Residência Multiprofissional
É um Programa de Pós Graduação Lato Sensu, sob a forma de Curso de Especialização, de acordo com a Lei n° 11.129, de 30 de junho de 2005, da Portaria Interministerial 1.077, de 12 de novembro de 2009, e as demais resoluções emanadas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
Têm responsabilidade conjunta dos Ministérios da Educação (Projeto Político Pedagógico) e da Saúde, (bolsas) tendo como principal característica o ensino em serviço.
Duração |
Carga horária semanal |
Carga horária total mínima |
2 anos (dedicação exclusiva) | 60 horas semanais | 5760 (cinco mil setecentos e sessenta) |
Estratégias educacionais práticas e teórico-práticas: 80% e Teóricas: 20% da carga horária
Maiores informações:
Objetivos dos Programas
Qualificar profissionais para atuarem em situações complexas, ambientes críticos e desafiadores. Adquirir experiência prática. Desenvolver habilidades técnicas, científicas, humanísticas e éticas necessárias para atuarem em equipe
Matriz Curricular:
Competências e Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
MÓDULOS PRÁTICOS
Os programas de residência estão subordinados técnica e normativamente à COREMU-HCFMRP-USP, ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
ORGANOGRAMA DOS PROGRAMAS DE RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS
CNRMS
CNRMS
A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde é uma organização e funcionamento são disciplinados em ato conjunto dos Ministros de Estado da Educação e da Saúde (Lei nº 11.129 de 30/06/2005).
Superintendência
Superintendência
Órgão superior de direção executiva que coordena, supervisiona e controla as atividades de administração do HCFMRP-USP.
COREMU
COREMU
A Comissão de Residência Multiprofissional é encarregada da Coordenação dos Programas de Residência Uni e Multiprofissional em Área Profissional da Saúde deste Hospital. É composta pela representação dos Residentes, Coordenadores, Tutores e Preceptores dos Programas de Atenção ao Câncer e da Urgência e Emergência. Tem regimento interno para subsidiar suas ações e decisões.
NDAE
NDAE
O Núcleo Docente Assistencial Estruturante é uma comissão própria de cada programa de residência responsável pela condução dos processos pedagógicos, acadêmicos e administrativos. É composto por membros de todas as representatividades, com experiência comprovada na área de concentração do programa, dentro de suas profissões.
Comissão de Residência
Multiprofissional (COREMU-HCFMRP-USP:
Composta pela representação dos Residentes, Coordenadores, Tutores e Preceptores dos Programas de Atenção ao Câncer e da Urgência e Emergência. Tem regimento interno para subsidiar as ações e decisões do colegiado.
Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE): Cada um dos Programas de Residência tem também uma Comissão própria para conduzir os processos pedagógicos, acadêmicos e administrativos. Esta comissão é composta por membros de todas as representatividades, com experiência comprovada na área de concentração do programa, dentro de suas profissões.
Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer
Oportunidade única para quem busca o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, fazendo a diferença na vida das pessoas. Nossos residentes são preparados para lidar em equipe multiprofissional com os mais variados casos de câncer em ambiente de aprendizado avançado.
Vagas (bolsas) e Áreas Profissionais em Atenção ao Câncer
Enfermagem (4 vagas)
Enfermagem
Medicina Nuclear (1 Vaga)
Medicina Nuclear
Nutrição (2 vagas)
Nutrição
Farmácia (2 vagas)
Farmácia
Radioterapia (2 Vagas)
Radioterapia
Odontologia (6 Vagas)
Odontologia
Fisioterapia (2 vagas)
Fisioterapia
Fonoaudiologia (4 Vagas)
Fonoaudiologia
Terapia Ocupacional (2 Vagas)
Terapia Ocupacional
Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência
O Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência é altamente especializado que tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar de forma colaborativa em situações de urgência, emergência, cuidados intensivos adultos e pediátricos.
As atividades são desenvolvidas na Unidade de Emergência do HCFMRP-USP, um hospital público que presta assistência à saúde de nível terciário.
Atende linhas de cuidados prioritárias, tais como trauma, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), assim como é referência ao atendimento de violência sexual, queimaduras graves, sepse, doenças respiratórias, cuidados paliativos, entre outras.
Vagas (bolsas) e Áreas Profissionais em Urgência e Emergência
Farmácia (2 Vagas)
Farmácia
Fisioterapia (4 Vagas)
Fisioterapia
Fonoaudiologia (2 Vagas)
Fonoaudiologia
Nutrição (2 Vagas)
Nutrição
Psicologia (2 Vagas)
Psicologia
Serviço Social (2 Vagas)
Serviço Social
Terapia Ocupacional (2 Vagas)
Terapia Ocupacional
Coordenadora: Profa. Dra. Lílian Neto Aguiar Ricz
Vice-Coordenador: Dr. Leandro Dorigan de Macedo
Coordenador do Programa de Residência em Multiprofissional em Atenção ao Câncer
Dr. Leandro Dorigan de Macedo
Vice-Coordenadora
Profa. Dra. Helena Megumi Sonobe
Coordenadora do Programa de Residência em Urgência e Emergência
Dra. Franciele Cristina Clapis Torres
Vice-Coordenadora
Dra. Paula de Carvalho Macedo Issa Okubo
Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
Contato e informações adicionais
INTERESCOLAR (pedagógico) 📞(16) 3602-2013 📧 coremu.pedagogico@hcrp.usp.br
Sessão de Residentes, estagiários e internos:
Processo Seletivo e Ministérios da Saúde e da Educação
📞(16) 3602-2164 📧 gs-164@hcrp.usp.br 📧 coreme@hcrp.usp.br
Processo Seletivo
As inscrições são abertas anualmente pelo Centro de Recursos Humanos do HCFMRP-USP, sob a supervisão da Comissão de Seleção, que será determinada anualmente pela COREMU.
Poderão inscrever-se no processo seletivo para ingresso na Residência, profissionais que tenham concluído curso de graduação devidamente autorizado/reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou que concluirão até a data de matrícula na Residência. A graduação deve necessariamente ser na área profissional na qual o candidato se inscrever.