Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Escolha uma Página

Humanização

Além de tratar as doenças, também importa para a equipe do Hospital garantir aos seus pacientes conforto emocional e respeito à condição humana. Para tanto, são desenvolvidos projetos de humanização hospitalar, oferecendo novas perspectivas no atendimento.

O Hospital das Clínicas da FMRP-USP, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde e da Política Estadual de Humanização (PEH), instituiu Grupo de Humanização, coordenado pela Diretoria Clínica e composto por membros de diversas áreas de atuação: Divisão de Hotelaria, Ouvidoria, Serviço Especializado em Segurança  e Medicina do Trabalho, Gerência Geral do Ambulatório, Serviço Social Médico, HC Criança, Departamento de Puericultura Pediatria, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Serviço de Psicologia, Serviço de Terapia Ocupacional, Serviço de TMO, Clínica Convênios, Centro de Processamento de Rouparia Hospitalar, Centro Integrado da Qualidade e Centro de Engenharia Clínica.

O Grupo de Humanização é responsável por instituir espaços de discussões e trocas de experiências sobre o cotidiano do Hospital; integrar os trabalhos e projetos de humanização que atualmente estão espalhados pelo HC, sensibilizar as pessoas, incentivando-as a consolidar uma rede cooperativa de atuação e comunicação, visando uma cultura de humanização institucional que possa contribuir para a qualidade do atendimento a saúde dos usuários e profissionais que atuam no Hospital.

Programa de Arte, Cultura e Lazer nos Hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde, através do Of. CIP nº 40/90 (16/02/1990), propôs a implantação do Projeto Arte, Cultura e Lazer nos Hospitais. Este programa vem sendo desenvolvido nesta Instituição com os objetivos: desenvolver atividades junto aos pacientes e familiares, buscando melhor adaptação ao meio hospitalar, aliviando tensões, abreviando o tempo de tratamento e hospitalização e facilitando a interação entre pacientes, familiares e equipe multiprofissional.
O Serviço Social, ao longo destes anos, coordena e promove, em parceria com a Liga de Assistência ao Paciente (LAP), a realização destas ações, através de festividades em datas comemorativas: Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal.

Dia do Paciente

O Serviço Social, desde 2010, realiza no Ambulatório deste Hospital, homenagem ao paciente denominada “Dia do Paciente do HC”.
Considerando a importância do desenvolvimento de ações que visam a humanização na saúde e o acolhimento do paciente, por meio da Portaria HCRP Nº 254/2014,  foi instituido no calendário de comemorações anuais do Hospital, o “Dia do Paciente do HC”, a ser comemorado em 24 de junho.

Projeto Classe Hospitalar

Compreende acompanhamento escolar às crianças e adolescentes (6 a 14 anos), internados no HCFMRP-USP e Unidade de Emergência, projeto este implantado em 1997, por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Ensino e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.
Além da perspectiva de humanização, o Projeto da Classe Hospitalar tem por objetivos: proporcionar a reintegração escolar evitando a evasão, a integração social e melhor qualidade de vida, estimulando-os a retornarem as escolas de origem, dando continuidade as suas atividades.
Atualmente, as aulas acontecem nas Enfermarias de Pediatria, Isolamento Protetor, Cirurgia Pediátrica e Ortopedia (Campus) e Enfermaria de Pediatria (Unidade de Emergência).

Programa de Reinserção Escolar

Este programa tem por objetivo preparar o corpo docente, funcionários e alunos, que convivem com a criança e adolescente em tratamento do câncer, para o processo de reinserção escolar.
É realizado um trabalho informativo na escola de origem da criança e/ou adolescente, a fim de minimizar os obstáculos diante da possibilidade de retornar as aulas. Ele se faz através de vídeo e material educativo e busca esclarecer aspectos sobre a doença e cuidados necessários, que, geralmente, são desconhecidos pela população em geral.
O Programa de Reinserção Escolar é desenvolvido por Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista, em parceria com as equipes da Oncologia Pediátrica HCFMRP-USP e Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Abrange localidades no raio de 150 km de Ribeirão Preto, sendo as despesas de responsabilidade do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC).

Visitas Domiciliares às Famílias em Situação de Luto

As visitas domiciliares às famílias que estão vivenciando o luto de seus entes, tem por objetivo oferecer suporte e apoio, neste momento tão difícil da perda.
Os profissionais de Serviço Social, Psicologia e Nutrição, procuram ampliar o apoio e a assistência às famílias enlutadas, oferecendo acompanhamento social e psicológico aos pais, irmãos e parentes próximos, nas modalidades: individual, grupal e domiciliar.
O projeto é desenvolvido em parceria com as equipes da Oncologia Pediátrica HCFMRP-USP e Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). As visitas domiciliares são realizadas num raio de até 150 km de Ribeirão Preto e as despesas são de responsabilidade do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Contudo, para as demais localidades, são efetuados contatos telefônicos com tais famílias.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages