Qualidade e Segurança do paciente

Política Institucional de Qualidade e de Segurança do Paciente

Alinhada à Missão, Visão e os Valores, temos como prioridade o compromisso com a garantia da qualidade e com a segurança dos pacientes na prestação da assistência à saúde, visando a excelência dos serviços prestados, a minimização dos riscos e possíveis danos aos pacientes. Para isto são identificadas as não conformidades e as oportunidades de melhorias nos processos de trabalho e, através da utilização de ferramentas de qualidade, promovemos a identificação e a tomada de medidas corretivas e preventivas.

Nosso objetivo é tornar os processos mais eficientes e seguros, para melhor atender e superar as expectativas dos usuários ao cuidar com qualidade e segurança, do seu maior patrimônio: a sua saúde.

Centro Integrado da Qualidade – CIQ

É a unidade responsável por assessorar a Administração na coordenação, supervisão e disseminação das ações de Qualidade e de Segurança dos Pacientes. Para isto conta com os Serviços de Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento da Qualidade dos Laboratórios de Análises Clínicas e Gerenciamento de Riscos.

Diretora: Kátia Maria Padula
Contato:
qualidade@hcrp.usp.br

(16) 3602-2182

Serviço de Gerenciamento da Qualidade

Tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar sendo o responsável pela coordenação, acompanhamento e realização de auditorias internas e externas e também da implementação de medidas corretivas e preventivas necessárias. Também é o responsável pela implementação e manutenção dos Programas de Certificação e de Boas Práticas de Qualidade, ações de Vigilância em Saúde, da Pesquisa da Satisfação dos Pacientes Internados e de atividades de treinamento e desenvolvimento das equipes voltados aos temas relacionados à Qualidade e à Segurança do Paciente.

Diretora: Luciane Silva
Contato:
qualidade@hcrp.usp.br

(16) 3602-2396

Serviço de Gerenciamento da Qualidade dos Laboratórios

Atuando diretamente junto aos Laboratórios de Análises Clínicas, este Serviço tem como principal objetivo a implantação e consolidação do Sistema de Gestão de Qualidade. Para isto, utiliza as ferramentas da qualidade para identificação, correção e prevenção de não conformidades, visando obter exames confiáveis com uso racional dos recursos.

Os Laboratórios de Analises Clínicas do HCFMRP-USP participam de rigorosos programas de controle externo da qualidade, nacional e internacional, entre eles Proficiência em Ensaios Laboratoriais, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), College of American Pathologists(CAP) e Oneworld Accuracy.

É ainda um dos Centros de Pesquisa Clínica no estudo em HIV-AIDS, através do NIH – National Institutes of Health (USA), o que contribui para a implantação as boas práticas laboratoriais visando os melhores resultados no tratamento destes pacientes.

Gerente: Heloisa Bôtto Dompieri Oliveira
Contato:
qualilab@hcrp.usp.br

(16) 3602-2396

Serviço de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente

Promover a cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes é o principal objetivo do Serviço de Gerenciamento de Riscos. Para isto desenvolve a vigilância em saúde nas áreas de fármaco, técnico, e hemovigilância, vigilância de saneantes e de processos assistenciais. Este trabalho é realizado através da fiscalização da pós-comercialização dos produtos regulamentados pelo Ministério da Saúde/ANVISA e do acompanhamento dos eventos ocorridos, através de um sistema interno de notificação.

O HCFMRP USP foi pioneiro dentre as instituições públicas ao instituir o Comitê de Segurança do Paciente. Atualmente reestruturado como Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), tem como atribui3602-2182ções planejar, desenvolver, controlar e avaliar programas e tecnologias no estabelecimento das políticas e de diretrizes de trabalho voltadas a segurança dos processos assistenciais realizados na Instituição. É também o órgão responsável pelo Plano de Segurança do Paciente do Hospital que é elaborado a partir das metas de segurança da Organização Mundial de Saúde – OMS e dos protocolos básicos de segurança publicados pelo Ministério da Saúde e ANVISA. No Plano de segurança constam as ações de gestão de risco para:

– Identificação do paciente – Primeira das metas da segurança assistencial esta é realizada através da colocação de pulseira ou etiqueta e, possibilita aos profissionais de saúde a identificação do paciente durante todo o seu atendimento no Hospital.

– Higienização das mãos – Princípio fundamental para a prevenção das infecções hospitalares, o objetivo é a realização deste procedimento de higiene e saúde por todos no ambiente promover de forma correta e constante, a hospitalar.

– Cirurgia Segura – Buscando garantir esclarecimento sobre a cirurgia a que será submetido e também a segurança do procedimento, são fornecidas ao paciente e/ou o responsável informações sobre o tratamento a ser realizado. Só a partir do momento que houver do entendimento do que será realizado, bem como dos riscos oferecidos, deverá ser então assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para autorizar a realização do tratamento proposto.

Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos – Todos os pacientes devem receber a orientação sobre a terapia medicamentosa a ser utilizada no seu tratamento e esta só poderá ser administrada pela equipe de saúde.

– Prevenção de lesões por pressão e quedas – durante a internação é feita avaliação do risco dos pacientes desenvolverem lesões por pressão e quedas para que sejam estabelecidas as ações preventivas.

Comunicação efetiva – Visando mais segurança no atendimento assistencial são realizadas de ações de treinamento e desenvolvimento das equipes buscando melhorar a compreensão das mensagens transmitidas por pacientes e pelos profissionais de saúde.

Diretora: Andréa Cristina Soares Vendruscolo
Serviço de Gerenciamento de Riscos
Contato:
seg.paciente@hcrp.usp.br

(16) 3602-2959