O Centro conta com equipes altamente especializadas em vários setores, infraestruturas sofisticadas e abertas à comunidade científica
Com o objetivo de estreitar laços, visando a formação de convênios e parcerias no futuro, representantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, do Hospital das Clínicas (HCFMRP-USP) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) visitaram nesta semana o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).
O CNPEM é um centro de pesquisa, inovação e tecnologia ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que se destaca no cenário nacional por ser um centro de referência aberto, multiusuário e multidisciplinar, com ações direcionadas para todos esses setores.
“O Centro desenvolve pesquisas de ponta e inovação tecnológica, pesquisas científicas e ligadas aos mercados público e privado, além de desenvolvimento de fármacos e uma série de produtos. Nossa intenção foi conversar sobre convênios e parcerias para desenvolver pesquisas e inovações, aliando FMRP, FAEPA e HCFMRP”, explica o Prof. Dr. Ricardo Cavalli, superintendente do HCFMRP-USP. “Convidamos os pesquisadores do CNPEM para virem à FMRP e realizarem um workshop já no início de 2024. O objetivo é dar visibilidade a todos os professores do alcance de futuras parcerias com esta importante instituição”, adianta o Prof. Dr. Rui Ferriani, diretor da FMRP.
Participaram da visita, além de Cavalli e Ferriani, o Diretor Executivo da FAEPA, Prof. Dr. Valdair Francisco Muglia; o Diretor Científico da FAEPA, Prof. Dr. Sonir Roberto Rauber Antonini; a Coordenadora Técnico Científico da Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do HCFMRP, Profa. Dra. Fabiana Cardoso Pereira Valera; e o Prof. Dr. Edwin Tamashiro, membro do Núcleo de Inovação Tecnológica.
O CNPEM
O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais sofisticadas e abertas à comunidade científica, projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, parcerias com o setor produtivo e atividades de formação e capacitação de jovens pesquisadores.
O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira, o Sirius. Com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola Superior de Ciência – curso de graduação inovador e interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com instalações abertas para auxiliar demandas das comunidades científica e tecnológica, o CNPEM já atendeu mais de 6.900 pesquisadores externos, além de já ter capacitado cerca de 4.200 cientistas. Saiba mais sobre o CNPEM no site oficial.
Sem comentários ainda.