Colegiados

Conselho Deliberativo

Ao Colegiado do Conselho Deliberativo cabe definir as diretrizes básicas das atividades de assistência médico-hospitalar, de pesquisa, de cooperação com o ensino da FMRP-USP, da Universidade de São Paulo e de prestação de serviços médico-hospitalares à comunidade pelo HCFMRP-USP, além de outras atribuições previstas no Regulamento Institucional.

Regulamento do HCFMRP-USP

 

Comissão de Planejamento

À Comissão de Planejamento cabe propor a orientação básica do planejamento das atividades do HCFMRP-USP, além de outras atribuições previstas no Regulamento Institucional.

 

Comissão de Pesquisa

A Comissão de Pesquisa do HCFMRP-USP, vinculada à Diretoria Clínica do HCFMRP-USP, de atuação permanente, tem por finalidade o assessoramento das unidades da instituição no que diz respeito ao estabelecimento e coordenação da política institucional de pesquisa, estabelecer normas para a execução de pesquisa dentro da Instituição que entrarão em vigor após a aprovação do Conselho Deliberativo e fiscalizar o cumprimento dessas normas.

Portaria

 

Comissão de Ética em Pesquisa (CEP)

Analisar e aprovar eticamente projeto de pesquisa que envolva seres humanos, dentro ou fora do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Portaria

 

Comissão de Ética Médica (CEM)

Tem funções sindicantes, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina em sua área de abrangência.

Certificado
Certificado

Comissão de Ética de Enfermagem

Tem funções educativas, fiscalizadoras e consultivas do exercício ético profissional de Enfermagem do HCFMRP-USP.

Regimento
Portaria

 

Comissão de Residência Médica(COREME)

Compete à COREME supervisionar junto com os preceptores as atividades da Residência Médica no HCFMRP-USP; dar as diretrizes em relação a seleção dos novos residentes e avaliar o credenciamento de novos programas e renovação dos existentes.

Regimento

 

Comissão dos Programas de Aprimoramento Profissional (COPAP)

Acompanhar, junto aos supervisores e colaboradores, o funcionamento dos programas de aprimoramento profissional da área não médica, na Instituição; dar as diretrizes em relação a seleção dos aprimorandos e avaliza o credenciamento de novos programas e renovação dos existentes.

Regimento

 

Câmara Interinstitucional de Pesquisa

Compete à Câmara Interinstitucional de Pesquisa, integrar as políticas de pesquisa da FMRP-USP e do HCFMRP-USP e acompanhar o desenvolvimento dos programas de pesquisa institucionais, além de outras atribuições previstas em seu Regulamento.

Regulamento

 

Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT)

Tem por finalidade assessorar a Administração do Hospital na formulação de diretrizes para seleção, padronização, aquisição, distribuição e uso de fármacos, medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos no Complexo do HCFMRP-USP.

Regimento
Portaria

 

Comissão de Análise de Prontuários e Óbitos (CAPO)

Definir anualmente metas de melhorias e suas estratégias, sempre buscando a qualidade com atuação de Educação Permanente, desenvolver atividades de caráter técnico-cientifico, com fins de subsidiar conhecimentos relevantes para a Instituição.

Regimento
Portaria

 

Comitê Gestor de Tecnologia de Informação e Comunicação(CGTIC)

Tem a finalidade de assessorar a Superintendência e oferecer subsídios técnicos à elaboração do planejamento de incorporação, manutenção e desativação de tecnologias em equipamentos e materiais de consumo, considerando as diretrizes gerais de gestão indicadas pelo Hospital.

Regimento
Portaria

 

Comissão Processante Permanente(CPP)

A Comissão Processante Permanente tem como atribuição proceder à instrução e conclusão de processo administrativo instaurado em face de servidor ou servidores do HCFMRP-USP, que pratiquem atos previstos no artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, após encaminhamento do Superintendente ou do Chefe de Gabinete.

 

Comissão de Julgamento de Licitações(CJL)

A Comissão de Julgamento de Licitações cabe julgar a habilitação preliminar; a inscrição em registro cadastral, sua alteração e cancelamento e as modalidades de licitação.

 

Comissão de Uso e Controle de Antimicrobianos (CUCA)

A Comissão de Uso e Controle de Antimicrobianos tem como finalidade principal estabelecer uma estratégia de apoio ao Hospital das Clínicas da FMRP-USP quanto ao emprego racional destes fármacos com a finalidade de terapêutica e profilaxia anti-infecciosa. Para isso, analisa continuadamente o uso qualitativo e quantitativo de antimicrobianos, estabelecendo protocolos e organizando lista de antimicrobianos especiais e de uso controlado. Também avalia a adequação das prescrições desses medicamentos e atua na forma de consultoria.

Regimento
Portaria

 

Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante (CIHDOTT)

Organizar, no âmbito do estabelecimento de saúde, o protocolo assistencial de doação de órgãos, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no estabelecimento de saúde a possibilidade da doação de córneas e outros tecidos e articular-se com as equipes encarregadas da verificação de morte encefálica, visando assegurar que o processo seja ágil e eficiente, dentro de estritos parâmetros éticos.

Regimento
Portaria 

Comissão Técnica Multidisciplinar do Serviço de Oncologia (CMO)

Assessorar a Administração Superior do HCFMRP-USP na formulação de protocolos de tratamento, organização do atendimento ambulatorial e hospitalar, execução de procedimentos diagnósticos e de monitoramento do tratamento e no registro hospitalar do câncer.

Regimento
Portaria

 

Comitê Hospitalar Transfusional (CHT)

Monitoramento e promoção da qualidade na prática hemoterápica, promovendo a educação continuada, visando o aperfeiçoamento da prática transfusional; eleger, acompanhar e divulgar indicadores de qualidade em transfusão.

Regimento
Portaria

 

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

Finalidade principal normatizar as práticas assistenciais e as atividades de apoio, no que tange a prevenção e o controle das infecções hospitalares, tornando o Hospital mais seguro para seus pacientes, servidores e visitantes.

Regimento
Portaria

 

Comitê de Mortalidade Materna (CMM)

Criar estratégias para reduzir as taxas de mortalidade materna por causas evitáveis e provavelmente evitáveis, discutir casos de morte materna ocorridos na Instituição, promover educação profissional permanente para melhoria da assistência.

Regimento
Portaria

 

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Regimento
Portaria

 

Comissão de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral

Adotar medidas visando a Indicação e Prescrição da Terapia Nutrológica. Desempenhar papel consultivo e educativo.

Portaria

 

Comissão Interna de Prevenção do Tromboembolismo Venoso

Estabelecer protocolos de avaliação de riscos de tromboembolismo venoso de pacientes internados no HCFMRP-USP campus e U.E.; estabelecer protocolos e zelar pelo uso adequado de medidas e medicações nestas Instituições, com finalidade profilática, objetivando eficácia clínica e minimizar o surgimento de complicações tromboembólicas

Regimento
Portaria

 

Comitê de Proteção Radiológica (CPR)

Revisar sistematicamente o programa de proteção radiológica para garantir que os equipamentos sejam utilizados e os procedimentos executados observando-se os regulamentos vigentes de proteção radiológica e recomendar as medidas cabíveis para garantir o uso seguro dos equipamentos emissores de radiação existentes na Instituição.

Regimento
Portaria

 

Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA)

Atua como interlocutora da Unidade do Arquivo Público do Estado, da Casa Civil, por meio de seu Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo.

Portaria

 

Comissão Gestora Multidisciplinar de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes com Exposição de Riscos Biológicos (COPARB)

Tem por finalidade principal normatizar as práticas assistenciais e as atividades de apoio, no que tange a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes com risco biológico.

Regimento
Portaria

 

Grupo de Trabalho para a Prevenção e Tratamento de Feridas – Grupo de Feridas

Estabelecer sistemas de detecção, notificação e análise dos pacientes portadores de feridas; implantar as condutas de forma integrada multiprofissional e multidisciplinar; promover a participação dos diversos profissionais, usuários e seus familiares na formulação e implementação de programas de prevenção e tratamento de feridas.

Regimento
Portaria

 

Comitê de Processamento de Produtos para Saúde (CPPS)

Definir junto a CME os produtos para saúde que poderão ser processados na instituição ou que devem ser encaminhados a serviços terceirizados contratados.

Regimento
Portaria

 

Centro Integrado para Humanização (CIH)

Promover espaços para discussão e troca de experiências do cotidiano da Instituição a fim de incentivar, formular, implantar e monitorar planos de ação em humanização.

Regimento
Portaria

 

Núcleo Docente Assistencial Estruturante(NDAE)

Assessorar a coordenação dos programas no processo de planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações teóricas, teórico- práticas e práticas inerentes ao desenvolvimento do programa, propondo ajustes e mudanças quando necessários, promover a institucionalização de novos processos de gestão, atenção e formação em saúde.

Portaria

 

Comissão Interna Hospital Amigo do Idoso (CIHAI)

Implantar o Programa Hospital Amigo do Idoso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP em consonância com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.