Significa melhor qualidade no atendimento e mais segurança
O Hospital Estadual de Serrana recebeu a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) através do Sistema Brasileiro de Acreditação, que é o responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde.
Isso significa que o Hospital passou a oferecer uma assistência com padrões de qualidade e segurança em saúde reconhecidos no Brasil e no exterior.
O diretor do Hospital Marcos Borges, professor doutor da FMRP, conversou com o Jornal Online sobre este marco na administração do HE Serrana.
O que foi feito para o Hospital receber o selo?
A ONA faz parte do Sistema Brasileiro de Acreditação que considera as organizações de saúde como sistemas complexos. Devido a essa complexidade, todas as acreditadoras elaboram um conjunto de diretrizes que servem como um guia para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, tudo baseado nas melhores práticas em saúde.
São diretrizes amplas, que abordam todos os processos de um Hospital. A maior dificuldade é como colocar na prática tudo o que é necessário. Nesse sentido, nossa estratégia foi envolver todos os funcionários no aprimoramento dos processos de trabalho desde o início da implantação do Hospital, em 2019, já com a filosofia da acreditação.
Além de envolver as equipes, conseguimos fazer com que todos entendessem a importância da acreditação para aprimorar a qualidade e a segurança do paciente. Na nossa experiência, só é possível implementar os processos de qualidade se todos entenderem a sua importância.
O que significa para o paciente ser atendido em hospital com o selo ONA?
Significa que os processos relacionados à qualidade e segurança do paciente foram estruturados de acordo com as boas práticas nacionais e internacionais e que naquele hospital existe a preocupação também com o bem estar dos seus colaboradores. Hoje em dia, além de uma assistência de excelência, é importante também avaliar a experiência do paciente na Instituição.
Doutores Gustavo Volpe, Valdair Muglia, Marcos Borges, Ricardo Cavalli e diretor administrativo Eduardo Lopes
Sem comentários ainda.