HCRP busca bebês para teste de vacina contra vírus respiratório

 

 

Por Marcos de Assis

 

Inflamação das vias aéreas inferiores, dificuldade respiratória aguda e em alguns casos necessidade de suporte de oxigênio e nos eventos mais graves, internação em unidades de terapia intensiva. Isso é o que provoca o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma ameaça à saúde infantil, que pode levar uma a cada 50 crianças com menos de um ano a ser hospitalizada.

Uma vacina contra o VSR começa a ser testada no Brasil e Ribeirão Preto é uma das bases da pesquisa. Por isso, o Hospital das Clínicas está recrutando crianças entre 6 e 22 meses, nascidas após 37 semanas de gestação para participar do estudo clínico, que é conduzido pela equipe de pesquisas clínicas do Núcleo de Estudos sobre Infecção Materna, Perinatal e Infantil (NEIMPI) da USP.

Vírus – O Vírus Sincicial Respiratório é um patógeno altamente contagioso que afeta o sistema respiratório, sendo especialmente perigoso para crianças. Atualmente, não existe vacina disponível contra o VSR para crianças apenas para idosos e gestantes), o que torna este estudo particularmente importante.

A infectologista pediátrica Fabiana Amaral explica que “o VSR pode causar desde sintomas leves de resfriado até condições graves como bronquiolite e pneumonia. Em casos severos, pode levar à hospitalização, especialmente em bebês e crianças menores de dois anos.”

As complicações do VSR são mais frequentes em crianças devido ao seu sistema imunológico em desenvolvimento e vias aéreas menores, que são mais facilmente obstruídas pela inflamação causada pelo vírus.

Como participar? – A participação neste estudo contribuirá para o avanço da ciência médica e oferecerá a possibilidade de proteção precoce contra o VSR para as crianças participantes. Os pais interessados em mais informações podem entrar em contato diretamente com a equipe com o NEIMPI-USP. pelo whatsapp 16.9.8149.1956 ou fazer a pré-inscrição através do link: https://forms.gle/5aJFVgs3vN14rxh8A . A equipe de pesquisadores fará contato com você.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »