Por Marcos de Assis e Carlos Matheus
Até o último dia para entrega da declaração do Imposto de Renda 2023, os contribuintes têm a oportunidade única de fazer a diferença na vida de crianças e idosos sem que isso represente um custo adicional para si. Isso porque o governo permite a transferência de uma parte do imposto devido, que seria recolhido aos cofres da Receita Federal, para associações que prestam assistência a crianças, adolescentes e idosos.
Como Funciona?
Para que o contribuinte pessoa física possa aproveitar essa oportunidade, é necessário que faça sua declaração pelo modelo completo de tributação. Além disso, as doações devem ser direcionadas a projetos sociais de fundos do Idoso ou da Criança e do Adolescente, que estejam devidamente credenciados pela Receita Federal.
Como Fazer a Doação?
Os contribuintes têm a oportunidade de exercer um papel ativo na transformação social, destinando até 6% do valor devido ou a restituir ao fisco para projetos sociais: até 3% podem ser direcionados para iniciativas em favor dos idosos, e outros 3% para a proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Para efetuar essa contribuição, é necessário utilizar a seção “Doações Diretamente da Declaração” disponível no software da Receita Federal. Nessa área, o contribuinte encontrará uma lista contendo os fundos que estão aptos a receber esses recursos e que foram previamente credenciados pela Receita Federal.
Hospital das Clínicas
O Hospital das Clínicas tem projetos nas duas áreas: o conjunto de projetos ligados a crianças/adolescentes chama-se “Dose de Alegria” e o projeto para os idosos recebeu o nome de “60+ Ninguém fica para trás”. Por isso, é importante que aqueles funcionários que pagam imposto de renda possam destinar até 6% do imposto devido a esses projetos. Lembrando que o prazo vence em 31/05.
Ribeirão Preto
De acordo com Renan Quirino, o volume de imposto de renda que poderia ser aplicado nesses dois fundos (Criança/Adolescene e Idoso) chega a R$ 66 milhões. “Mas o ano passado (2023) foram destinados a projetos sociais em toda cidade cerca de R$ 10 milhões. Portanto, há muitos recursos que poderiam ficar em Ribeirão Preto, mas estão indo para Brasília”
“O principal é a sensibilização do funcionário É falar, olha, você enquanto funcionário, não precisa pôr a mão no bolso porque é um dinheiro que terá que pagar para o governo federal. “Em vez de pagar e o dinheiro ser levado para Brasília, você pode reverter isso para o HC utilizar esses recursos em projetos de interesse de todos no Hospital”.”, finaliza.
Acesse as páginas e faça seu cadastro
Página do Conselho do Idoso
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/assistencia-social/guia-cmi
Página do Conselho da Criança e do Adolescente
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/assistencia-social/guia-cmdca
Sem comentários ainda.