Humanização

Além de tratar as doenças, também importa para a equipe do Hospital garantir aos seus pacientes conforto emocional e respeito à condição humana. Para tanto, são desenvolvidos projetos de humanização hospitalar, oferecendo novas perspectivas no atendimento.

O Hospital das Clínicas da FMRP-USP, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde e da Política Estadual de Humanização (PEH), instituiu Grupo de Humanização, coordenado pela Diretoria Clínica e composto por membros de diversas áreas de atuação: Divisão de Hotelaria, Ouvidoria, Serviço Especializado em Segurança  e Medicina do Trabalho, Gerência Geral do Ambulatório, Serviço Social Médico, HC Criança, Departamento de Puericultura Pediatria, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Serviço de Psicologia, Serviço de Terapia Ocupacional, Serviço de TMO, Clínica Convênios, Centro de Processamento de Rouparia Hospitalar, Centro Integrado da Qualidade e Centro de Engenharia Clínica.

O Grupo de Humanização é responsável por instituir espaços de discussões e trocas de experiências sobre o cotidiano do Hospital; integrar os trabalhos e projetos de humanização que atualmente estão espalhados pelo HC, sensibilizar as pessoas, incentivando-as a consolidar uma rede cooperativa de atuação e comunicação, visando uma cultura de humanização institucional que possa contribuir para a qualidade do atendimento a saúde dos usuários e profissionais que atuam no Hospital.

Programa de Arte, Cultura e Lazer nos Hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde, através do Of. CIP nº 40/90 (16/02/1990), propôs a implantação do Projeto Arte, Cultura e Lazer nos Hospitais. Este programa vem sendo desenvolvido nesta Instituição com os objetivos: desenvolver atividades junto aos pacientes e familiares, buscando melhor adaptação ao meio hospitalar, aliviando tensões, abreviando o tempo de tratamento e hospitalização e facilitando a interação entre pacientes, familiares e equipe multiprofissional.
O Serviço Social, ao longo destes anos, coordena e promove, em parceria com a Liga de Assistência ao Paciente (LAP), a realização destas ações, através de festividades em datas comemorativas: Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal.

Dia do Paciente

O Serviço Social, desde 2010, realiza no Ambulatório deste Hospital, homenagem ao paciente denominada “Dia do Paciente do HC”.
Considerando a importância do desenvolvimento de ações que visam a humanização na saúde e o acolhimento do paciente, por meio da Portaria HCRP Nº 254/2014,  foi instituido no calendário de comemorações anuais do Hospital, o “Dia do Paciente do HC”, a ser comemorado em 24 de junho.

Projeto Classe Hospitalar

Compreende acompanhamento escolar às crianças e adolescentes (6 a 14 anos), internados no HCFMRP-USP e Unidade de Emergência, projeto este implantado em 1997, por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Ensino e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.
Além da perspectiva de humanização, o Projeto da Classe Hospitalar tem por objetivos: proporcionar a reintegração escolar evitando a evasão, a integração social e melhor qualidade de vida, estimulando-os a retornarem as escolas de origem, dando continuidade as suas atividades.
Atualmente, as aulas acontecem nas Enfermarias de Pediatria, Isolamento Protetor, Cirurgia Pediátrica e Ortopedia (Campus) e Enfermaria de Pediatria (Unidade de Emergência).

Programa de Reinserção Escolar

Este programa tem por objetivo preparar o corpo docente, funcionários e alunos, que convivem com a criança e adolescente em tratamento do câncer, para o processo de reinserção escolar.
É realizado um trabalho informativo na escola de origem da criança e/ou adolescente, a fim de minimizar os obstáculos diante da possibilidade de retornar as aulas. Ele se faz através de vídeo e material educativo e busca esclarecer aspectos sobre a doença e cuidados necessários, que, geralmente, são desconhecidos pela população em geral.
O Programa de Reinserção Escolar é desenvolvido por Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista, em parceria com as equipes da Oncologia Pediátrica HCFMRP-USP e Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Abrange localidades no raio de 150 km de Ribeirão Preto, sendo as despesas de responsabilidade do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC).

Visitas Domiciliares às Famílias em Situação de Luto

As visitas domiciliares às famílias que estão vivenciando o luto de seus entes, tem por objetivo oferecer suporte e apoio, neste momento tão difícil da perda.
Os profissionais de Serviço Social, Psicologia e Nutrição, procuram ampliar o apoio e a assistência às famílias enlutadas, oferecendo acompanhamento social e psicológico aos pais, irmãos e parentes próximos, nas modalidades: individual, grupal e domiciliar.
O projeto é desenvolvido em parceria com as equipes da Oncologia Pediátrica HCFMRP-USP e Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). As visitas domiciliares são realizadas num raio de até 150 km de Ribeirão Preto e as despesas são de responsabilidade do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Contudo, para as demais localidades, são efetuados contatos telefônicos com tais famílias.