Por Marcos de Assis
O Hospital das Clínicas lançou o programa de ergonomia para prevenir lesões e doenças ocupacionais. A iniciativa visa melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários.
Leia entrevista com a fisioterapeuta Mirella Castelli e assista o vídeo, com participação do fisioterapeuta Yuri Bagatim. Confira!
Qual é o objetivo do “Programa de Ergonomia Preventiva”?
O objetivo principal do Programa de Ergonomia Preventiva é antecipar-se aos problemas de saúde relacionados ao ambiente laboral, de modo a projetar e organizar os espaços, equipamentos e tarefas, minimizando o esforço físico e mental dos funcionários, prevenindo lesões e doenças ocupacionais, aprimorando o conforto, segurança e maximização da produtividade.
Como será o trabalho de vocês nos departamentos?
O Programa de Ergonomia Preventiva é composto por representantes de diferentes áreas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), incluindo médico do trabalho, fisioterapeutas, técnico e/ou engenheiro de segurança do trabalho, responsável do setor e um colaborador do respectivo setor. A equipe se reúne quinzenalmente ou mensalmente para planejar, executar e monitorar as ações de prevenção de riscos ergonômicos dentro do ambiente hospitalar. Após agendar a visita ao setor, nós fazemos uma avaliação do local de trabalho que inclui conversas com a chefia e funcionários do local, fotografia, gravações de vídeos, aplicação de questionários, entre outros, resguardando sempre o anonimato dos colaboradores. Posteriormente, elaboramos um diagnóstico ergonômico detalhado de cada setor, o qual permite a identificação dos riscos ergonômicos presentes nas diversas áreas do hospital, possibilitando a priorização das ações a serem implementadas. Com base nos resultados do diagnóstico, a equipe faz propostas de intervenções, as quais podem incluir a modificação do mobiliário e equipamentos, o treinamento sobre posturas adequadas, a organização do espaço de trabalho, o cumprimento da legislação trabalhista e gestão dos riscos ergonômicos em conjunto com o SESMT.
O que despertou a necessidade de implantar o programa?
Diante da complexidade do hospital, surgiu a necessidade de haver profissionais atuando na área da Ergonomia. Isso porque a ergonomia é uma área estratégica, uma vez que lida com a adaptação do trabalho ao trabalhador.
Quais são os principais problemas detectados?
Os principais problemas encontrados incluem as posturas corporais dos funcionários ao executarem suas atividades. A postura é dinâmica; no entanto, muitas vezes, em determinadas atividades, os servidores não percebem que estão realizando de forma inadequada. Assim, um trabalho envolvendo a orientação postural é de extrema importância.
Quais são os maiores desafios que a equipe terá pela frente? (imagino que postura tem relação com hábito e mudar hábitos não é fácil).
O principal desafio envolve a mudança comportamental dos funcionários com relação às posturas corporais.
Vocês vão cobrir 100% do hospital?
Devido à grande demanda dos hospitais, inicialmente, estão sendo avaliados os setores de Nutrição, Farmácia, Enfermarias e Ambulatórios do HCFMRP e Unidade de Emergência, além do HC Criança. Após finalizar essas áreas, nossos trabalhos serão expandidos para outros setores até que todo o HC Campus e HC UE sejam avaliados.
Há prazo para o programa ou ele é permanente?
Não há um prazo. Nossos trabalhos serão realizados de forma permanente, onde voltaremos aos setores para saber se as adequações estão sendo seguidas e se haverá novas demandas.
Quem precisar de orientação sobre o tema?
Quem precisar de orientação pode procurar por mim, Mirella Castelli, no SESMT do 2° andar. Ramal 2983
Sem comentários ainda.