Novos problemas, novas soluções

[:pb]

Coxins desenvolvidos pela Terapia Ocupacional reduzem escaras e kits estimulam cognição dos pacientes

A pandemia trouxe problemas que exigiram que as equipes do Hospital das Clínicas reformulassem seus espaços e demandas de atendimento. Os pacientes que necessitam de internação nas UTIs de COVID-19 sofrem prejuízos musculoesqueléticos, alterações na sensibilidade, abalo emocional, além de problemas em outros sistemas. O trabalho numa unidade de terapia intensiva exige uma equipe treinada e capaz de comunicar-se assertivamente.

A Terapia Ocupacional se readequou rapidamente à nova realidade. Uma das ações que trouxe muita efetividade que foi a confecção de coxins de posicionamento que auxiliam o paciente na posição prona – uma técnica conhecida como ventilação de bruços e que proporciona melhora da oxigenação dos pulmões, evitando a formação de feridas.

Os coxins foram desenvolvidos por Larissa Bombarda e confeccionados por Baíre Magazona e Carla Fiacadori, com auxílio do Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital das Clínicas. Além de auxiliar na melhora da oxigenação e oferecer um melhor posicionamento para o paciente internado, reduziram a formação de feridas nos pacientes.

Baíre Magazona explica que “para a confecção dos coxins são utilizados materiais de baixo custo, como o colchão piramidal, malha tubular, algodão e atadura. São conjuntos completos compostos por dois posicionadores de cabeça, um para tórax, um para quadril, um para cada joelho e um para os pés”.

Larissa Dias idealizou os coxins que foram confeccionados por Baíre Magazona e Carla  Fiacadori com apoio mais do Serviço de Terapia Ocupacional mais ativamente de Thaciana Fioravante e Ana Magnani

Os produtos foram aprovados pelos profissionais das enfermarias e CTIs, onde o número de lesões por pressão caiu drasticamente. “O paciente com COVID, em alguns casos, precisa ser pronado inúmeras vezes; nesses casos, observamos que estavam surgindo lesões por pressão”, explica a fisioterapeuta do CTI, Amanda Mazzoni.

Ela conta que “a ideia dos coxins de posicionamento foi sendo desenvolvida e culminou com a criação dos kits que hoje são tão importantes para os pacientes na prevenção e redução das lesões por pressão”, completa.

A experiência deu tão certo que as terapeutas acabaram de confeccionar coxins para a posição decúbito lateral e dorsal

Veja o vídeo da Terapeuta Ocupacional Baíre Magazona sobre o assunto

 Estimulação à cognição – Pesquisas recentes mostram que o coronavírus pode trazer consequências significativas no funcionamento do nosso cérebro. Para o cuidado com a prevenção de possíveis prejuízos foram preparados materiais para estimulação cognitiva.

As recreacionistas Ana Alice Urbano e Irmã Rodrigues entregam os kits no HC Criança

Os kits contendo atividades são entregues para adultos e crianças. As atividades colaboram com a organização do pensamento, estimulam aspectos cognitivos como atenção, concentração, criatividade, raciocínio lógico, memória associativa, percepção visual e espacial, lateralidade, dentre outros aspectos em diferentes níveis de complexidades. O kit também inclui caneta ou giz de cera para realização das atividades enquanto durar a internação.

Nas unidades COVID, os kits são entregues pelas terapeutas ocupacionais

Veja o vídeo da terapeuta ocupacional Carla Rinaldi sobre o assunto

 Com novas formas de enfrentamento e atendimento, o terapeuta ocupacional colabora com ações de prevenção ou propõe e desenvolve programas de tratamento que possibilitam a melhora do estado de saúde e da qualidade de vida do paciente.

 

 

 [:]

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »