Por Marcos de Assis
Uma cirurgia de joelho inovadora foi realizada com sucesso no Sistema Único de Saúde (SUS) utilizando um sistema de realidade aumentada. Essa tecnologia permite maior precisão e segurança durante o procedimento, reduzindo a exposição à radiação para a equipe médica.
Assista reportagem completa – https://www.instagram.com/p/DHtdM-mhURj/
A paciente, Maria Rosa, de 72 anos, foi submetida à cirurgia no dia 25 e, apenas 24 horas depois, já estava dando seus primeiros passos, demonstrando a eficácia e a rapidez da recuperação com a técnica utilizada. “Eu não acreditava que iria andar tão cedo”, disse dona Maria Rosa.
A cirurgia foi realizada com a ajuda de um programa de realidade aumentada. O cirurgião usou óculos especiais que ampliaram o campo de visão, permitindo uma maior precisão e segurança durante a cirurgia. “O resultado foi muito positivo”, disse o cirurgião Fabrício Fogagnolo, professor da FMRP.
Para o cirurgião Murilo Martins “esta tecnologia pode ser usada quando temos casos muito graves que envolvam deformidades muito extremas nas pernas. Quando o paciente tem um joelho muito torto ou que já teve uma sequela de fratura, tem parafuso, algum implante”.
Dona Maria Rosa mesmo antes de deixar o Hospital já fazia planos para quando chegasse em casa. “Eu vou fazer tudo que eu não fazia antes, como plantar verduras e limpar o quintal”, disse ela. A cirurgia foi um sucesso e Dona Maria Rosa está grata ao médico e à equipe que a ajudaram.
Sem comentários ainda.