Congresso mundial do sono tem profissionais do HC e da FMRP

 

 

O Congresso Mundial do Sono 2025 foi realizado de 5 a 10 de setembro em Singapura, consolidando-se como o maior e mais importante encontro dedicado à ciência, medicina e saúde do sono no mundo. O evento reuniu cerca de 5.000 profissionais de saúde, entre médicos, pesquisadores, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, tecnólogos e outros especialistas de mais de 75 países, promovendo intensa troca de conhecimentos, inovações e experiências práticas sobre distúrbios do sono, diagnóstico, terapias, bem-estar e pesquisas clínicas.

Com mais de 350 horas de programação científica, o congresso contou com conferências magnas, simpósios temáticos, workshops, cursos, mais de 1.800 apresentações de pôsteres e exposições. Houve trilhas específicas em inteligência artificial, insônia, apneia do sono, odontologia do sono, ciência básica e medicina circadiana. O evento se destacou como a principal oportunidade global para atualização profissional, networking internacional e integração multidisciplinar, fortalecendo a atuação dos profissionais da área e facilitando o acesso às mais recentes evidências científicas aplicáveis à prática clínica e à saúde populacional.

O congresso contou com a presença de diversos profissionais do Centro de Medicina do Sono do HC-FMRP-USP, sendo: Alan L. Eckeli, docente da Neurologia, Gislaine Folha, docente da Fonoaudiologia, Aline Marques Franco Eckeli, fisioterapeuta do sono e Karine Caldeira, psicóloga do sono.

O professor Eckeli, membro da comissão científica do evento, apresentou resultados de pesquisas e ministrou aulas durante a programação. “Abordamos temas como validação de novas tecnologias para o estudo do sono, a relação entre sono, saúde mental e risco de suicídio, o uso de equipamentos para estratificação de risco para apneia do sono e a utilização de canabinoides no tratamento das doenças do sono. A participação foi altamente significativa para o grupo, promovendo rica troca de experiências e um aprendizado expressivo para todos os envolvidos”, finaliza.

 

Translate »