Conhecendo o Centro de Terapia Intensiva

CTIO Centro de Terapia Intensiva (CTI) é um local dentro do hospital que acolhe pacientes graves e seus familiares. Nossa intenção é proporcionar um atendimento de qualidade que envolve não só técnicas e protocolos baseados em evidência como também acolhimento e cuidado espiritual.
Um paciente não é um número e sim um ser humano que carrega uma bagagem biopsicossocial e espiritual ímpar e cabe a nós reconhecermos isso e darmos a nossa melhor versão prestando um cuidado holístico.
O objetivo desta página é acolher, desmistificar e ressignificar através do conhecimento necessário para que as famílias possam realmente conhecer como funciona um CTI.
Eu, Maria Auxiliadora Martins, intensivista do HCFMRP-USP e a Profa Mayra Gonçalves Menegueti, docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) resolvemos criar essa página como um canal de comunicação para que possamos acolher mais de perto as famílias que cuidamos no dia a dia.

Sejam muito bem vindos ao nosso CTI-HCFMRP-USP.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Martins, Intensivista e Professora da Divisão de Medicina Intensiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), email: mamartins@fmrp.usp.br
Profa. Dra. Mayra Gonçalves Menegueti, Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP-USP), email: mayramenegueti@usp.br
PROJETO CÃO CARINHO

Cão CarinhoO projeto teve início em 2019 após a médica intensivista doutora Maria Auxiliadora Martins ter tido contato com um projeto semelhante na Mayo Clinic nos Estados Unidos, onde realizou o seu pós-doutorado por um ano.

Um paciente recebeu a visita de sua cachorrinha de estimação, que retirou o paciente da unidade e o levou para a praça para receber seu animalzinho. O sucesso da experiência motivou a equipe a avançar com o projeto, utilizando animais treinados para essa finalidade. Agora, quatro cachorros já treinados fazem parte do projeto, que será permanente.

Eles ganharam crachás e irão continuar a fazer a alegria dos pacientes e acompanhantes. As visitas dos animais obedecem a uma série de exigências da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Os animais passam por uma série de cuidados diferenciados, higiene com checagem nos dentes, nas patas, monitoramento veterinário e vacinas em dia. Além disso, os cachorros passam por um trabalho de ambientação antes de iniciar as visitas ao paciente.

Um mês antes, Dante, o primeiro a ser utilizado, já começou a ser trabalhado por profissionais de adestramento e também já esteve no Hospital para fazer o reconhecimento do ambiente. A lei que autoriza a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados em Ribeirão foi sancionada em fevereiro de 2018.

FONTE DOS DADOS: Após período de experiência, HC aprova “funcionários” e cachorros ganham crachás em Ribeirão. Programa de Atividade Assistida por Animais no Centro de Terapia Intensiva. Portal Thati. Publicado em janeiro de 2020. Disponível em: https://thathi.com.br/cidade/apos-periodo-de-experiencia-hc-aprova-funcionarios-e-cachorros-ganham-crachas-em-ribeirao/

Download – PROGRAMA DE ATIVIDADE ASSISTIDA POR ANIMAIS [PDF]

PROJETO VISITA AMPLIADA

Neste projeto os familiares de pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva podem ficar com o seu familiar durante o dia todo. Para tanto eles passam por orientações de como devem proceder na unidade.

O objetivo deste projeto é humanizar o atendimento ao paciente crítico.

A permanência do familiar pode ser benéfica para ambos, mas, principalmente, para aquele que está em tratamento.

Download – Cartilha Orientações CTI HCFMRP-USP [PDF]

PROJETO GIRASSOL

Passar pela experiência de perder alguém que amamos pode ser uma experiência de muita dor e sofrimento.

É um período de adaptação a uma nova realidade, com mudanças de rotinas, mudanças nos papéis familiares e, sobretudo é um tempo que requer bastante cuidado e atenção com as emoções.

Pensando nisto gostaríamos de compartilhar com você algumas informações que podem ser bastante úteis no decorrer deste processo.

O projeto Girassol tem como objetivo acolher, ajudar e dar uma luz nova para as famílias que estão passando por esse momento de dor e sofrimento.

O Girassol significa generosidade, vitalidade e exuberância. Além disso, reflete a energia positiva do sol e simboliza o equilíbrio perfeito entre a luz e a sombra.

Download – Orientações em caso de Óbito [PDF]

Download – Manual de orientações sobre luto [PDF]