O Centro de Terapia Intensiva (CTI) é um setor dentro do hospital que acolhe pacientes graves e seus familiares. Nossa intenção é proporcionar um atendimento de qualidade que envolve não só técnicas e protocolos baseados em evidência como também acolhimento e cuidado espiritual.
Um paciente não é um número e sim um ser humano que carrega uma bagagem biopsicossocial e espiritual ímpar, e cabe a nós reconhecermos isso e darmos a nossa melhor versão prestando um cuidado holístico.
O objetivo desta página é acolher, desmistificar e ressignificar a internação de um paciente no CTI. Para isso, é importante o fornecimento de informações necessárias sobre a rotina do CTI para que as famílias possam realmente conhecer como funciona um CTI.
Eu, Maria Auxiliadora Martins, intensivista do HCFMRP-USP e a Profa Mayra Gonçalves Menegueti, docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) resolvemos criar essa página como um canal de comunicação para que possamos acolher mais de perto as famílias que cuidamos no dia a dia.
Sejam muito bem vindos ao nosso CTI-HCFMRP-USP.
O projeto teve início em 2019 após a médica intensivista doutora Maria Auxiliadora Martins ter tido contato com um projeto semelhante na Mayo Clinic nos Estados Unidos, onde realizou o seu pós-doutorado por um ano.
Um paciente recebeu a visita de sua cachorrinha de estimação, que retirou o paciente da unidade e o levou para a praça para receber seu animalzinho. O sucesso da experiência motivou a equipe a avançar com o projeto, utilizando animais treinados para essa finalidade. Agora, quatro cachorros já treinados fazem parte do projeto, que será permanente.
Eles ganharam crachás e irão continuar a fazer a alegria dos pacientes e acompanhantes. As visitas dos animais obedecem a uma série de exigências da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Os animais passam por uma série de cuidados diferenciados, higiene com checagem nos dentes, nas patas, monitoramento veterinário e vacinas em dia. Além disso, os cachorros passam por um trabalho de ambientação antes de iniciar as visitas ao paciente.
Um mês antes, Dante, o primeiro a ser utilizado, já começou a ser trabalhado por profissionais de adestramento e também já esteve no Hospital para fazer o reconhecimento do ambiente. A lei que autoriza a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados em Ribeirão foi sancionada em fevereiro de 2018.
FONTE DOS DADOS: Após período de experiência, HC aprova “funcionários” e cachorros ganham crachás em Ribeirão. Programa de Atividade Assistida por Animais no Centro de Terapia Intensiva. Portal Thati. Publicado em janeiro de 2020. Disponível em: https://thathi.com.br/cidade/apos-periodo-de-experiencia-hc-aprova-funcionarios-e-cachorros-ganham-crachas-em-ribeirao/
Neste projeto os familiares de pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva podem ficar com o seu familiar durante o dia todo.
Para tanto eles passam por orientações de como devem proceder na unidade.
O objetivo deste projeto é humanizar o atendimento ao paciente crítico.
A permanência do familiar pode ser benéfica para ambos, mas, principalmente, para aquele que está em tratamento.
Passar pela experiência de perder alguém que amamos pode ser uma experiência de muita dor e sofrimento.
É um período de adaptação a uma nova realidade, com mudanças de rotinas, mudanças nos papéis familiares e, sobretudo é um tempo que requer bastante cuidado e atenção com as emoções.
Pensando nisto gostaríamos de compartilhar com você algumas informações que podem ser bastante úteis no decorrer deste processo.
O projeto Girassol tem como objetivo acolher, ajudar e dar uma luz nova para as famílias que estão passando por esse momento de dor e sofrimento.
O Girassol significa generosidade, vitalidade e exuberância. Além disso, reflete a energia positiva do sol e simboliza o equilíbrio perfeito entre a luz e a sombra.