Aplicativo criado no HCRP ensina formas de transferir pacientes com mobilidade reduzida

Por Marcos de Assis
App foi produzido por equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto lançou um aplicativo que ensina cuidadores e profissionais da saúde a realizarem a transferência segura de pacientes com mobilidade reduzida para cadeiras, macas e camas. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o aplicativo visa facilitar e tornar mais seguras as transferências de pessoas que necessitam de auxílio para se deslocar, um aspecto fundamental para a qualidade de vida e inclusão social desses indivíduos.

Disponível  para Android e iPhone, o aplicativo apresenta uma interface intuitiva e de fácil navegação. Através de vídeos explicativos, os usuários podem aprender, passo a passo, as técnicas corretas para realizar transferências utilizando diversos dispositivos de apoio. Além disso, o aplicativo também fornece instruções sobre o uso adequado de andadores e muletas, contribuindo para a segurança e o conforto dos pacientes durante seus deslocamentos.

“É desafiador para qualquer pessoa ficar limitada a uma cama ou cadeira. Para aqueles com mobilidade reduzida, a necessidade de se deslocar é essencial para continuar com vida social. Nosso aplicativo foi desenvolvido para facilitar transferências seguras e eficazes, tanto para profissionais de saúde quanto para cuidadores e todos que lidam com o bem-estar de outros”, explica o coordenador do CER, professor Edgard Engel.

Transferência – Transferência é o ato de mover uma pessoa de um lugar para outro, utilizando dispositivos como macas, camas e cadeiras de rodas. Para o professor Engel, “ao capacitar cuidadores e profissionais com conhecimentos essenciais, promovemos maior independência e qualidade de vida para pessoas com mobilidade reduzida”, afirma.

 

 

 

 

 

O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »