Agilidade e Controle

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Unidade de Emergência inaugura sistema de transporte pneumático

À primeira vista, o Sistema de Correio Pneumático parece um recurso existente somente em filmes de ficção científica. Porém, a tecnologia está em pleno funcionamento na UE, transportando material biológico coletado para exames bioquímicos, derivados de sangue e medicamentos.

Neste sistema, as cápsulas percorrem os 1340 metros de tubos pressurizados e interligam setores estratégicos do Hospital, através de 21 pontos de envio e chegada de materiais, em minutos.

O professor Benedito Carlos Maciel, superintendente do HC, professor Carlos Henrique Miranda, coordenador da UE,  engenheiro Gilmar Júlio, supervisor da Divisão de Engenharia, professor Antonio Pazin Filho, diretor do DAS Campus, diretor administrativo da UE, Ivan Silva, Ana Paula Araki, responsável pela Farmácia da UE e o diretor do DAS UE, José Paulo Pintya

O pneumático entrou em funcionamento na Unidade de Emergência, no dia 03 de agosto, com testes nos setores do CTI Adulto 4º andar e Unidade Coronariana. No dia 11 de agosto, foi ampliado para todos os setores com exceção das áreas COVID.

Uma das vantagens do pneumático é agilizar e reduzir o tempo de entrega de medicamentos de urgência, dos derivados do sangue e de exames.

Veja como funciona o transporte pneumático

O sistema permite o controle de todos os materiais encaminhados, os tempos envolvidos, os usuários que fizeram os encaminhamentos de materiais. Com esses dados, é possível gerenciar todos os processos e com isso tomar decisões para melhoria de performance do sistema e do Hospital. Todos os funcionários que utilizam o sistema pneumático passaram por treinamento.

O sistema de 1340 metros tem 21 pontos de envio e chegada de materiais. O tempo médio que dura uma viagem é de 1 minuto e 15 segundos, enquanto o transporte tradicional, através de mensageiros, demora em média 30 minutos.

Para a área da Farmácia da Unidade de Emergência, o sistema trouxe melhorias significantes. A responsável técnica, Ana Paula Araki, explica que “o sistema otimizou a entrega dos medicamentos, agilizando o recebimento pelos setores para atendimento imediato ao paciente, evitando assim atrasos e problemas de distribuição dos medicamentos”. Ela conta que, “internamente foi necessário readequar as atividades dos funcionários para operar o sistema com a máxima eficiência”.

Para a área da Farmácia da Unidade de Emergência, o sistema trouxe melhorias significativas

Outra vantagem importante apontada pela diretora foi a “redução da necessidade de farmácia satélite ou estoque de medicamentos nos setores”. Além disso, “a interligação das atividades de atendimentos evita tráfego de pessoas nos corredores e elevadores para entregas”, completa Ana Paula.

 

 

 

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