Informações em saúde

Campanhas
O HCFMRP-USP realiza periodicamente várias campanhas junto à comunidade, objetivando informar a população sobre a importância da prevenção de doenças. São realizadas as seguintes campanhas:

Campanha de Prevenção do Trauma Raquimedular

Reforçando seu compromisso com a sociedade, o Hospital mantém uma campanha permanente de conscientização sobre os riscos de acidentes que podem gerar trauma raquimedular.
O trauma raquimedular constitui importante causa de morbidade e mortalidade na população mundial. Por imprudência, muitas pessoas saudáveis acabam se acidentando e perdendo seus movimentos para sempre. Diferentemente das outras doenças, o trauma de coluna pode ser evitado e a campanha tem objetivo de esclarecer e educar a população para a prevenção deste tipo de acidente.

Saiba mais: Cuidado, sua coluna é frágil!

Campanha de Doação de Córneas

Anualmente é realizada a campanha de “Doação de Córneas”, visando orientar a comunidade sobre a importância da doação em prol das milhares de pessoas que esperam ansiosamente na fila, para prosseguir sua jornada, com panfletos explicativos, faixas e distribuição de brindes.

Campanha Rins Saudáveis

Com o objetivo de chamar atenção sobre as formas de prevenção das doenças renais são realizadas uma série de atividades no Dia Mundial do Rim, em março. Durante o evento são realizadas orientações e esclarecimentos aos pacientes, acompanhantes e funcionários, pelos profissionais da saúde, sobre os fatores de riscos para a Doença Renal Crônica – DRC e são distribuídos material informativo e apresentação de vídeos sobre a doença.

Campanha de Prevenção Contra Queimadura

Para marcar o mês de junho, mês de luta contra a queimadura, a Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto realizam várias atividades com os pacientes sobreviventes de queimaduras. A programação conta com atividades lúdicas e palestras aos pacientes e familiares.

Dia do Paciente

O Hospital promove todos os anos no mês de junho várias ações de humanização para comemorar “O Dia do Paciente do HCFMRP-USP”. A programação conta com atividades educativas, pedagógicas e culturais, dentre elas: apresentação do Coral “Vozes do HC”, artesanatos orientados pelas recreacionistas, Expresso Riso, cuidados com a saúde física e bucal, prevenção ao tabagismo, incentivo à doação de órgãos, entre outras.

Campanha Nacional do Doador de Órgãos

No mês de setembro, conhecido como “Setembro Verde”, acontece a Campanha Nacional do Doador de Órgãos e durante a semana de comemoração o Hospital fica iluminado de verde. Para divulgar a importância ocorrem ações de conscientização da população sobre a doação de órgãos e realização de várias palestras com a presença de pacientes transplantados, pacientes que aguardam por um órgão e familiares de doadores e receptores além de cadastro de potenciais doadores de medula óssea com a distribuição de panfleto explicativo.

Semana Mundial da Amamentação

Para incentivar o aleitamento materno, o Hospital, com o apoio do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP, Divisão de Enfermagem e Superintendência do HCFMRP-USP, realizam anualmente uma programação dedicada a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre no mês de agosto.
Com as campanhas e eventos com o objetivo de incentivar as mulheres que estejam amamentando a doar o leite excedente, o Banco de Leite Humano tem conseguido alcançar seu objetivo, possibilitando reunir um estoque de leite que permite dar continuidade à oferta do melhor alimento aos bebês “o leite humano” que é a alimentação mais completa dos prematuros e doentes internados, pois previne infecções, diabetes, colesterol, obesidade além de ser essencial para o crescimento e desenvolvimento.

Semana do Idoso

Em comemoração à Semana do Idoso, a Comissão Hospital Amigo do Idoso e o Centro Integrado de Humanização promovem palestras com relativas ao assunto, com o tema principal “Quem se cuida tem futuro”. O evento conta com apresentação musical, orientações aos pacientes, familiares e funcionários aposentados do HCFMRP-USP.

Campanha Outubro Rosa

Essa campanha visa a conscientização da população na importância de fazer anualmente os exames preventivos do câncer de mama, com panfletagem nos ambulatórios, apresentação do coral “Vozes do HC” formado pelos servidores do Hospital e diversas atividades tanto com enfoque de informação como de comemoração com as pacientes que estão em seguimento e estão com a vida recuperada.

Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral

Para comemorar o Dia Mundial de Combate ao AVC o HCFMRP-USP realiza orientações à população sobre os fatores de risco do AVC, prevenção (com foco em combate ao fumo, controle de hipertensão e diabetes, alimentação saudável e prática de exercícios físicos) reconhecimento dos sinais da doença e tratamentos disponíveis.

Valorização da Pessoa com Deficiência

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Hospital realiza diversos eventos como palestras, vivências e oficinas voltadas para esclarecimentos e informações a pacientes e cuidadores, bem como divulgação dos serviços de atenção à pessoa com deficiência, assim como o serviço de reabilitação do Hospital.

Saiba mais: www.hcrp.usp.br/cer

Síndrome Fetal do Álcool – Semana de Alerta

O Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade – PAI-PAD, realiza em dezembro, a Semana de Alerta Sobre o Uso de Álcool e Drogas, com o objetivo de sensibilizar os profissionais, usuários dos serviços de saúde e a comunidade, sobre os riscos associados ao abuso do álcool e drogas com atividades informativas e distribuição de folhetos.

Dia Mundial do Sono

O Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo promove em março atividades de orientação à população, com distribuição de panfletos e esclarecimentos dos principais distúrbios do sono.
O objetivo é levar conhecimento científico para a população, informando e educando a sociedade sobre a importância de uma noite de sono de qualidade e as consequências fisiológicas, comportamentais e sociais dos distúrbios do sono e como mudanças simples no comportamento podem propiciar uma melhor noite do sono.

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

O Centro de Cirurgia de Epilepsia do HCFMRP-USP realizou no mês de março evento relativo ao “purple day”, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, que tem como objetivo levar conhecimento sobre a epilepsia para a comunidade.

Dia Mundial da Incontinência Urinária

Acontece no dia 14 de março a comemoração do Dia Mundial da Incontinência Urinária, no HCFMRP-USP, com entrega de panfletos e orientação ao público sobre o assunto. A incontinência urinária atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. É um problema que afeta todas as faixas etárias, mas acomete mais a população idosa.
A perda involuntária da urina atrapalha a qualidade de vida. É uma doença que tem cura, podendo ser melhorado com tratamento apropriado. Seja medicamentoso, comportamental, cirúrgico ou através de exercício para a musculatura pélvica e perineal.

Campanha de Doação de Sangue

O Hemocentro de Ribeirão Preto realiza periodicamente, Campanha de Doação de Sangue incentivando os funcionários do HCFMRP-USP com o Slogan “Doe agora e salve vidas!”. Para facilitar é disponibilizado transporte de hora em hora no saguão principal do Hospital para viabilizando a participação dos funcionários.

Campanha Permanente de Controle ao Tabagismo

Dentro da Campanha Permanente de Controle ao Tabagismo são realizadas várias atividades. Dentre elas destacamos a caminhada para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, com percurso de 5 km no Campus da USP, que ocorre todos os anos. Os primeiros participantes que chegam ao local receberam camisetas de brinde e há sorteio de outros brindes durante a caminhada.

Dia Mundial de Luta contra o Câncer de Cabeça e Pescoço

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP integra a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, denominada “Julho Verde”. A campanha tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Campanha da Voz

Para comemorar o Dia Mundial da Voz o HCRFMP-USP organiza uma campanha com palestras, apresentações culturais, atendimentos assistenciais e atendimento médico especializado dos casos encaminhados pelos médicos participantes na Campanha.

Campanha do Câncer de Pele

Em novembro o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) realiza anualmente a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. O evento é um alerta à população sobre a doença que atinge cerca de 180 mil novos casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Neste dia são avaliados pessoas encaminhadas pela rede primária, sendo que os casos suspeitos são agendados no Hospital para seguimento.

Campanha de Conscientização à Prematuridade

Para alertar a população mundial sobre os riscos da prematuridade, o dia 17 de novembro foi instituído como Dia Mundial da Prematuridade. No mundo todo são realizados eventos culturais e monumentos são iluminados de roxo, cor símbolo da causa. A ideia é conscientizar a população, os profissionais da saúde e os governantes sobre a problemática da prematuridade e incentivar a reflexão e a mudança de práticas. O HCFMRP-USP participa destes eventos.

Campanha de Prevenção à AIDS e outras DSTs

O mês de dezembro inicia com a programação das atividades em comemoração ao mês de prevenção a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, em são realizadas palestras de esclarecimento ao público sobre prevenção de AIDS e DST, além de orientações sobre cuidados preventivos.