Por Marcos de Assis e Carlos Matheus
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto obteve reconhecimento internacional da Federação Internacional de Terapia Manual/Manipulativa Ortopédica (IFOMPT) para o seu curso de especialização em fisioterapia traumato-ortopédica. Esta acreditação equipara seus padrões educacionais aos de instituições internacionais.
A certificação assegura que os graduados possuem conhecimentos e habilidades que os tornam profissionais altamente qualificados e prontos para oferecer um atendimento de excelência. Isso se reflete diretamente na qualidade do cuidado aos pacientes, garantindo um tratamento mais eficaz, seguro e centrado no indivíduo, seguindo um modelo de cuidado biopsicossocial em um ambiente de saúde contemporâneo.
“Ter um curso reconhecido internacionalmente pelo HC fortalece a credibilidade e prestígio da instituição, alinha nossos padrões educacionais à outras instituições internacionais (tais como Canadá, EUA, Austrália, Nova Zelândia e países europeus), e assegura a formação de fisioterapeutas de alta qualidade, capacitados para atuar em qualquer lugar do mundo”, explica a professora Aline Miranda.
O curso, com duração de um ano, oferece bolsas do governo do estado de São Paulo e inclui estágios em diversas unidades do HCRP. As atividades práticas abrangem o Centro de Reabilitação (CER), enfermarias de ortopedia no Campus, unidade de queimados e a Unidade de Emergência, oferecendo uma formação abrangente e prática aos estudantes.
Iniciado em 1988, o programa já formou cerca de 300 alunos. A turma atual, com 11 estudantes, será a primeira a se formar com a matriz curricular totalmente adequada aos padrões IFOMPT.
Sem comentários ainda.