Roseane venceu

[:pb]Por Patricia Cainelli

Maquiada, cabelo arrumado, roupa nova. Roseane estava linda para comemorar sua alta que chegou depois de quase 50 dias internada. Ela saiu sob aplausos e discursos emocionados dos familiares, amigos, equipe de saúde e amigos de trabalho que compareceram em peso para festejar a vitória da técnica de enfermagem guerreira.

Emoção: Confira o momento que Roseane Oliveira deixou o Hospital

Foram dias difíceis na vida da técnica de enfermagem do Serviço de Endoscopia do HC Campus, Roseane Oliveira, de 54 anos. Ela chegou à Unidade de Emergência no dia 31 de março e já foi direto para o Centro de Terapia Intensiva, onde ficou 37 dias, dependendo de respiração mecânica, depois terminou sua recuperação na enfermaria da Clínica Médica. “Me chamaram umas três vezes para avisar que talvez ela não fosse aguentar”, contou Juliana Rodrigues, filha de Roseane. “Mas ela venceu e hoje vai para casa”, comemora.

 


Juliana Rodrigues, filha de Roseane comemora: “Ela venceu e hoje vai para casa”

 

Durante sua batalha, Roseane contou com competência e dedicação de uma equipe incansável que cuidou dela em cada detalhe. De dentro da roupa quente e desconfortável, médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos se revezavam, entre exames, procedimentos e cuidados, na luta para salvar a vida de Roseane.


As fisioterapeutas Taciana Batista e Luiza Faim 

 

Detalhes que também salvam vidas – Os pacientes com coronavírus entram no hospital sozinhos e assim permanecem durante todo o tratamento. O paciente só pode contar com a ajuda da equipe de saúde. Sendo assim, a equipe não mede esforços para fazer o melhor em cada detalhe.

“Que cada dia seja melhor que o outro”, esse foi um dos recados que Rose recebeu juntamente com a marmita da sua refeição. Cada refeição é um recado diferente. Essa foi a forma da Equipe da Nutrição encontrou de dizer para Rose e todos os outros pacientes internados com covid-19, que eles não estão sozinhos.


Bilhetinhos na marmita foi o jeito que a equipe da Nutrição encontrou de dizer aos pacientes internados com covid-19 que não estão sozinhos

 

E não estão mesmo! Para driblar a saudade, as equipes de Psicologia e Serviço Social organizam videochamadas para que os pacientes recebam o carinho da família durante o período de isolamento. No Dia das Mães, para confortar Roseane e a filha Juliana, além da videochamada, as duas equipes se empenharam em fazer chegar até a paciente vídeos e áudios feito pela filha, pelos familiares e amigos. Para a equipe, não resta dúvida de que esses detalhes são fundamentais no tratamento e recuperação.


Cyntia Leci Rezende do Serviço Social e Psicologia Aline Antonechen representaram suas equipes no dia da alta da Roseane

 

Os detalhes não foram esquecidos nem no dia da alta. Era um dia especial , então a Psicologia e o Serviço Social cuidaram para que a paciente Roseane estivesse mais linda. Ela recebeu penteado, maquiagem e roupa nova, tudo para esse dia ficasse para sempre na memória de todos.

Dia feliz na história do HC

Se alta de paciente já é garantia de felicidade para a equipe, alta de uma colega de trabalho é felicidade em dobro. A emoção tomou conta de todos que estavam esperando a saída da paciente especial. Os sorrisos escondidos pelas máscaras eram evidentes nos olhos das pessoas.


Os sorrisos escondidos pelas máscaras eram evidentes nos olhos das pessoas que esperavam a saída da paciente

 

Uma equipe estava especialmente emocionada, a equipe do Serviço de Endoscopia, da qual Roseane faz parte. Os colegas compareceram em peso para saudar a técnica de enfermagem que dedica sua vida aos pacientes há mais de 30 anos.

Para o chefe do Serviço de Endoscopia, professor doutor José Sebastião dos Santos, a vitória de Roseane também é uma vitória para toda equipe de Endoscopia. A recuperação dela restabeleceu toda a equipe que estava muito apreensiva e o retorno dela é fundamental para todos nós”.

“Choramos muito, escondidos em salas vazias, no relógio de ponto quando perguntavam por ela, no vestiário”, comenta a técnica de enfermagem Rute Xavier Costa. Ela conta que “antes de ser intubada, Roseane pediu que orassem por ela e isso foi feito com muita fé pela equipe da Endoscopia, 5º andar e Hematologia (lugares onde ela também trabalhou), todos os dias às 22 horas”, comenta Rute sobre os dias difíceis da internação da amiga. “Hoje, com a ajuda de Deus e de todo grupo da UE, aí está nossa amiga conosco”, completa.

 


A diretora da Divisão de Enfermagem do Hospital, Luci Romero Rossi, que acompanhou de perto a luta da Roseane fez questão de estar presente na alta e deixou seu recado: “Parabéns Roseane, você venceu o COVID-19 e voltou à vida. Deus guie os teus passos, proteja suas mudanças para que possas escolher as melhores decisões. A tua coragem foi muito grande para enfrentar essa situação. Siga tua vida com esperança e fé, porque tudo pode naquele que fortalece nossa alma”

 

[:]

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »