Atuação da psicologia da unidade de Emergência diante da pandemia

[:pb]Por Patricia Cainelli
Validação Ana Ficher

Diante dos desafios decorrentes da pandemia que enfrentamos no momento, a Psicologia da Unidade de Emergência precisou refletir e reinventar uma nova identidade, buscando processos de trabalho que se adequassem e fossem eficientes diante do cenário de diferentes demandas e sofrimentos. Sendo assim, em consonância com a coordenação do Hospital, a Psicologia inovou com propostas de novas frentes de atuação e funcionamento em ações conjuntas com equipe multiprofissional.


Maria Laura Pereira Lopes Martins e Aline Antonechen atendem pacientes pediátricos e adultos covid19

 

Cuidando de quem cuida – A coordenadora do Serviço de Psicologia da UE, Ana Maria Ficher explica que “diante da situação atual, assustadora e ainda pouco conhecida, a Psicologia percebe como fundamental, ampliar ainda mais o foco de seu cuidado para os funcionários que são o alicerce do hospital para o cuidado aos pacientes, e que nesse momento podem apresentar temores, dúvidas, preocupações e angústias”.

Ana ressalta que “para tentar solucionar essa demanda, foram designadas psicólogas para atuarem nos setores no apoio emergencial à equipe e também está sendo estudada a estruturação de um serviço com horários e local definidos para essa finalidade.

Além de continuar realizando o atendimento à pacientes e familiares das clínicas, as psicólogas também estão empenhadas em auxiliar as equipes no acolhimento em situações pontuais.

 


Fernanda Longhini, psicóloga do CTI adulto, atende pacientes com covid e suas famílias. Também conduz o atendimento aos funcionários da UE, juntamente com a coordenadora Ana Ficher

 

Acolhimento aos pacientes – Para melhor atender os pacientes, o Serviço ampliou seu horário de funcionamento, passando a atuar na Unidade de Emergência de segunda a segunda, inclusive feriados e domingos, sendo que em alguns dias da semana, até às 22 horas da noite.

Os atendimentos continuam sendo presenciais, dentro do possível, a todos os pacientes internados e familiares.

 


Hellen Leite, psicóloga da Sala de Urgência e que atualmente cobre a noite na semana e domingos pela manhã 

 

Dentre as novas frentes de trabalho, destaca-se o plantão da Psicologia no Controle de Leitos. O Serviço atua junto aos profissionais desse setor na
chegada das famílias, na mediação de conflitos e dificuldades frente as novas restrições para a entrada no Hospital e também no acolhimento inicial aos familiares que procuram e precisam de novas formas de informação sobre a internação.

A Psicologia atua também no apoio aos funcionários do Controle de Leitos mediante às novas e desconhecidas demandas das rotinas e repercussões emocionais.

 


Bruna Meghelli é psicóloga da Sala de Urgência. Durante a pandemia, também faz o acolhimento às famílias e mediação de conflitos já na portaria no Controle de Leitos

 

Novas formas de contato – Diante da impossibilidade das famílias de ficarem próximas fisicamente dos pacientes e da equipe, a Psicologia, em conjunto com equipe multiprofissional, participa da elaboração de fluxos e protocolos de diretrizes terapêuticas para acolhimento em urgência e emergência em contexto pandêmico, incluindo a possibilidade do uso de equipamentos tecnológicos para videochamadas com as famílias.


Ana Maria Fortaleza Teixeira Ficher, coordenadora do Serviço de Psicologia na UE, destaca o comprometimento, envolvimento, flexibilidade e disponibilidade das psicólogas da equipe diante das demandas, principalmente durante a crise da pandemia.

 

Equipe que acolhe e transforma – O Serviço de Psicologia da Unidade de Emergência conta atualmente com sete psicólogas contratadas e três
psicólogas residentes. Para Ana, “a pró-atividade e o protagonismo da equipe no levantamento de demandas específicas de suas áreas de atuação e
propostas de novas ações de atendimento tem sido de fundamental importância”.

Ela destaca ainda que “cada uma das psicólogas atua com comprometimento, envolvimento, flexibilidade e disponibilidade diante do processo dinâmico em que ocorrem as demandas de uma unidade de emergência, principalmente durante a crise da pandemia”.

 


Fernanda Loureiro, Tutora da Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência da UEHCFMRP-USP


Bárbara Pimentel, Luiza Bortoleto, Isabela Urquidi, residentes do Serviço de Psicologia

 

Para retratar a importância do Serviço de Psicologia na Unidade de Emergência, especialmente neste contexto pandêmico, Ana recorre à reflexão de Cicely Saunders, médica, enfermeira, assistente social e escritora inglesa, reconhecida como a fundadora do moderno conceito de cuidados paliativos: “O sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida”.

 [:]

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »