INTERNAÇÕES
É permitida a permanência de um acompanhante nos seguintes casos:
– Pacientes até 18 anos incompletos;
– Pacientes maiores de 60 anos;
– Excepcionalmente, a critério da equipe de saúde,em situações não previstas, poderá ser autorizada a permanência de 1 (um) acompanhante.
A troca do acompanhante será nos horários:
– Das 06h às 08h
– Das 13h às 14h
– Das 19h às 20h
O que trazer:
– Cartão de consultas do HCRP;
– Objetos de uso pessoal: chinelo, roupas íntimas, pente, sabonete, escova, pasta de dente, shampoo,agasalho para o frio e roupa para o dia da alta;
– Trazer os resultados de exames realizados, quando solicitados;
– Não trazer dinheiro e objetos de valor como: joias e celulares.
Alta Hospitalar:
– Antes de sair do leito, pergunte se a equipe de saúde precisa lhe entregar algum documento para a continuação do tratamento.
Em determinados casos, o paciente leva consigo os seguintes documentos:
– guia de contra-referência;
– receituário em 2 vias;
– atestado médico (solicitar se necessário);
– cartão de consulta com a data de retorno já marcada ou com orientação para marcá-la.
IDENTIFICAÇÃO DOS PACIENTES
A identificação dos pacientes é um dos primeiros passos para uma assistência segura. O HCRP vem aprimorando os seus processos de identificação desde 2009, quando incluiu em seu planejamento estratégico a melhoria deste processo.
A identificação dos pacientes é considerada o fundamento do cuidado seguro ao paciente e consiste na utilização de tecnologias, como pulseiras de identificação, essenciais à prevenção de erros durante o cuidado à saúde não só para pacientes hospitalizados, mas também para pacientes em observação em unidades de pronto atendimento e sob qualquer condição de assistência, como para realização de exames ambulatoriais.
A identificação do paciente está prevista na Lei n. 10.241, de 17 de março de 1999, que dispõe sobre os direitos dos pacientes, usuários dos serviços de saúde no Estado de São Paulo, e prevê que o paciente tem direito de ser identificado e tratado pelo seu nome e sobrenome, não devendo ser identificado somente por números ou códigos (São Paulo, 1999).
Preocupado com a segurança dos pacientes, o HCRP incluiu no planejamento estratégico a melhoria deste processo de identificação. Agora o processo está todo informatizado, facilitando para a equipe de saúde e tornando totalmente legíveis as informações das pulseiras e dos leitos.
É muito importante que os pacientes internados estejam com suas pulseiras de identificação.
O paciente tem papel fundamental neste processo quando colaboram para a sua própria segurança permanecendo com as pulseiras ou solicitando-as para a equipe de saúde.
Assistência segura salva vidas!
Orientação aos Usuários do HCRP Campus:
Orientação aos Usuários do HCRP Unidade de Emergência: