O Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) divulgou recentemente o Plano de Emergência de Combate a Incêndio para o Hospital das Clínicas, Unidade de Emergência e HC Criança. O plano foi enviado por e- mail e disponibilizado na intranet. O Jornal do HC conversou com o engenheiro de segurança do trabalho Fernando José Castelani.
1 – Qual a importância do plano de combate a incêndio que vocês estão divulgando?
O Plano de Emergência contra incêndio, visa proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente, além ser uma imposição legal, através da Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São – INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16/2019 Gerenciamento de Riscos de Incêndio, Item 6 e NBR 15219 de 04/2020 – Plano de Emergência – Requisitos de Procedimento.
2 – Quanto tempo demorou para fazer?
O Plano de Emergência é um documento que existe desde a implantação do Hospital, o mesmo é atualizado, sempre que há alteração nos riscos de incêndio e mudanças nas legislações e normas vigentes, principalmente, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.
3 – Quem são os autores?
O Plano de Emergência é fruto de um trabalho do SESMT e de responsabilidade de seus profissionais técnicos legalmente habilitados.
4 – Quem deve conhecer o plano em todos os seus aspectos?
Todos os profissionais que laboram no complexo hospitalar, prestadores de serviço, que além de conhecer o Plano devem ser treinados e orientados sobre os conteúdos contidos nele.
5 – Quais os pontos mais importantes a serem destacados?
O Plano de Emergência contra incêndio deve contemplar, no mínimo, as informações detalhadas da edificação e os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio.
Os Planos de Emergência de Combate à Incêndio estão na Intranet
Sem comentários ainda.