Cirurgia inédita no SUS é feita no HCRP com uso de realidade aumentada

 

 

Por Marcos de Assis

 

Uma cirurgia de joelho inovadora foi realizada com sucesso no Sistema Único de Saúde (SUS) utilizando um sistema de realidade aumentada. Essa tecnologia permite maior precisão e segurança durante o procedimento, reduzindo a exposição à radiação para a equipe médica.

Assista reportagem completa – https://www.instagram.com/p/DHtdM-mhURj/

A paciente, Maria Rosa, de 72 anos, foi submetida à cirurgia no dia 25 e, apenas 24 horas depois, já estava dando seus primeiros passos, demonstrando a eficácia e a rapidez da recuperação com a técnica utilizada. “Eu não acreditava que iria andar tão cedo”, disse dona Maria Rosa.

A cirurgia foi realizada com a ajuda de um programa de realidade aumentada. O cirurgião usou óculos especiais que ampliaram o campo de visão, permitindo uma maior precisão e segurança durante a cirurgia. “O resultado foi muito positivo”, disse o cirurgião Fabrício Fogagnolo, professor da FMRP.

Para o cirurgião Murilo Martins “esta tecnologia pode ser usada quando temos casos muito graves que envolvam deformidades muito extremas nas pernas. Quando o paciente tem um joelho muito torto ou que já teve uma sequela de fratura, tem parafuso, algum implante”. 

Dona Maria Rosa mesmo antes de deixar o Hospital já fazia planos para quando chegasse em casa. “Eu vou fazer tudo que eu não fazia antes, como plantar verduras e limpar o quintal”, disse ela. A cirurgia foi um sucesso e Dona Maria Rosa está grata ao médico e à equipe que a ajudaram.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »