Em tempos de Fakenews fique com informações oficiais dos profissionais da saúde

Não existe ala para tratar pacientes com sequelas provocadas por vacina contra Covid.

Não existe paciente internado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto por sequelas de vacinas contra a Covid.

Existe sim, um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do HCFMRP-USP, que iniciou suas atividades em 2001. Ou seja, 19 anos antes da pandemia.

Imunobiológicos são vacinas ou anticorpos modificados laboratorialmente. O Centro de Referência do HC foi o terceiro instituído no estado de São Paulo pelo Ministério da Saúde, que determinou a criação de um ambulatório específico para avaliação de todos os casos com indicação de vacinas.

Portanto, desde 2001, o HCFMRP-USP conta com esse ambulatório que avalia essas indicações e os casos de eventos adversos pós vacinação, ou seja, qualquer alteração clínica ou laboratorial que possa ocorrer após o paciente receber uma vacina (qualquer tipo de vacina), que são raros.

Em 2021, o ambulatório ampliou sua atribuição para avaliação dos casos associados à campanha de vacinação contra o coronavírus, por ser um produto novo.

Vale lembrar que na história da humanidade não houve como agora, uma campanha de proporções tão grandes, como a da vacinação contra coronavírus, quando um enorme número de pessoas foi vacinada ao mesmo tempo no mundo todo. Quando analisamos os eventos adversos relacionados às vacinas contra COVID e comparamos com os outros eventos relacionados a outras vacinas, não encontramos diferenças significativas.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »