Organização de Procura de Órgãos tem nova coordenação

[:pb]Por Marcos de Assis/Patricia Cainelli
Validação Dr Marcelo Bonvento

O médico intensivista Marcelo Bonvento assumiu a coordenação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) com a missão de, juntamente com a equipe, fortalecer a doação na região e alinhar as ações junto às centrais regionais e a Central Estadual de Transplante.

Além do coordenador da Organização de Procura de Órgãos, o doutor Marcelo também é médico intensivista do CTI da Unidade de Emergência, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Transplante de Órgãos e coordenador dos centros de terapia intensiva dos hospitais Ribeirânia e Especializado.

“É uma satisfação enorme poder compor essa excelente equipe”, comenta o novo coordenador. “O Hospital das Clínicas é referência nacional em doação de órgãos. Os resultados comprovam a excelência do trabalho realizado”, completa.

A pandemia do novo coronavírus trouxe novos desafios para OPO, que foram contornados com a realização de testes para pesquisa de Covid19 nos doadores, conforme recomendação das Central Estadual de Transplantes. Todos os pacientes elegíveis tiveram resultado negativo, o que possibilitou a doação de órgãos

Em 2020, no período de janeiro a 14 de maio, foram 75 notificações de potenciais doadores e 23 doações efetivas. Trinta e três órgãos salvaram vidas neste ano tão complicado (dois pulmões, 11 fígados, 19 rins e um coração). A OPO ficou em 2º lugar do interior com uma das menores recusas à doação.

Apesar dos bons indicadores, o doutor Marcelo, juntamente com as equipes, busca incessantemente aprimorar seus processos e melhorar seus resultados.

“Os familiares precisam ter segurança e confiança no trabalho realizado sempre”, afirma o doutor Marcelo. “Estamos tratando de vidas”, completa.

Confira a entrevista do doutor Marcelo Bonvento, novo coordenador da OPO.[:]

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »