Prêmios/ Acreditações / Certificações

2001 – PRÊMIO DE QUALIDADE HOSPITALAR 2001
O Hospital recebeu do Ministério da Saúde o Prêmio de Qualidade Hospitalar 2001, Categoria Nacional, sendo considerado um dos 10 melhores Hospitais do país segundo a avaliação dos usuários, dentre os 6.493 conveniados ao SUS, sendo o único Hospital Público do Estado de São Paulo a receber este prêmio.


2001 – MINISTÉRIO DA SAÚDE
O CIREP foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o Centro Regulador de Cirurgias de Epilepsia para todo o território nacional, junto à Central Nacional de Regulação de Alta omplexidade CNRAC.


2001 – PROJETO HOSPITAL SENTINELA – MINISTÉRIO DA SAÚDE
O HCFMRP-USP integra a rede de Hospitais Sentinela do MS com atuação nas áreas de Farmacovigilância, Tecnovigilância, Hemovigilância e saneantes.


2002 – HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, foi reconhecido como Hospital Amigo da Criança, iniciativa idealizada e implementada, conjuntamente, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Organização Mundial de Saúde – OMS e Ministério da Saúde.


2004 – PRÊMIO – CLASSE HOSPITALAR
A Classe Hospitalar do HCFMRP-USP foi premiada Nacional e Internacionalmente sendo classificada entre os 20 finalistas do ciclo de premiação do Programa de Gestão Pública e Cidadania das Fundações Ford e Getúlio Vargas.


2004 – CERTIFICAÇÃO COMO HOSPITAL DE ENSINO – MINISTÉRIO DA SAÚDE
Obtem parecer favorável no processo de Certificação dos Hospitais de Ensino, em auditoria realizada em novembro de 2004.


2004 – 2016 – CERTIFICAÇÃO HOSPITAL DE ENSINO
Desde 2004, o HCFMRP-USP é certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação. A Certificação é resultado do programa de reestruturação dos Hospitais Universitários – HU’s, que atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Neste Programa, os HU’s deverão dar prioridade à pesquisa e à assistência médica de alta complexidade. Os investimentos terão que ser direcionados para a qualificação da assistência e ensino, com projetos de humanização e cursos de pós-graduação.


2005 – TOP OF MIND BRAZIL
Premiação de Consagração Pública Brasileira, conferido pela INBRAP – Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública, na categoria Administração Pública em Geral, 2005-2006 – Hospital mais lembrado pela comunidade.


2006 – CENTRO DE APOIO Á PESQUISA CLÍNICA
O HCFMRP-USP foi selecionado para integrar uma rede nacional de Unidade de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino através da FINEP e Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia


2007 – PRÊMIO MÁRIO COVAS
O trabalho “Sistema de Referência e Agendamento de Consultas Via Internet em um Hospital de Ensino Público”, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Mário Cova, inciativa do Governo do Estado de São Paulo, cujo objetivo é difundir e multiplicar boas práticas de gestão pública, além de divulgar e valorizar a experiência do gestor público.


2007 – PRÊMIO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Secretaria de Estado da Saúde premiou o Banco de Olhos do HCFMRP-USP pelo 2º lugar na captação de córneas no Estado de São Paulo.


2007 – COMPROMISSO COM A QUALIDADE HOSPITALAR
Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar – Adesão ao Programa em 2007. Em 2009 o Hospital foi avaliado pela Equipe Técnica do CQH e recebeu o Selo de Compromisso da Qualidade Hospitalar, recertificado em 2012.


2008 – HOSPITAL AMIGO DO MEIO AMBIENTE
O HCFMRP-USP foi premiado pela Secretaria de Estado da Saúde da Saúde pelos trabalhos de preservação ambiental nos anos 2008, 2009, 2011, 2013 e 2015.


2008 – PRÊMIO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
O HCFMRP-USP recebeu prêmio em 1º lugar na categoria Hospital Sentinela da VI Exposição de Risco e Segurança do Paciente do Hosp. Albert Einstein ref. Notificações na campanha “Notifica HCFMRP-USP”.


2009 – SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
O HCFMRP-USP conquistou o 1º lugar na categoria Captação de Múltiplos Órgãos no Estado de São Paulo.


2010 – IDÉIA SAUDÁVEL 2010
Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde com a finalidade de reconhecer e apoiar projetos inovadores que tragam benefícios à população, além de melhorias de qualidade dos serviços prestados e melhor aproveitamento dos recursos públicos. Dentre os 160 trabalhos inscritos de instituições de todo Estado de São Paulo o HCRFMRP-USP e DRS-XIII conquistaram o 3º lugar na categoria Organização de Serviços com o trabalho “Regulação Médica em Emergência através da Plataforma Web: Um estudo piloto”.


2010 – PROJETO CLASSE HOSPITALAR – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC
Reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC, onde o aluno/paciente continua recebendo conteúdos pedagógicos.


2011 – USUÁRIO DO SUS
Em pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde a Maternidade do HCFMRP-USP, segundo a opinião dos usuários do SUS, foi a 2ª melhor avaliada no Estado de São Paulo. O serviço de maternidade do HCFMRP-USP de Ribeirão Preto é referência, por ter como foco o acompanhamento gestacional de alto risco como malformação do feto, mãe com diabetes, hipertensão, doenças infecciosas, entre outras.


2012 – NUTES
A partir de 2012 o HCFMRP-USP integrou a Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa do MS com a finalidade de capacitação e educação permanente dos profissionais do SUS, através de cursos à distância.


2012 – REBRATS
O HCFMRP-USP é integrado à Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde e dispõe de um Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde NATS.


2013 – CTI UNIDADE DE EMERGÊNCIA
O CTI Campus recebeu o certificado na categoria DIAMANTE e a Unidade de Emergência recebeu a recertificação na mesma categoria.


2013 / 2014 / 2015 – CTI CAMPUS – CERTIFICADO 3M DO BRASIL
Desde 2013, o CTI Campus vem recebendo do programa Soluções Integradas para a Sáude – 3M do Brasil, prêmios na Categoria Ouro em 2013 e Categoria Diamante nos anos de 2014 e 2015.


2013 / 2014 / 2015 EXCELÊNCIA EM BANCO DE LEITE HUMANO CATEGORIA OURO
O Banco de Leite Humano do HCFMRP-USP recebeu certificado de excelência em Banco de Leite Humano “Categoria Ouro” por seu desempenho nos anos de 2013, 2014 e 2015. Essa iniciativa é resultante de um convênio com a área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.


2015 – ORGANIZAÇÃO À PROCURA DE ÓRGÃOS – OPO
O Hospital das Clínicas obteve o melhor resultado no Estado de São Paulo, como menor índice de recusa familiar de doação de órgãos, com cerca de 26% entre as cidades do Estado, enquanto a média estadual foi cerca de 46,6%. Este resultado foi graças a campanha permanente de incentivo à doação de órgãos realizada pela OPO, com cursos de capacitação de funcionários e palestras realizadas em escolas, igrejas, hospitais e empresas.


2015 – SERVIÇO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RECEBE MELHOR PONTUAÇÃO DA ANVISA
Em agosto de 2015, o resultado da análise do monitoramento da Rede Sentinela referente ao ano de 2014, pelo segundo ano consecutivo recebeu uma das melhores notas em Gestão de Risco e Segurança do Paciente entre as 215 instituições hospitalares que participam da Rede Sentinela. A avaliação categorizou as Instituições em A, B ou C de acordo com a pontuação. O Hospital das Clínicas foi classificado na categoria A com 36,61 dos 37 pontos possíveis.


2015 – CERTIFICAÇÃO EM PREVENÇÃO DE LESÕES DE PELE – 3M do Brasil
As unidades do HCFMRP-USP que trabalham com prevenção de lesões de pele fazem parte do programa Soluções Integradas para Saúde da 3M do Brasil. Este Programa tem por finalidade estimular as instituições de saúde na implementação de medidas preventivas, que evitem o surgimento de lesões na pele de pacientes, durante o período de internação.


2015 – MINISTÉRIO DA SAÚDE
A sala de apoio à amamentação do Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas recebeu a certificação pela Organização Mundial da Saúde por promover, proteger e apoiar a mulher trabalhadora que amamenta. Esta sala de apoio é destinada às mães que voltaram da licença gestante e continuam amamentando. Nesta sala as mães amamentam seus bebês e ainda fazem a coleta do leite e armazena para que, no fim de sua jornada de trabalho, possam levar o alimento para o seu bebê.


2015 – HOSPITAL AMIGO DO IDOSO
O Hospital foi certificado com Selo Inicial “Hospital Amigo do Idoso”, por ter cumprido as ações obrigatórias de acordo com as diretrizes do Programa.


2015 – MINISTÉRIO DA SAÚDE JUNTAMENTE COM A REDE BRASILEIRA DE BANCO DE LEITE – FIOCRUZ
Excelencia em Banco de Leite Humano categoria Ouro. O programa ibero-americano de Bancos de Leite Humano com patrocinio da coordenação geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do MS, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, e ICICT conferem esse certificado, por seu desempenho no ano de 2015.


2015 – CERTIFICAÇÃO INSTITUTO SÓCIO AMBIENTAL MAIS ATITUDE
O Instituo MAIS certificou o HCFMRP-USP, através da CME, por sua contribuição com a melhoria do meio ambiente natural e humano através do uso do equipamento “Sterrad”.