Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Escolha uma Página

Unidades Especializadas

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano (BLH) Enfermeira Anália Ribeiro Heck  do HCFMRP-USP foi criado em maio de 1976 com o objetivo de incentivar e apoiar o Aleitamento Materno. Por designação da Secretaria de Estado da Saúde e reconhecimento da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, é Centro de Referência para os Bancos de Leite do Interior de São Paulo. Executa atividades de triagem e seleção de doadoras e coleta do excedente lático das nutrizes. Também realiza o controle de qualidade do leite doado, processado e distribuído aos recém-nascidos prematuros. Como Centro de Referência também é responsável pelo treinamento, orientação e capacitação de recursos humanos. Dispondo de laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde, desenvolve pesquisas operacionais com prestação de consultoria técnica. Como Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno, além de oferecer orientações preventivas e curativas na assistência às intercorrências mamárias do período lactacional, auxilia as mães no acerto das práticas para os períodos de amamentação.

Disque Amamentação:
(16) 3610-2649

 bcoleite@hcrp.usp.br

Banco de Olhos

O Banco de Olhos do HCFMRP-USP capta córneas de doadores cadáveres para a realização de transplantes no Hospital e em outros centros médicos regionais. Devido a capacidade de atendimento das expectativas por doação no Hospital das Clínicas, onde por inúmeras vezes, foi zerada a fila de espera, tem-se conseguido providenciar o transporte de córneas para diversas regiões paulistas, contribuindo desta maneira com a redução da deficiência visual.

(16) 3602-1503 | (16) 3602-2521

bco.olhos@hcrp.usp.br

Banco de Tecidos Humanos

O Banco de Tecidos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto está localizado na Unidade de Emergência e tem por finalidade fornecer tecidos humanos para transplante.
Os tecidos humanos doados, provenientes principalmente de doadores de órgãos, podem ser transplantados para corrigir diversos problemas médicos, como falhas ósseas por fraturas ou tumores, lesões ligamentares, deformidades ósseas, queimaduras, ou seja, uma série de situações onde a correção sem o uso de tecido humano seria difícil ou até impossível.
Para fornecer tecidos humanos dentro dos padrões sanitários e legais exigidos, o Banco de Tecidos conta com uma estrutura complexa e com um Sistema de Gestão da Qualidade que traz segurança quanto à eficácia e transmissão de doenças.

O Banco de Tecidos tem como Visão, Missão, Valores e Política da Qualidade:

Visão
Ser reconhecido regionalmente como uma instituição com alta tecnologia e
qualidade, confiável , competente e inovador.

Missão
Atuar de acordo com toda a legislação legal aplicável, capacitar os
colaboradores nos conhecimentos mais atuais e buscar sempre a melhor
tecnologia disponível.

Valores

  • Ética,
  • Humanismo,
  • Responsabilidade social,
  • Pioneirismo e inovação,
  • Competência pessoal,
  • Comprometimento institucional
  • Compromisso com a qualidade

Política da Qualidade
O Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto tem como Política da Qualidade:

  • Melhorar continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade
  • Buscar a atualização e capacitação dos colaboradores
  • Aprimorar o conhecimento técnico incessantemente
  • Atender a demanda do Hospital das Clínicas como prioridade
  • Atualizar e atender todos os requisitos legais e outros aplicáveis
  • Contribuir para a Saúde das pessoas que necessitem dos seus serviços

O Banco de Tecidos tem como escopo do Sistema de Gestão da Qualidade a captação, o processamento e a distribuição de tecido osteocondrofascioligamentar para fins terapêuticos e pesquisa, baseado na norma ISO 9001:2015, sendo requisitos desta norma não aplicáveis:

8.3 – Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
Este requisito da norma NBR ISO 9001:2015 não é aplicável porque os tecidos fornecidos pelo Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto já existem e são conhecidos nos meios de saúde no
Brasil e no Exterior há muitos anos.

8.5.1  – Controle de produção e de provisão do serviço – item f)
Este requisito da norma NBR ISO 9001:2015 não é aplicável porque todos os tecidos fornecidos pelo Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto são analisados e testados antes da liberação para uso conforme as legislações aplicáveis.

