transplantes de Medula Óssea: Em julho/95 foram inauguradas as instalações da Unidade, com capacidade para 10 leitos. A Unidade, que vinha funcionando em caráter precário e intermitente, conseguiu, a partir de então, restabelecer o fluxo contínuo de atividades que a consolidou como um centro de vanguarda no tratamento de doenças hematológicas ou imunológicas, potencialmente fatais.

– Mutirões de Saúde da Comunidade – O Hospital passou a implementar, a partir de 1995, o Programa “Mutirões de Saúde”, em parceria com as Prefeituras de Ribeirão e da demais cidades da Região, tendo como alvo, a comunidade carente que dependia de atendimento médico-hospitalar, especialmente voltado para pequenas cirurgias, cujas filas de espera chegavam a 2 anos. Os Mutirões, sempre realizados nos finais de semana, contaram com a colaboração do Corpo Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e de médicos estabelecidos na cidade, que realizaram os exames diagnósticos e as cirurgias. Foram realizados Mutirões de Prevenção de Câncer de Pele, de Próstata, Cirurgias de Catarata, Cirurgias de Estrabismo, Pediátricas, Colecistectomia por videolaparoscopia, safenectomia e adenoidectomia, dentre outras.

Vista da Unidade de Transplante de Medula Óssea

– Programa de Incentivo à Assiduidade: Objetivando a redução do absenteísmo elevado, motivado por licenças para tratamento de saúde e por faltas, o Hospital iniciou, em agosto de 1996, um programa de incentivo à assiduidade. Naquela época, os números indicavam que de cada seis servidores, um não estava presente ao trabalho, por razões diversas. Chamava a atenção o excessivo número de licenças para tratamento de saúde. O objetivo do Programa era premiar os funcionários assíduos. Assim, foram estabelecidos critérios para abono de faltas e os funcionários que não tiveram faltas, nos meses antecedentes, participavam, quadrimestralmente, dos sorteios de quantia em dinheiro, provenientes de receita do atendimento de pacientes, gerida pela FAEPA, além de receberem número extra de vales alimentação. O Programa foi muito bem sucedido, tendo o absenteísmo reduzido significativamente, no período em que perdurou esse programa, ou seja, até 2004.

Pacientes durante o mutirão de Câncer da Pele

Professora durante aula com crianças internadas no Hospital das Clínicas

– Outro Programa de destaque, implantado no Hospital, a partir de 1997, foi o Sistema de Prescrição Médica Eletrônica e Dispensação de Medicamentos. O projeto, desenvolvido com assessoria dos Docentes da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto – USP – FEA-RP e a equipe de Tecnologia da Informação do Hospital, representou um avanço considerável para as áreas médicas, de enfermagem, farmácia e administrativa, além de preservar a segurança dos pacientes. Este sistema, que vem sendo inovado periodicamente, constitui-se modelo para outras instituições de saúde.

– Início do Projeto Classe Hospitalar: Projeto reconhecido pelo Ministério da Educação, o Serviço Social, em parceria com o Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP e Secretaria de Estado da Educação, proporcionou às crianças internadas atividades escolares, com supervisão de pedagogos especializados em Educação Especial, o que permite que o aluno tenha continuidade do processo de aprendizagem, contribuindo para o retorno e reintegração das crianças à escola regular, por ocasião de sua alta médica.

Página do site para prescrição eletrônica implantada em 1997

– Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde – CEAPS: Objetivando investir na capacitação do profissional de saúde foi inaugurado, em 1988, o CEAPS, uma infraestrutura com salas de aula, anfiteatro, sala de reunião e área administrativa, totalmente informatizada, tendo como finalidade a implementação de programas de formação, treinamento, habilitação, aprimoramento e especialização do profissional de saúde, que passou a contar, em sua estrutura organizacional, com o Centro Interescolar, uma escola que oferece cursos profissionalizantes, na área da Saúde, para profissionais do Hospital e de Ribeirão Preto e Região.

– Na Unidade de Emergência foi implantado o Projeto REFORSUS, com recursos do Governo Federal, obtidos através de acordo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Banco Mundial, com contrapartida do Governo do Estado. Com o apoio dos vinte e cinco Secretários Municipais de Saúde da antiga DIR XVIII, atual DRS XIII, o Hospital conseguiu apoio para aprovação do Projeto REFORSUS para a realização de obras e aquisição de equipamentos para a Unidade de Emergência. As obras foram iniciadas em 22/4/1999 e inauguradas em 27/6/2002, com reformas importantes da área física, que ensejaram mudanças no processo gerencial da U.E., com informatização completa da Unidade, que permitiu a implantação do sistema de prescrição médica eletrônica, a integração com o HC Campus, acesso “online” aos resultados de exames, dentre outros.

Sala de aula do CEAPS

Anfiteatro do CEAPS com quase 200 lugares

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
Central Única de Regulación médica, en la Unidad de Emergencia

La interdependencia administrativa de la U.E., en relación con el HC Campus fue minimizada con la descentralización de la estructura administrativa, implantación de la Defensoría y la adquisición y modernización de los equipos para garantizar la atención de alta complejidad. Todo eso permitió la organización del acceso para los usuarios mediante la Central Única de Regulación Médica para Urgencias y Emergencias, implantada a partir del 17/01/2000.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
 
 
 
[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 1995/1999:” title=”OTROS HECHOS DESTACADOS DEL PERÍODO 1995/1999:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Espaço de oração

– Reativação do Banco de Olhos.
– Implantação do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.
– Criação da Comissão de Uso e Controle de Antimicrobianos – CUCA.
– Início do funcionamento do 1º. Equipamento de Ressonância Nuclear Magnética de 1,5 Tesla.
– Implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
– Implantação do Sistema de Referência e Contra-Referência para adequação do Hospital das Clínicas ao SUS.
– Início da Concessão de Cestas de Natal aos servidores, com recursos disponibilizados, por meio da FAEPA.
– Adequação da infraestrutura, incluindo a aquisição de equipamentos de Ultrassonografia para instalação do Centro de Ciência da Imagem e Física Médica.
– Instalação da Capela Ecumênica no HC Campus (atual Espaço de Oração).

Praça da Amizade

Banco de Leite Humano

 
 
 
 
 
 
 
 

– Criação do Centro Integrado de Estudos de Deformidades da Face – CIEDEF.
– Instituição do Comitê de Ética em Pesquisa.
– Ampliação da Rede USP a todas as áreas do HC Campus, projeto em parceria entre o Hospital, a FMRPUSP e a FAPESP.
– Implantação do Sistema de Controle de Acesso de Pessoal e Ponto Eletrônico aos servidores.
Inauguração da “Praça da Amizade”, no HC Campus, destinada ao descanso de servidores e lazer para os pacientes.

Grupo de funcionários participa de exercícios da Ginástica Laboral

– Instalação da Comissão Interna de Racionalização de Energia Elétrica – CIRE.
– Implantação da Ouvidoria, no HC Campus, em abril de 1999, atendendo política de melhoria da qualidade do serviço público, criada pelo Governo do Estado.

– Banco de Leite Humano designado com Centro de Referência do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Saúde, passando a representar todos os Bancos de Leite do Interior.
– Implantação do Programa “Ginástica Laboral”, coordenado pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, em áreas de maior incidência de licenças para tratamento de saúde, por doenças relacionadas às atividades laborais.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Centro Integrado de Servicios de Apoyo – ClSA

Finalmente, para terminar el siglo XX en gran estilo en el 2000, exactamente el 17/01/2000, se realizó la mudanza del sistema de agendamiento de consultas electivas, delegando a los Departamentos Regionales de Salud de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Barretos y en esa época incluía también São João da Boa Vista, área de cobertura del Hospital, el agendamiento de nuevos pacientes directamente, mediante concertación de las vacantes con las Direcciones de los Departamentos Regionales. Eso sig¬nifica que la primera atención del paciente pasa a ser hecha exclusivamente por la Unidad Básica de Salud de la ciudad donde reside, que encamina los casos más complejos al HC responsable por la atención terciaria. Así fue creada la Central de Agendamiento de Consultas Electivas en las Dire¬cciones Regionales de Salud (DIR’s) de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Franca y São João da Boa Vista. Todo paciente se presenta en el HC Campus con día y hora de la consulta marcada. Así, el Hospital pasó a tener 100% de los pacientes registrados. Con eso el grado de complejidad en pacientes aumentó reflejando la implicación del Hospital como referencia terciaria en el SUS. Lo mismo ocurrió con la reorganización del flujo de urgencias y emergencias, mediante la implantación de la Central Única de Regulación Médica de Urgencia y Emergencia en la Unidad de Emergencia en la misma fecha.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Leia mais” title=”Lea más ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Centro Integrado de Serviços de Apoio – ClSA

No mesmo ano, foi implantado o GEAVIDAS, atualmente, SEAVIDAS, que se constitui em um Grupo de trabalho que presta atenção às vítimas de violência doméstica e agressão sexual e tem por objetivo o planejamento de ações para a viabilização de uma assistência efetiva às vítimas, no município de Ribeirão Preto.

O sucesso do Hospital, iniciado em meados do século passado, continua no começo do século XXI, desta vez devido às pesquisas desenvolvidas. O HC ganhou notoriedade com as intervenções inéditas com células­ tronco no Brasil realizadas pela equipe de Imunologia do Departamento de Clínica Médica. Em 2001, o alvo era casos de doenças reumáticas autoimunes. A equipe retirou e reimplantou as células-tronco do paciente, depois de tratamento. Em 2002 foi feito o primeiro transplante para o trata­mento de Lúpus e Esclerose Múltipla. Como se não bastasse, em 2001 ocorreu, também, o primeiro transplante de fígado na região de Ribeirão Preto. Desde então, o Hospital das Clínicas passou a ser o ter­ceiro Centro Transplantador de Fígado do interior paulista. Coordenado pelo Depar­tamento de Cirurgia, o trabalho mobilizou uma equipe de 40 profissionais, entre mé­dicos, enfermeiras e auxiliares, treinados nos melhores centros do Brasil e exterior para este tipo de cirurgia.

Certificado de Qualidade

O Centro Regional de Hemoterapia, em agosto de 2001, ganhou novas instalações, consolidando ainda mais sua posição com um dos melhores centros hemoterápicos do interior do país. Foram inaugurados o Banco de Sangue de Cordão Umbilical, Laboratório de Criobiologia e os Anexos de Ensino, que marcam o início das atividades do Centro de Terapia Celular, um dos integrantes dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

As áreas de apoio também receberam benefícios. Ainda em 2001 foi inaugurado o Centro Integrado de Serviços de Apoio – ClSA. A construção deste prédio pro­porcionou melhor adequação às áreas administrativas e de apoio, além de libe­rar espaço para unidades de atendimento ao paciente no prédio principal.

Em dezembro de 2002, a partir de uma série de ações, com o objetivo de mudanças de rotinas e humanização do atendimento, o Hospital foi reconhecido como “Hospital Amigo da Criança”, iniciativa idealizada e implementada, conjuntamente, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Organização Mundial de Saúde – OMS e Ministério da Saúde.

Em solenidade realizada em Brasília, no dia 24 de maio de 2002, o Hospital foi contemplado com o Prêmio Qualidade Hospitalar 2001 – Categoria Nacional, pelo Ministério da Saúde, A premiação foi resultado de um avaliação anual feita pelo MS com os usuários de toda a rede hospitalar conveniada ao SUS, que contava, á época, com 6.493 hospitais de todos o país, entre públicos, filantrópicos e privados, o que correspondia a 487.058 leitos e 12,5 milhões de internações ao ano. A pesquisa sobre a satisfação dos usuários foi realizada através de cartas enviadas às pessoas, que tiveram internadas em toda a rede, em 2000. O HCFMRP-USP ficou entre os 10 primeiros colocados.

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Período 2000/2002:” title=”Otros Hechos Destacados del Período 2000/2002:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Local também conhecido como mini rodiviária do HC

Área de apoio ao paciente

 
 
 
 
 
 
 
 

– Instalação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE.
– Ativação da Enfermaria de Curta Permanência em Psiquiatria.
– Criação do Serviço de Cirurgia Bariátrica.
– Criação do Centro de Preparo de Nutrição Parenteral na Divisão de Assistência Farmacêutica.
Inauguração de Área de descanso para os pacientes, ao lado do Ambulatório, com quiosques, sanitários, fraldário, lanchonetes e ampliação do terminal de ônibus municipais.
Estabelecimento de parcerias com instituições de ensino da área da Saúde e Convênio com Hospitais para cursos de formação e aprimoramento dos profissionais de saúde e campo de treinamento e ensino para os médicos residentes, em atividades médicas de média complexidade.
Fusão das Maternidades do HC Campus e Unidade de Emergência, com a desativação da Maternidade da U.E. Assinatura de convênio com Fundação Sinhá Junqueira e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, para que o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP, passasse a supervisionar os leitos da MATER.

MATER instalada no bairro Quintino Facci II

Centro de Reabilitação

 
 
 
 
 
 
 
 

–  Implantação do Centro Integrado da Qualidade.
–  Criação do Centro de Voluntariado .
–  Início do Funcionamento da Biblioteca Itinerante para os Pacientes.
–  Início do Funcionamento da INTRANET.
–  Laboratório Central de Patologia Clínica conquista a certificação ISSO 9002/94.
– Inauguração do Centro de Convenções Ribeirão Preto, administrado pela FAEPA, ao lado da Unidade de Emergência, no quadrilátero do antigo Seminário.
– O Serviço de Otorrinolaringologia passa a ser um Centro de Referência Nacional pelo SUS para a correção de deficiência auditiva, com colocação de implante coclear.
– Criação do Serviço de Oncologia, com a implantação de um programa de Residência Médica em Oncologia, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica e Ministério da Educação.
– Reinauguração das novas instalações da Central de Quimioterapia Ambulatorial com a reformulação total do Serviço de Radioterapia.
– Criação do Centro de Reabilitação e Medicina Esportiva, atualmente, Centro de Reabilitação vinculado à Rede de Reabilitação “Lucy Montoro”.
–  Criação do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais.

Laboratório de marcha do Centro de Reabilitação (CER)

Centro de Convenções de Ribeirão Preto

[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
Edificio del HC Infantil en primer plano. Al fondo el Hospital de Clínicas

Inicio de la Gestión del Prof. Dr. Milton Roberto Laprega el 01/03/2003, que fue concluida en 18/01/11

El Hospital elaboró un proyecto para implantación de la Unidad Secundaria Santa Tereza, unidad de internación hospitalaria y atención quirúrgica que acabó dando origen al Hospital Estatal de Ribeirão Preto, una unidad cuyas obras se iniciaron en el segundo semestre de 2005 e inauguraron en 2008 administrada en la modalidad de Organización Social de Salud por medio de la FAEPA.

Hace algún tiempo el Hospital venía discutiendo la necesidad de concentrar toda la atención prestada a los niños y adolescentes en un único espacio, armónicamente integrado y humanizado, con personal especializado para proporcionar una atención calificada a esos pacientes. Así, se elaboró un proyecto de construcción de un edificio con seis pisos en el área del antiguo Almacén, que concentrara el Centro de Rehabilitación en la planta baja y el Centro de Cirugía de Epilepsia debidamente ampliado en el 6º. Piso. Los demás pisos, destinados a las áreas altamente especializadas, propias de un Hospital para atención terciaria y cuaternaria, dieron origen al edificio del HC Infantil, un Hospital con 233 camas que está previsto para abrigar enfermerías, Centro Obstétrico, Guardería, Alojamiento conjunto, CTI’s Pediátrico y Neonatal, Centro de Cirugía de Epilepsia y apoyo académico.

Recepción del HC Infantil

Por medio de convenio firmado con el Ministerio de Salud, en julio de 2004, posibilitó la liberación de recursos para iniciar la construcción del área física del Centro de Rehabilitación.

El Hospital recibió la certificación como Hospital de Enseñanza después de auditoría realizada en noviembre de 2004 que viene siendo renovada cada dos años. La certificación es el resultado del programa de reestructuración de los Hospitales Universitarios que atienden por el Sistema Único de Salud – SUS. En este Programa, los HU’s deben dar prioridad a la investigación y a la asistencia médica de alta complejidad y elaborar Planes Operativos, que informen de forma sucinta las actividades desarrolladas y las metas institucionales.

En la misma época se realizó un trasplante inédito autólogo de células tronco para el tratamiento de la esclerosis lateral amiotrófica con gran repercusión en el escenario nacional. Por primera vez, la enfermedad neurológica, que ocasiona de manera irreversible la falencia progresiva de los músculos, tiene la expectativa de tratamiento sin necesidad de que el trasplante sea hecho con la ayuda de un donador.

Unidad de Investigación Clínica

Se realizó el primer tras¬plante de células-tronco de la médula ósea en el mundo para tratamiento de Diabetes Mellitus tipo I.

El equipo de Urología del Departamento de Cirugía hizo, en 2004, un trasplante renal entre vivos con retiro del riñón derecho del donador por video-laparoscopía – proce¬dimiento inédito en el país.

En la parte administrativa el Hospital implementa, en 2005, la Gerencia General del Ambulatorio – GGA que instituye una visión moderna de administración por procesos, abarcando el Servicio de Archivo Médico, el Servicio de Control de Camas y Pacientes, el Servicio Social Médico y el Servicio de Porterías y de Enfermería Ambulatoria.

También es instituido el nuevo portal www.hcrp.usp.br, más actualizado, con informaciones más detalladas del funcionamiento del Hospital para toda la comunidad.

Otro hecho importante fue la consolidación de la Unidad de Investigación Clínica – UPC que pasó a integrar una red nacional de investigación clínica con otros hospitales vinculados a las instituciones de enseñanza del país, buscando la disponibilidad de infraestructura básica para el desarrollo de todas las fases de ensayos clínicos de fármacos, procedimientos, equipos y dispositivos para diagnóstico.

Nutrición HC Campus

En 2006, se inauguraron las nuevas instalaciones del Banco de Leche y de la División de Nutrición y Dietética del HC Campus, habiendo sido ampliada la Central de Quimioterapia, para atender los patrones de la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria – ANVISA. También se inauguró la casa, en el Campus Universitario, que pasó a abrigar el Centro Integrado de Estudios de Malformaciones de Rostro – CIEDEF, el Centro de Respirador Bucal – CERB y el Centro de Investigación y Rehabilitación en Audición y Equilibrio – CPRA.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”ESPAÇO” _builder_version=”3.0.64″ custom_padding=”40px|||” /][et_pb_toggle admin_label=”Período 2003/2006″ title=”OTROS REGISTROS DESTACADOS EN EL PERÍODO 2003/2006″ _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Equipe do 1º Implante Coclear

– Laboratório de Patologia Clínica conquista a certificação isso 9002/2000.
– Lançamento do Programa Hospital Amigo do Meio Ambiente – HAMA.
– Realização da 1ª. Cirurgia de Implante Coclear.
– Projeto Classe Hospitalar é premiado nacional e internacionalmente como iniciativa de Boa Prática pelo Programa para os Assentamentos Humanos, realizado pela ONU. Ainda, foi classificado entre os 20 finalistas do ciclo de premiação do Programa de Gestão Pública e Cidadania das Fundações Ford e Getúlio Vargas.
– Inauguração da Unidade de Transplante de Fígado.
– Realização de transplante duplo inédito de fígado e rim pela Equipe de Transplante de Fígado.
– 2006: Comemoração dos 50 anos com uma agenda de atividades, como o lançamento da nova logomarca do Hospital, visita do Governador e do Secretário de Estado da Saúde, lançamento de Revista Comemorativa e outros eventos realizados no decorrer do ano.
– Implantação da Pesquisa de satisfação dos pacientes internados e de ambulatório.
– Pioneirismo na realização, pela primeira vez, no Brasil, do Transplante Haploidêntico de medula óssea.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Central de Residuos recibe cerca de 6 t. de residuos por mes

En 2007, el Hospital adhirió al Programa Compromiso con la Calidad Hospitalaria – CQH, que tiene por objetivo la mejora continua de la calidad de la atención en los servicios de salud, estimulando la participación y la autoevaluación de los servicios, incentivando el cambio de actitudes, principalmente de grupos multidisciplinarios en los procesos de atención. También se implantó el Programa Gestión a la Vista que tiene como objetivo la creación de indicadores de rendimiento para el acompañamiento de las actividades de todas las Unidades del Hospital, posibilitando el establecimiento de un Plan de Metas institucional, que genera una cultura de información gerencial, que posibilita la mejora continua por medio del análisis de los resultados.

En lo que se refiere a la Gestión Ambiental se implantó un nuevo sistema para tratamiento de los efluentes de formol, con recursos del Gobierno del Estado, así como se creó una Central de Residuos de Servicio de Salud, con depósitos de residuos químicos, reciclables y desechos radioactivos, habiendo conquistado el Hospital el premio “Hospital Amigo del Medio Ambiente” en los años 2008 y 2009.

En cuanto a la gestión de personas se implantó el Premio Incentivo – PIN para todos los empleados, que se constituyó en un valor financiero establecido por categorías distintas, o sea básico, medio y universitario, pagado mensualmente, por el Hospital.

En el área de Gestión Hospitalaria se destacó la realización del primer Planeamiento Estratégico para el período 2009/2011, con la definición de la Misión, Visión y Valores:

Misión

Desarrollar y practicar Asistencia, Enseñanza e Investigación en Salud por medio de la búsqueda permanente de la excelencia y contribuyendo a la mejora de la calidad de vida de la población.

Reunión para discusión del planeamiento estratégico del HC.

Visión

Ser reconocido nacional e internacionalmente como referencia en atención a la salud, generación del conocimiento, formación y capacitación profesional para la valorización de la vida.

Valores

Ética, Humanismo, Responsabilidad Social, Perfeccionismo e Innovación, Competencia Personal, Comprometimiento Institucional y Compromiso con la Calidad.

En el área asistencial, un evento destacado fue la inauguración del Centro de Rehabilitación vinculado a la Red de Rehabilitación “Lucy Montoro” y del Hospital Estatal de Ribeirão Preto – HERP, que inició sus actividades administrado por el Hospital de Clínicas con intervención de FAEPA con el objetivo de atender la demanda regional por la atención a la salud de media complejidad y servir de campo de enseñanza para la FMRP-USP. El Hospital Estatal actualmente es administrado por la FAEPA, en la modalidad de Organización Social de Salud.

Hospital Estatal de Ribeirão Preto

Por medio de investigación realizada por la Secretaría de Estado de la Salud, en 2008, con los usuarios del SUS, mostró que el Hospital de Clínicas fue el segundo mejor Hospital del Estado en el Programa de Satisfacción de los usuarios del Sistema Único de Salud y Control de la Calidad de la Gestión de Servicios.

En 2009 se inauguró el Centro Estatal de Referencia a la Salud de la Mujer – MATER y en 2010, el Hospital, con intervención de FAEPA, asume el Hospital Estatal de Américo Brasiliense que, junto con el Hospital Estatal de Ribeirão Preto pasaron a integrar el complejo hospitalario gestionado por el HCFMRP-USP/FAEPA.

Hospital Estatal de Américo Brasiliense – HEAB

 

Para a concretar la jerarquización de la atención en atención primaria y secundaria no hospitalaria, el HCFMRP- USP mantiene un convenio con la Prefectura Municipal de Ribeirão Preto y la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto -USP para actuación en el Centro de Salud Escuela “Joel Domingos Machado” y en el Centro Médico Social Comunitario de Vila Lobato.

Además, el Hospital conquista el Sello de Conformidad del Programa Compromiso con la Calidad Hospitalaria – CQH.

En 2009, el Servicio de Gerenciamiento de la Calidad de los Laboratorios, dando soporte a las actividades del proyecto de investigación del NIH – National Institutes of Health (USA), pasó a atender las directrices de la División de AIDS del National Institute of Allergy and Infectious Disease, coordinada por el Núcleo de Estudios de Infección Materno Infantil. Desde entonces, las auditorías del NIH han sido anuales.

Centro de Endoscopia

Otro evento destacado en 2009, fue la calificación del Hospital Estatal de Ribeirão Preto como mejor Hospital del Estado de São Paulo, por la Secretaría de Estado de la Salud por medio de evaluación hecha por los usuarios del SUS.

En 2010, el Centro de Endoscopia inauguró nuevas y modernas instalaciones, con 4 salas para endoscopia terapéutica, 2 salas para endoscopia diagnóstica, sala específica para exámenes radiológicos e infraestructura necesaria que permitió la duplicación de la capacidad de atención de pacientes.

También se realiza la primera Cirugía Bariátrica por Laparoscopia y el primer Trasplante de Hígado en niños.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 2007/2010″ title=”OTROS REGISTROS DESTACADOS EN EL PERÍODO 2007/2010″ _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Capa da Revista Qualidade de 2012

– Implantação do Projeto Paciente cidadão, onde é feito um esclarecimento à população usuária não residente em Ribeirão Preto, sobre os direitos preconizados pelo TDF – tratamento fora de domicílio, conforme Portaria 55/99 do Ministério da Saúde.
– Implantação da Pesquisa de Clima Organizacional.
– Inauguração do Banco de Células Tronco de Cordão Umbilical junto ao Hemocentro.
– Introdução de Procedimentos Inéditos no Serviço de Radioterapia, com a aquisição de novos equipamentos.
– Inauguração das instalações reformadas da Divisão de Nutrição e Dietética.
– Hospital recebe a premiação “Menção Honrosa” pelas melhores práticas de gestão, com o tema “Sistema de Referência e Agendamento de Consultas via Internet em um Hospital de Ensino Público”.
– Implantação da Divisão de Hotelaria Hospitalar, em substituição à Divisão de Atividades Complementares.
– Entra em funcionamento o novo equipamento de ressonância nuclear magnética de 3t, adquirido com recursos da FAPESP.
– HC e CPFL assinam Termo de Compromisso de prestação de serviços de eficientização energética, que possibilitou a doação e instalação de, cerca de 5000 novos conjuntos de luminárias, objetivando a redução do consumo de energia.
– Entra em desenvolvimento o Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP pelo Centro de Informações e Análises – CIA.
– Lançamento da Revista Qualidade HC.
– Inauguração do Restaurante do Centro de Vivência.
– Realizado o primeiro transplante de medula óssea não aparentado de células tronco.
– Inaugurado o Serviço de Reabilitação Visual no CER.
– Inauguração da Unidade Coronariana na Unidade de Emergência.
– Hospital conquista o 1º. Lugar na captação de múltiplos órgãos no Estado de São Paulo.
– Implantação da nova Intranet.
– Implantação da Pesquisa de Satisfação do Usuário no ambulatório.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Imagen del área administrativa del Banco de Tejidos

Inicio de la gestión del Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá el 19/1/2011 que perduró hasta el 10/3/15.

En 2011 se inauguró el Núcleo de Telesalud – NUTES, que tiene como objetivo la atención a la salud, propiciando la capacitación profesional y trayendo mejoras a la atención de los pacientes, en situaciones en las que la distancia es un limitador para la enseñanza. Así, el Hospital pasó a integrar oficialmente la Red Universitaria de Telemedicina – RUTE, que es un proyecto del Ministerio de la Ciencia y Tecnología, que tiene como objetivo principal la formación profesional a distancia.

En junio de 2011 se inaugura una Enfermería en el Campus para tratamiento en Oncología Clínica, con equipos médico y de enfermería especializados.

Programa Hospital Amigo del Medio Ambiente

El Hospital inauguró, en julio, en la Unidad de Emergencia, el Banco de Tejidos Humanos, el séptimo de Brasil en tejido osteomuscular y el tercero de piel. El Banco se planeó para atender la deficiencia en la obtención de tejidos músculo-esqueléticos y para suplir importante laguna en los procedimientos médicos de alta complejidad en el Hospital, que atiende las regiones de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos e São João da Boa Vista.

El Hospital recibió el premio denominado “Amigo del Medio Ambiente 2011”, concedido por la Secretaría de Estado de la Salud, con el trabajo titulado “Gerenciamiento Ambiental, 10 años Cuidando el Medio Ambiente y a las Personas”.

También le fue concedido al Hospital de Clínicas, la certificación ORO en Electrocirugía Segura al Bloque Quirúrgico del HC Campus y de la Unidad de Emergencia. Esta certificación forma parte del programa “Soluciones Integradas para la Salud”, para certificar instituciones de salud, que mantienen prácticas y procedimientos hospitalarios, de acuerdo con la orientación de las guías nacionales e internacionales de buenas prácticas.

Imagen de la campaña de divulgación del plan de expansión del Hospital de Clínicas

La Maternidad del Hospital de Clínicas, que es referencia por tener como foco el acompañamiento de gestación de alto riesgo, fue además la segunda mejor evaluada en el Estado de São Paulo, en 2011, según opinión de los usuarios del Sistema Único de Salud – SUS.

En 2012 el Hospital recibió la visita del CQH – Compromiso con la Calidad Hospitalaria y alcanzó la puntuación de 95,51, de un total de 100 puntos, lo que culminó con el mantenimiento del Sello de Conformidad.

Atendiendo la legislación que trata del Acceso a la Información (ley 12.527/11) el Hospital dispuso el Servicio de Información al Ciudadano – SIC que permite que cualquier ciudadano pueda obtener datos acerca de las actividades del órgano público, sea de interés público o particular.

Un hecho destacado fue el inicio de la ejecución de un Plan de Expansión de las Actividades Asistenciales para los próximos años, cuando el Hospital obtuvo del Gobierno del Estado después del proyecto presentado en la Secretaría de Estado de la Salud, dentro del Programa de Modernización de los Hospitales de Enseñanza, recursos del orden de R$ 107.601.612,00 (Ciento Siete Millones, Seiscientos Un Mil, Seiscientos Doce reales) para el trienio 2012/2014, para terminar el HC Infantil, realización de obras y adquisición de equipos, con el objetivo estratégico de fortalecer la misión hospitalaria, especialmente en la organización de la atención de alta complejidad, de acuerdo con la jerarquización del SUS.

Cláusula de Consentimiento

Entre los proyectos aprobados destacamos el reinicio de la obra del HC infantil, que estuvo parada durante algunos años, con la ampliación del Centro de Rehabilitación e inclusión del Ambulatorio de Ortopedia, nuevas áreas para la Unidad Coronaria en el Campus y en la UE, Centro de Trasplantes de Órganos, Unidad de Terapia Intensiva Pos Operatoria, implantación del Centro de Otorrinolaringología y Fonoaudiología, expansión de la Unidad de Diálisis, ampliación del Centro de Ciencias de la Imagen y Física Médica para abrigar nuevos equipos, implantación de la Unidad Vascular en la Unidad de Emergencia y finalmente, ampliación del Centro de Terapia Intensiva para 40 camas.

Es importante registrar que para hacer viable el funcionamiento del HC Infantil y la expansión de las actividades del HC Campus y de la Unidad de Emergencia el Gobierno del Estado, mediante la edición de la Ley Complementaria 1253 del 4/9/14, autorizó la ampliación de la plantilla de personal en 1.562 funciones pasando a contar el Hospital con una plantilla de personal previsto de 6.672 funciones.

Número de cirugías realizadas en el Hospital de Clínicas.

Otro hecho importante para las actividades asistenciales fue la implantación del proyecto piloto de la Farmacia Clínica en las Unidades de Enfermería del 4º piso y de atención farmacéutica en el Ambulatorio de Enfermedades Infecciosas de la Unidad Especial de Terapia de Enfermedades Infecciosas – UETDI, además de la Unidad de Emergencia.

En el área de asistencia, el Hospital, en cumplimiento a lo establecido en el Código de Ética Médica estableció la obligatoriedad de rellenar la Declaración de Consentimiento Libre y Esclarecido (TCLE) precediendo a la realización de cualquier procedimiento quirúrgico o invasivo y también en la internación hospitalaria para tratamiento clínico o investigación del diagnóstico. El objetivo principal es asegurar el derecho del paciente a la autonomía en aceptar o no determinado procedimiento médico, después de ser informado de los potenciales riesgos y complicaciones, así como de los beneficios.

Además, siguiendo la directriz de la Organización Mundial de Salud – OMS, el Hospital implantó en 2012 el protocolo de Cirugía Segura, que incluye todo un proceso que comienza en el momento de la admisión del paciente quirúrgico, pasa por la información al paciente en cuanto al procedimiento, por la firma de la Declaración de Consentimiento Libre y Esclarecido, por la visita pre-operatoria y todo un check-list que termina en el momento del alta, cuando las orientaciones adecuadas son imprescindibles para una recuperación exitosa.

Equipo del Banco de Leche Humana del HC

Debemos destacar la implantación del Centro de Medicina Genómica, que pasó a tornar disponibles nuevas tecnologías genómicas para la asistencia y para el desarrollo de investigaciones basadas en el análisis del genoma, cuya estructura ofrece soporte para docentes, investigadores, y entrenamiento en biología molecular para técnicos, estudiantes y médicos residentes, además de ofrecer el diagnóstico, inclusive de enfermedades raras.

Considerando la necesidad de mejorar el desempeño del Bloque Quirúrgico, el Hospital adoptó varias acciones simultáneas, que cambiaron de forma significativa la gestión del área, con la contratación de un Coordinador Médico, médicos anestesistas en período integral, revisión del Reglamento Interno, implantación de un sistema informatizado que además de controlar las salas quirúrgicas permite controlar costos y elaborar informes con mayor precisión. También controla todo el proceso de trabajo, a partir de la inclusión del paciente en la lista de cirugía y programación que pueden ser hechos por los médicos-cirujanos en cualquier computadora del Hospital. Con eso, se implantó también el Ambulatorio Pre-Anestésico en el Ambulatorio General, con la finalidad de hacer la evaluación pre-quirúrgica de los pacientes encaminados para procedimientos quirúrgicos realizados en el Bloque Quirúrgico con el objetivo de evitar internaciones innecesarias para la preparación del paciente, así como se inauguró la Unidad de Terapia Intensiva Pos-Operatoria, anexa al Centro de Recuperación para pacientes sometidos a cirugías de alta complejidad que requieran cuidados intensivos.

Código de Ética Organizativa distribuido a los funcionarios

La deshospitalización del paciente crónico, con alta dependencia, además de que dejó de ser considerado como de alta complejidad, constituye un trabajo de éxito implantado por el Equipo de la Unidad de Emergencia.

Una asociación de la U.E. con el Departamento Regional de Salud XIII y el Municipio de Ribeirão Preto, hizo viable la transferencia de pacientes crónicos internados en la U.E. a las Santas Casas de São Simão, Guariba e Altinópolis.

Como resultado inmediato, estas transferencias hicieron que el número de pacientes internados en la enfermería de Neurología de la U.E. tuviesen un aumento de 100% y la UTI adulto un aumento en su rotación en torno de 25%, en comparación con su serie histórica de ocupación.

Es importante registrar que la Unidad de Emergencia hace el acompañamiento de los pacientes que fueron enviados a las Santas Casas, inclusive con la responsabilidad de puerta abierta en aquella Unidad en caso de complicaciones. Además de haber disminuido el número de pacientes crónicos en la Sala de Urgencia este proyecto propició mayor calidad técnica en la atención y en la humanización para los pacientes y los familiares.

El Banco de Leche Humana del HCFMRP-USP recibió la denominación de Banco de Leche Humana “Anália Ribeiro Heck””, en homenaje a la Sra. Anália, empleada jubilada del Hospital que durante muchos años, en calidad de Coordinadora del Banco de Leche, realizó un trabajo incansable de incentivo, apoyo y protección a la Lactancia Materna, actuando en las actividades de asistencia preventiva y curativa de las complicaciones mamarias de la fase de lactancia. El Banco de Leche Humana, recibió, en 2013, un certificado de excelencia “Categoría Oro”, por iniciativa resultante de Convenio con el área de la Salud de la Infancia y Lactancia Materna del Ministerio de la Salud, por su relevante desempeño.

En 2013 se oficializó el Consejo Administrador de Atención Nutricional – COGEAN, que tiene la función de proporcionar mayor integración entre el Curso de Nutrición y Metabolismo de la FMRP-USP y la División de Nutrición y Dietética del Hospital para promover la asistencia nutricional integrada con resultados positivos para los pacientes.

Una investigación realizada por el equipo médico y de enfermería del Servicio de Trasplante de Médula Ósea en el HCFMRP-USP sobre el uso de células tronco para tratamiento de diabéticos fue premiada en la edición de 2014 del Premio L’Oreal Mujeres en la Ciencia.

Lo que se destaca en las acciones de enseñanza es la institución del Curso de Maestría Profesional en Administración de Organizaciones de Salud de la USP por el Hospital y la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto, en asociación con la Facultad de Economía, Contabilidad y Administración de Ribeirão Preto – FEARP. El curso tiene como objetivo formar y capacitar profesionales calificados para el ejercicio de la práctica profesional avanzada buscando mejorar la eficiencia y eficacia de las organizaciones públicas y privadas.

En el área de gestión de personas, el Hospital instituyó el Código de Ética Organizativa con la pretensión de orientar la conducta y el comportamiento de los empleados y de todos los que se relacionan con la Institución, para garantizar una buena convivencia social y profesional en el ejercicio de su Misión y Visión.

El Centro de Recursos Humanos creó el Boletín Informativo de Elogios como forma de incentivar a los empleados y aumentar la sinergia, trayendo mejora en el ambiente de trabajo.

Se creó también el Grupo de Reeducación Alimentaria con el objetivo de mejorar la calidad de la alimentación de los empleados y promover cambios hacia hábitos más saludables y prevención de enfermedades relacionadas con el sedentarismo.

Se instituyó también el Servicio de Atención Especializado de Salud para los Empleados – SAESF, que se constituyó en un programa de especialidades médicas que se destina a la atención electiva de empleados, por médicos en la Unidad de Atención de pacientes con Convenio que viene trayendo mucha agilidad en la atención de salud de los empleados, con reflejos positivos en el retorno rápido al trabajo debidamente curados.

Varias adecuaciones se efectuaron en la Estructura Organizacional del Hospital para racionalizar las actividades y mejorar el desempeño. Especialmente en lo que se refiere al desmembramiento del antiguo CECIN que concentraba las atribuciones de la División de Ingeniería y del Centro de Ingeniería Clínica – CEC pasando esas dos unidades a actuar de forma independiente, pero inter-relacionadas, de acuerdo con la necesidad del servicio.

La Procuraduría Jurídica, que trabajaba muy sobrecargada, pasó a integrar la Procuraduría General del Estado y recibió tres Procuradores de Estado más, uno de ellos Jefe de la Consultoría Jurídica, lo que constituyó un avance para la mejora del soporte jurídico prestado a las áreas del Hospital, mejorando cualitativa y cuantitativamente los trabajos desarrollados.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Período 2011/2014:” title=”OTROS HECHOS DESTACADOS EN EL PERÍODO 2011/2014:” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Imagem do novo estacionamento com quase 800 vagas para ônibus, vans e veículos particulares

– Realização do Planejamento Estratégico com estabelecimento do plano de metas para o período 2011/2014.
– Construção do novo estacionamento – Estacionamento Geral.
– Construção da área de apoio aos pacientes junto à Guarita IV (com banheiros, lanchonete e área de descanso) e sistema viário.
– Inauguração da sede do SEAVIDAS – Serviço de Atendimento à Violência Doméstica e Agressão Sexual.
– Inauguração da Enfermaria com 08 leitos para tratamento em Oncologia Clínica.
– Início do funcionamento de postos de coleta de material para exames laboratoriaIS, no Centro de Saúde Escola e na Unidade de Emergência e nos municípios de Batatais e Serrana.
– Reorganização da Assessoria de Imprensa, atualmente denominada de Assessoria de Comunicação, com a contratação de mais um jornalista.

Serviço de Arquivo Médico

– Realização da Pesquisa de Clima Organizacional.
– Reforma da área da Medicina Nuclear para a instalação do aparelho SPECT-CT.
– Construção dos depósitos de resíduos recicláveis e resíduos químicos.
– Perfuração de um poço tubular profundo.
– Reforma da área para as novas instalações do Serviço de Arquivo Médico.
– Construção da área de apoio aos pacientes junto à Guarita IV (com banheiros, lanchonete e área de descanso) e sistema viário.
– Inauguração da sede do SEAVIDAS – Serviço de Atendimento à violência doméstica e agressão sexual.
– Inauguração da Enfermaria com 08 leitos para tratamento em Oncologia Clínica.
– Início do funcionamento de postos de coleta de material para exames laboratorial, no Centro de Saúde Escola e na Unidade de Emergência e nos municípios de Batatais e Serrana.
– Reorganização da Assessoria de Imprensa, atualmente denominada de Assessoria de Comunicação, com a contratação de mais um jornalista.

Projeto Beira leito

– Reinício do funcionamento do Centro de Preparo de Nutrição Parenteral.
– Lançamento do livro “Protocolos Clínicos e de Regulação: Acesso à Rede de Saúde”, sob a coordenação do Prof. Dr. José Sebastião dos Santos, Docente do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRPUSP.
– Instituição da Comissão de Ética em Enfermagem.
– Adesão ao Programa de Melhoria do Gasto Público – Desperdício Zero instituído pelo Governo do Estado.
– Constituição de um Grupo de Treinamento e Desenvolvimento, com profissionais especializados, integrando todas as áreas de T&D.

Consultório dentário do HC

– Reforma da enfermaria de Psiquiatria na Unidade de Emergência.
– Divulgação do Manual Prático de Diálise Peritoneal organizado por médicos e enfermeiros do Hospital.
– Realização de cirurgias de implante coclear binaural.
– Criada a Unidade de Pesquisa Clínica na Unidade de Emergência.
– O Hospital, que faz parte da Rede Sentinela do Ministério da Saúde, por meio do Gerenciamento de Risco, recebeu da ANVISA a classificação A, pontuação máxima, como resultado da análise do monitoramento da Rede Sentinela no segundo semestre de 2013.
– Construção de um estacionamento com 800 vagas para carros, ônibus e ambulâncias, com cantina, sanitários, área de lazer para pacientes e acompanhantes.

– Reforma do 9º. e 10º pavimentos para instalação do Centro de Transplantes de Órgãos.
– Ampliação do Serviço de Odontologia Hospitalar.
– Restauração da fachada da Unidade de Emergência.
– Criação do Grupo de Feridas que, por meio do atendimento multiprofissional, multidisciplinar e integrado atende pacientes internados, portadores de feridas, fazendo um trabalho humanizado, preventivo e curativo.

Equipe do Grupo de Feridas

– Inauguração das novas instalações ambulatoriais da Unidade de Pesquisa Clínica.
– O Hospital Estadual de Américo Brasiliense – HEAB foi vencedor da 4ª. Edição do Prêmio Melhores Hospitais do Estado, na categoria internação humanizada, pela pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com opinião dos pacientes usuários do SUS.
– Além do HEAB, mais duas unidades administradas pela FAEPA, também, foram premiadas: A farmácia de medicamentos excepcionais de Franca e o Hospital Estadual de Ribeirão Preto – HERP. O Hospital Estadual foi premiado na categoria internação humanizada e a Farmácia MEDEX em 1º. Lugar na categoria Farmácia de Alto Custo.
– A pesquisa desenvolvida no HCFMRP-USP conquistou o primeiro lugar na 14ª. Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (14ª. Expoepi), que acontece, anualmente, em Brasília. O trabalho apresentado foi “Gestão do Cuidado em HIV/AIDS: resultado do impacto da atuação do farmacêutico clínico na adesão à terapia antirretroviral”, desenvolvido na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas – UETDI.
[/et_pb_toggle][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Equipo de trabajo durante encuentro que discutió el planeamiento estratégico del Hospital

Inicio de la gestión del Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel, como Superintendente: 11/3/15

En mayo de 2015 se inició la atención ambulatoria en las nuevas instalaciones del HC Infantil que busca la atención integral y acogida adecuada de los niños y adolescentes. Para allí se transfirieron los ambulatorios pediátricos de especialidades clínicas y Quirúrgicas. El Centro de Rehabilitación – CER inició las actividades en las nuevas instalaciones en junio de 2015 en el 1er. piso en el edificio del HC Infantil que fue reformado y adecuado para rehabilitación de pacientes de alta complejidad y atención de pacientes ortopédicos.

La construcción del Planeamiento Estratégico de 2015/2018 se realizó en diversos eventos y reuniones de trabajo, tales como:

  • Simposio de Gestión Hospitalaria Estratégica tuvo como objetivo sensibilizar a los servidores del Hospital sobre la importancia del Planeamiento Estratégico y presentar experiencias de éxito de hospitales que trabajan hace algún tiempo con esa metodología. Además en el fueron también presentados los resultados del cierre de las acciones del Planeamiento Estratégico 2011-2014. El evento fue abierto a la participación de toda la comunidad hospitalaria.
  • Taller de trabajo para análisis de ambientes interno y externo con participación de invitados específicos, representantes de servicios del Hospital y de la FMRP-USP. Para determinar las oportunidades de mejoras y amenazas del ambiente externo y los puntos fuertes y débiles del ambiente interno los participantes fueron subdivididos en grupos de trabajo.
  • Presentación de los resultados en evento abierto a la participación de la comunidad hospitalaria.
  • Definición de los Objetivos Estratégicos en nuevo taller de trabajo con participación de los mismos invitados del taller anterior, que fueron: miembros del Consejo Deliberativo, directores y coordinadores de área del HCFMRP-USP, asociaciones representativas de empleados y residentes del HCFMRP-USP, representantes de los Departamentos Clínicos, de las Comisiones de Graduación, Pos-Graduación, Investigación y de Cursos y alumnos de la FMRP-USP.
  • Reuniones de trabajo coordinadas por el equipo de la Asesoría Técnica con los responsables de las áreas para detallar los objetivos y los planes de acción para su cumplimiento. Estos planes de acción fueron detallados en el formulario elaborado utilizando la metodología del 5W2H.

El producto de este trabajo fue sometido a la Superintendencia y Consejo Deliberativo para su análisis y dar prioridad y aprobación del portafolio de Objetivos Estratégicos.

Red Centinela Anvisa

En el área de gestión de personas se creó en febrero de 2015 una comisión para evaluar las condiciones de salud de los trabajadores con 65 años o más. Cabe al Centro de Recursos Humanos acompañar la evolución de la franja etaria de los trabajadores y encaminar al Servicio Especializado en Seguridad y Medicina del Trabajo – SESMT para la realización de los exámenes periódicos una vez por año.

En agosto de 2015, la Institución recibió de la ANVISA el resultado del análisis del control de la Red Centinela referente al año 2014 y por segundo año consecutivo el hospital recibió una de las mejores notas en Gestión de Riesgo y Seguridad del Paciente entre las 215 instituciones hospitalarias que participan de la Red Centinela. La evaluación categorizó las Instituciones en A, B o C de acuerdo con la puntuación. El Hospital de Clínicas fue clasificado en la categoría A con 36,61 de los 37 puntos.

El Banco de Tejido Humano y de Huesos del Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto hizo su primer trasplante. En el ambulatorio de cadera del HC hay una fila de pacientes a la espera de un trasplante de huesos, la mayoría formada por personas que tuvieron cáncer óseo y necesitan el material para cambiar las prótesis debido a desgaste.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”PRÊMIOS DE DESTAQUE ” title=”PRÊMIOS DE DESTAQUE ” _builder_version=”3.0.64″ open=”off” border_style=”solid”]

Equipe do CTI

Prêmio para o CTI Campus

A Equipe de enfermagem do CTI Campus recebeu da divisão médico-hospitalar da 3 M do Brasil, a Certificação Diamante Prime em Prevenção de Lesões de Pele. O Programa 3M de Certificação em Prevenção de Lesão de Pele criado há 8 anos visa auxiliar as instituições a melhorarem suas práticas assistenciais. As Unidades do CTI Campus e Unidade de Emergência são as únicas de Instituição Pública a serem certificadas na categoria.

Banco de Leite do HC recebe certificado “Categoria Ouro”

Excelência em Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano “Enfermeira Anália Ribeiro Heck” recebeu certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro” por seu desempenho no ano de 2014, o nível mais elevado de qualidade em assistência. O título foi concedido pelo Programa de credenciamento de Bancos de Leite Humano, desenvolvido Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. O programa de Credenciamento de Bancos de Leite Humano é uma ação estruturante e reguladora para garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados pela Rede BLH-Br. O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas é Centro de Referência para o Interior de São Paulo.

Certificação da Sala de Apoio à Amamentação

A sala de apoio à amamentação do Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas recebeu a certificação pela Organização Mundial da Saúde por promover, proteger e apoiar a mulher trabalhadora que amamenta. Esta sala de apoio é para as mães que voltaram da licença gestante e continuam amamentando. Nesta sala as mães amamentam seus bebês e ainda fazem a coleta do leite e armazena para que, no fim de sua jornada de trabalho, possam levar o alimento para o seu bebê.

Hospital Estadual de Américo Brasiliense recebe Acreditação

O HEAB conquistou o selo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação – ONA. O processo de acreditação hospitalar iniciou em 2012 com o desafio de modificar a cultura de trabalho de todo o hospital, mantendo sempre o foco na segurança do usuário. Neste período, diversos processos foram implantados e aperfeiçoados, como, Identificação Correta do Paciente, Segurança nos Procedimentos Cirúrgicos, Higienização das Mãos para Prevenção de Infecções, Prevenção de Quedas, Segurança na Cadeia Medicamentosa e Prevenção de Úlcera por Pressão.

Hospital Amigo do Meio Ambiente

O Hospital recebeu pela 5ª vez o prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, na categoria destaque pelo descarte correto, seguro e eficaz dos medicamentos, junto ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

Certificado Hospital Amigo do Idoso

Hospital Amigo do Idoso

O Hospital foi certificado com Selo Inicial “Hospital Amigo do Idoso”, por ter cumprido as ações obrigatórias de acordo com as diretrizes do Programa.

Organização à Procura de Órgãos – OPO

O Hospital das Clínicas obteve o melhor resultado no Estado de São Paulo, como menor índice de recusa familiar de doação de órgãos, com cerca de 26,0% entre as cidades do Estado, enquanto a média estadual foi cerca de 46,6%. Este resultado foi graças a campanha permanente de incentivo à doação de órgãos realizada pela OPO, com cursos de capacitação de funcionários e palestras realizadas em escolas, igrejas, hospitais e empresas.

Serviço de Gerenciamento de Risco recebe melhor pontuação da ANVISA

Neste ano de 2016, em que o Hospital das Clínicas completa 60 anos, muitas obras importantes, como o HC Criança, a Unidade de Diálise, o Centro de Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e Cabeça e Pescoço, além de outras igualmente importantes, deverão estar concluídas e serão colocadas à disposição da população, que vão melhorar a qualidade do atendimento e a modernização da infraestrutura do Hospital para atender à demanda de alta complexidade.

Leitos operacionais HCFMRP-USP

Portanto, a história do Hospital não termina aqui. Compete ao Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel, atual Superintendente,escrever mais um capítulo dessa intensa jornada, que se constitui o dia a dia de um hospital público universitário, referência terciária e quaternária no sistema público de saúde, que passará a contar, nos próximos anos, com 1074 leitos.

O Hospital das Clínicas da FMRPUSP atualmente destaca-se pela consolidação de seus valores de excelência, pela vanguarda no desenvolvimento de tecnologia de ponta, na área da Saúde e principal­mente, pelo trabalho humanizado que vem realizando junto aos pacientes, que caracteriza a qualidade dos serviços prestados em prol da população de Ribeirão Preto e Região.

[/et_pb_toggle][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_sidebar area=”et_pb_widget_area_2″ remove_border=”on” _builder_version=”3.0.64″ custom_css_main_element=”background: #f5f5f5;” custom_css_widget=”padding: 20px;||margin:0px;” orientation=”left” background_layout=”light” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][:]

Translate »