Jovens de projeto social realizam parceria com SEAVIDAS -HCRP e alertam sobre abuso sexual infantil

Idealizado por jovens do Projete, ação que constitui na conscientização e educação contra o abuso sexual de crianças e jovens terá apresentação para crianças e familiares atendidos pelo HC Criança.

Durante o mês de maio, jovens de Ribeirão Preto realizam uma ação em parceria com o Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual (SEAVIDAS) para campanha do Maio Laranja: mês de conscientização e combate à exploração sexual infantil no Brasil. Nos dias 16 e 23 de maio, crianças assistidas pelo Hospital das Clínicas (HC) terão a apresentação de uma peça teatral com fantoches e a distribuição do livro, escrito e ilustrado pelos integrantes da ação, “Miguelito e Lila Contra os Dragões”.

A parceria surgiu através da equipe médica da infectologia pediátrica do SEAVIDAS -HCRP que tomou conhecimento do EducaRed, projeto de intervenção desenvolvido em 2023 por alguns dos jovens que passam pela Associação Projete, projeto social 100% gratuito que atende estudantes do ensino médio de escolas públicas para capacitação em competências socioemocionais e prepara para o mercado de trabalho.

O trabalho, idealizado e desenvolvido do começo ao fim pelos integrantes do grupo, faz parte da conclusão do curso que tem como proposta estimular a criação de trabalhos voluntários que atendam um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

“O EducaRed foi elaborado para educar e alertar crianças e adolescentes sobre o abuso sexual infantil. Na nossa ação, realizamos diversas atividades lúdicas que passam pela compreensão dos menores, como a brincadeira do semáforo, sinalizando com as cores verde, amarelo e vermelho onde eles podem ou não ser tocados. Além disso, lemos o livro produzido por nós e aprovado por psicólogos que conta a história de crianças que enfrentam um dragão pedindo ajuda aos seus pais e familiares”, explica um dos integrantes do projeto, Felipe Marcovecchio.

Com atendimento multidisciplinar como psicológico, hospitalar e ambulatorial, o espaço HC Criança atende diariamente 300 crianças e adolescentes de todo Brasil que precisam de cuidados e atenção à saúde, sendo um serviço de referência na saúde regional. As apresentações vêm com o intuito de reforçar a campanha de forma leve e compreensível aos pequenos.

“Infelizmente nos deparamos com muitos casos de crianças vítimas de abuso. No Brasil, Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Projetos como o desses jovens auxiliam em uma conscientização necessária, respeitando a capacidade de compreensão das crianças e trazendo o assunto de maneira leve, para que ela se sinta à vontade e possa aprender como buscar ajuda”, comenta a médica infectologista e responsável pelo SEAVIDAS-HCRP, Renata Abduch.

O Projete
Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, com mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, gestão de projetos e mais. Com mais de 1.200 jovens formados, cerca de 91% deles trabalha e/ou estuda, e 73% dão continuidade aos estudos.
O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado.

Site: https://projeteofuturo.com.br

O SEAVIDAS-HCRP
O Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual do Hospital das Clinicas (Seavidas) atende a 26 munícipios da região de Ribeirão Preto. O serviço é formado por profissionais capacitados para atendimento às vítimas de violência: assistentes sociais, psicólogos, médica clínica e psiquiatras. Localizado na rua 7 de Setembro, 1.050, porto da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas.

O HC Criança
O HC Criança é uma Instituição de saúde especializada com 17 subespecialidades clínicas e cirúrgicas, distribuídas em 5 andares, cada um dedicado a diferentes áreas de atendimento pediátrico e neonatal. O hospital possui um total de 168 leitos, sendo 50 de UTIs. Diariamente, são realizados em média 230 atendimentos ambulatoriais, refletindo a capacidade e a diversidade dos serviços prestados pelo hospital.