Por Marcos de Assis e Carlos Matheus
O refeitório dos médicos no HC Campus, que também é utilizado pelos acompanhantes dos pacientes, recebeu recentemente uma transformação artística que está encantando aqueles que frequentam o local. Uma parede com cerca de 15 metros foi pintada com a técnica do Lettering¹, trazendo frases inspiradoras e desenhos que tornaram o ambiente mais acolhedor e bonito.
A iniciativa foi do filho de uma paciente. “Minha mãe ficou internada 08 dias, e fez um tratamento por 4 meses e infelizmente, ela partiu, mas os dias que esteve no HC vi o quanto ela foi tão bem tratada por todos: médicos, enfermeiras, auxiliares e todos os funcionários. Foi algo que me emocionou. Nos dias em que fiquei com ela, eu descia para almoçar ou jantar no refeitório e olhava aquelas paredes e pensava numa forma de poder retribuir, o que minha mãe estava recebendo ali no Hospital. Daí surgiu a ideia do “Lettering”, explica Daniel Rodrigues, que é integrante do Grupo Expresso Riso, paciente do HC e Artista de Lettering.
As frases “o sol continua lá, mesmo que chova” ou “Quando a última coisa que você tiver for Deus, vai descobrir que Ele era a única coisa que precisava” compõem a pintura com elementos gráficos como flores, frutas, pássaros, coração e objetos de cozinha incorporados ao design, criando uma composição harmoniosa e alegre. Daniel teve a ajuda do pai Eurípedes Rodrigues durante a execução das pinturas e para viabilizar o projeto contou com o patrocínio de todas as tintas oferecida pelo amigo da família Arnaldinho Barrado, da Barrados Tintas.
O resultado final superou as expectativas. O refeitório ganhou nova atmosfera, mais leve e convidativa. Médicos e acompanhantes têm elogiado a iniciativa, ressaltando como a arte pode transformar positivamente os ambientes hospitalares. A pintura de lettering deixou o local mais bonito para que muitos possam “descansar” seus olhos na leveza dos desenhos e poder enfrentar os momentos desafiadores por qual passam.
Sem comentários ainda.