RQ-BCO-067 Solicitação de tecido
RQ-BCO-069 Dados cadastrais do receptor de tecido para rastreabilidade 
RQ-BCO-070 Justificativa do não uso de tecido

 

Centro de Transplantes de Órgãos Sólidos ( CTOS )

Considerando a missão deste Hospital e a diretriz institucional de fortalecimento da assistência hospitalar de alta complexidade, foi criado o Centro de Transplantes Órgãos Sólidos, concentrando assim a atenção hospitalar a pacientes potenciais ou submetidos a transplante de fígado, rim, pâncreas e criando infra estrutura técnica, material e de recursos humanos para expansão de outros tipos de transplantes em nossa Instituição.

Centro de Cirurgia de Epilepsia (CIREP)

O Centro de Cirurgia de Epilepsia (CIREP) desenvolve atividades desde 1995, e atua como Centro Regulador de Cirurgias de Epilepsia para todo o território nacional. Foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o órgão consultor deste tipo de cirurgia junto à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade. Realiza monitorização por Vídeo-EEG, avaliação pré-cirúrgica de epilepsia e dieta cetogênica. Conta com ambulatórios específicos para atendimento de adultos, crianças e adolescentes.

(16) 3602-2613

cirep@hcrp.usp.br

Centro de Reabilitação (CER)

O Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, criado em 2007, alcançou o número de 400 atendimentos por dia, ultrapassando 120.000 atendimentos em 2013. Conta com equipes multiprofissionais em mais de 20 áreas específicas de reabilitação e oferece os serviços de Tecnologia de Cadeira de Rodas e de Oficina de Órteses e Próteses.
Com todos estes requisitos, em março de 2009 foi incorporado à Rede de Reabilitação Lucy Montoro, coordenada pela Secretaria de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com isso, pode oferecer uma nova perspectiva aos paulistas com deficiência física e dificuldades de locomoção,residentes na região de Ribeirão Preto.
Recentemente foi habilitado como CER IV pelo Ministério da Saúde, ficando responsável pela Atenção Especializada em Reabilitação Física, Visual e Múltiplas Deficiências, o que permitirá um incremento nos atendimentos, principalmente em relação à dispensação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e auxílios ópticos, graças ao aporte financeiro adicional.

(16) 3602-1816

cer@hcrp.usp.br

SITE DO CENTRO DE REABILITAÇÃO

Centro de Reprodução Humana

O Hospital possui os mais avançados serviços de reprodução humana do País e conta com uma produção científica e tecnológica de excelência reconhecida nacionalmente. O serviço realizado é considerado terciário, ou seja, não é apenas a reprodução assistida, mas é disponibilizado todo o tipo de cobertura: cirurgia, meios diagnósticos como laparoscopia e histeroscopia, serviços radiológicos, assistência psicológica e de enfermagem especializada, atendimento pre natal especializado, além de serviço neurológico e genético no seguimento dessas crianças.

(16) 3602-2815

Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia - CEOF

O Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do HCFMRPUSP presta assistência especializada em otorrinolaringologia, fonoaudiologia e cirurgia crânio-maxilo- facial. Atua no diagnóstico e reabilitação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com condições que requeiram atenção de média e alta complexidade das referidas especialidades. Engloba também o Centro do Respirador Bucal, o Centro Integrado de Deformidades da Face e o Centro de Pesquisas em Reabilitação da Audição e do Equilíbrio. É credenciado no Programa de Saúde Auditiva, junto ao Ministério da Saúde, para procedimentos de alta complexidade.

(16) 3602-2321

Centro de Controle de Intoxicações

O Centro de Controle de Intoxicações, instalado na Unidade de Emergência do HCFMRP-USP desde 1983, faz parte do conjunto de Centros de Controle de Intoxicações do Estado de São Paulo e do Brasil, que são filiados à ABRACIT – Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos – entidade civil e de âmbito nacional e sem fins lucrativos, constituída pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica ligados a instituições públicas. É o único da região e funciona  24h, fornecendo orientação, auxílio diagnóstico e terapêutico sobre intoxicações agudas por medicamentos, produtos químicos e acidentes por animais peçonhentos para profissionais de saúde, instituições e população, através de atendimento telefônico. Presta também assistência médica especializada aos pacientes internados na Unidade de Emergência do HCFMRP-USP com esses agravos. Conta também com um Laboratório que realiza análises toxicológicas para esclarecimento do diagnóstico pacientes internados e ambulatoriais com quadro agudo de intoxicações. Os diagnósticos e os procedimentos necessários são garantidos por Bancos de Dados sobre Medicamentos, Agrotóxicos, Domissanitários, além de literatura nacional e internacional e intercâmbio com os demais centros. O Centro funciona ainda como local de pesquisa sobre acidentes por animais peçonhentos e intoxicações agudas e contribui com seus dados para a análise do perfil epidemiológico nacional desses agravos. Como se tratam de situações agudas o paciente deve sempre procurar o posto de saúde mais próximo para um rápido atendimento.

citrp@hcrp.usp.br

(16) 3602-1190 | (16) 3602-1154

Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual (SEAVIDAS)

O Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual (SEAVIDAS) iniciou suas atividades em 6 de abril de 1999, com a participação de profissionais de áreas diversas, com experiência em atenção às vítimas de violência, em diferentes faixas etárias. Com base na experiência de outros grupos, de início, o SEAVIDAS planejou ações para viabilização de uma assistência eficaz para as vítimas de agressão sexual, nos municípios da região de Ribeirão Preto. Trabalho em conjunto com a Unidade de Emergencia HCFMRP-USP, que disponibiliza recursos humanos e técnicos para o atendimento medico. Entre outras ações, de atendimento às pessoas vítimas de violência, o SEAVIDAS planeja melhorar a identificação dos casos e os sistemas de divulgação das entidades de apoio. Objetiva ainda a facilitação das assistências médica, psicológica, jurídica e social e a garantia da continuidade dos tratamentos médicos e de apoio psicossocial.

Endereço: Sete de Setembro, 1050 (entrada pela Coleta de sangue).
Centro – Ribeirão Preto – SP
CEP:14015-069.

(16) 3605-3736

seavidas@hcrp.usp.br

Serviço de Oncologia Clinica

A Unidade Multidisciplinar de Oncologia coordena os atendimentos oncológicos efetuados pelas diferentes especialidades, objetivando proporcionar atendimento integral aos pacientes. Fazem parte da Unidade, além dos ambulatórios e enfermarias das disciplinas, a Central de Quimioterapia e a Radioterapia. A Unidade dispõe de profissionais com formação em oncologia cirúrgica e clínica que dão suporte às especialidades, e outros profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e farmacêuticos.

(16) 3602-2304

oncoclinica@hcrp.usp.br

Transplante de Medula Óssea

A Unidade de (Transplante de Medula Óssea) é especializada na prática da terapia celular para o tratamento de leucemia, lúpus e esclerose múltipla. Tem pioneirismo mundial, no tratamento da diabete tipo 1, com o uso das células-tronco e é pioneira também, no transplante autólogo de células-tronco, para o tratamento da esclerose lateral amiotrófica.
Os pacientes pós-transplantados moradores em outras cidades, também têm o apoio do GATMO (Grupo de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea), que providencia alojamento para o paciente e acompanhante, no período ambulatorial pós-cirúrgico.

(16) 3602-2229

tmohc@hcrp.usp.br

Unidade Especial de Tratamento em Doenças Infecciosas (UETDI)

Acesso à Unidade Especial em Terapia de Doenças Infecciosas (UETDI)

Inaugurada em agosto de 1996, a UETDI (Unidade Especial de Tratamento em Doenças Infecciosas), oferece assistência médica, odontológica e psicossocial aos pacientes vítimas de moléstias infecciosas, de forma a centralizar todos os atendimentos em regime de hospital dia ou de internações regulares numa mesma unidade.

(16) 3602-2634

Unidade de Queimados

A Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas, atende os casos mais complexos e graves de queimaduras. Funcionando desde 1982, já tratou e recuperou pacientes com áreas corporais queimadas de até 80%. Para isso, são realizadas cirurgias reparadoras imediatas e reconstrutivas tardias. Importantes técnicas foram aprimoradas no Serviço. As mais atuais são o uso de enxerto de pele do couro cabeludo para reconstituição de queimaduras da face e pescoço e enxerto de pele da sola do pé para cobrir defeitos da palma da mão. Várias especialidades médicas estão associadas à recuperação do paciente queimado. Sendo a única Unidade com instalações próprias e equipe médica e paramédica especializada, o Centro de Queimados exerce importante função social. Apenas 48% dos pacientes internados são de Ribeirão Preto e região, sendo o restante de outras regiões, como Campinas e do Estado de Minas Gerais.

uquei-ue@hcrp.usp.br

(16) 3602-1110 | 1140-1151

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages