Adolescente realiza sonho de batismo após transplante de fígado no Hospital das Clínicas

Por Marcos de Assis e Carlos Matheus

Em uma jornada marcada por esperança e renovação, Julia Gleiciane Elias Machado, de 15 anos, de Natal (RN), realizou um transplante de fígado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Após a cirurgia, um desejo especial foi feito por ela: ser batizada. Sensibilizada, a equipe de Terapia Ocupacional se mobilizou para torná-lo realidade, organizando a cerimônia de batismo no próprio hospital.

“Sempre foi um desejo meu. Há cinco anos, eu pedia para que meu presente fosse ser batizada, porque eu sempre tive essa vontade de ter uma conexão mais profunda com Deus. E agora, finalmente, graças a Deus, sou realmente batizada e oficialmente uma filha de Deus”, afirma Julia.

A terapeuta ocupacional Claudinea Arantes e a estagiária Aline Nascimento, sob a coordenação de Daniela Daniel, tomaram a iniciativa de entrar em contato com o capelão do hospital, padre Josirlei Silva, que, por sua vez, providenciou uma catequista para acompanhar Julia durante seu período de internação, garantindo assim que a preparação para o batismo fosse realizada com todo o cuidado e atenção necessários. O batismo foi realizado pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

Terapia Ocupacional – A T.O. tem como objetivo a promoção da qualidade de vida, autonomia e independência dos pacientes, enfocando não apenas a recuperação física, mas também o bem-estar emocional e espiritual. O desejo de Julia de ser batizada, portanto, foi acolhido não apenas como um pedido pessoal, mas como parte integral de seu projeto de vida, refletindo o profundo compromisso da equipe em apoiar os sonhos e aspirações dos pacientes sob seus cuidados.

Cirurgia“Comecei a ficar doente por volta do fim de março, com uma dificuldade para evacuar e, depois, comecei a inchar a barriga, as pernas e o rosto. Então, comecei a sentir dor abdominal. Minha mãe me levou ao médico, que pediu alguns exames. Assim que os recebeu, ele disse que eu precisava de internação urgente. Passei dois meses internada no hospital em Natal, até ser transferida para o HC em Ribeirão Preto. No dia 20 de maio, descobri que faria um transplante de fígado. Dez dias após nossa chegada aqui, consegui um doador. Graças a Deus. A cirurgia foi em 30 de julho e correu tudo bem. Agora, já estou me recuperando”.

HC de abrangência nacional“Em particular, a situação de Júlia era de extrema urgência. Diante da gravidade do quadro, foi solicitado o apoio de um centro de transferência especializado, com o qual ela já estava em contato. Este centro, operando sob um regime de urgência, contou com o apoio do Hospital Central (HC), que disponibilizou suas instalações para realizar o tratamento necessário”, explica o coordenador do transplante de fígado, Ajith Kumar Sankarankutty. Segundo ele, Júlia foi prontamente transportada para o HC, onde completou seu tratamento com sucesso. Esse caso ilustra como o HC desempenha um papel integral no sistema de saúde, estendendo seus serviços a pacientes de várias regiões do país. Além do tratamento clínico, o HC atendeu ao pedido especial de Julia por assistência espiritual, organizando esse serviço de acordo com suas necessidades. “É um aspecto de humanização que o hospital também coloca como prioridade”, finalizou.

Futuro“Pretendo abrir uma confeitaria. É meu sonho. Para começar, sugiro uma receita de bolo de cenoura: duas xícaras de farinha, uma cenoura média cortada, uma xícara de óleo, três ovos, uma colher de sopa de fermento. Bata tudo e asse a 180ºC por cerca de 40 minutos. Depois, se quiser, coloque cobertura e está pronto para comer”.

Pai“Minha filha renasceu. Estou muito feliz. Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus e, em segundo, aos profissionais médicos, enfermeiros e à equipe, em geral. E, se Deus quiser, em breve retornaremos à nossa terra, que é o que mais queremos. Deixo um recado para toda a equipe: muito obrigado, sou grato. Deus abençoe vocês, pois são maravilhosos”, afirma Gileno Machado.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »