Equipe do setor de Mamografia realiza atendimento humanizado no combate ao câncer de mama

Realizar o exame mais importante para detecção e diagnóstico do câncer de mama e acolher a paciente da melhor forma possível. Essa é a missão da equipe de mamografia do Hospital das Clínicas, que realiza cerca de 30 exames de mamografia por dia e mais de 10 biópsias por semana. A mamografia é, ainda, o método mais eficaz de diagnóstico para a detecção de câncer de mama.

Quanto mais precoce a remoção do tumor em sua fase inicial, maior será a chance de cura, podendo ultrapassar os 95%, além de se obter uma importante melhora na sobrevida da paciente.

Tecnologia de ponta – O serviço possui dois mamógrafos, um com tecnologia digital para realização de biópsias de mama por estereotaxia (técnica que possui maior assertividade na localização do tumor) e outro 3D digital com tomossíntese, que possibilita o diagnóstico de achados no início através de cortes na aquisição de imagens em milímetros, permitindo o tratamento e intervenção de forma ainda mais precoce.

As biópsias são guiadas por mamografia/estereotaxia (agulhamento, core byopsia, mamotomia) e por ultrassonografia e ressonância magnética.

Acolhimento e Humanização – Recentemente, a sala de mamografia  foi redecorada com o  objetivo de trazer um ambiente calmo e confortável, tranquilizando a mulher e colaborando com o resultado eficiente do exame. O novo painel de cerejeiras traz um clima acolhedor para a paciente.

A equipe, coordenada pela doutora Tatiane Oliveira, conta com conhecimento técnico e humanizado dos médicos residentes da área e das técnicas de radiologia Lucilene, Estela, Thuany Jessica, Marina, Gisele, Mayara, Daniela, Giselle e Nair. São esses profissionais que recebem as pacientes, na maioria das vezes fragilizadas, com sorriso acolhedor e olhar de apoio.

Todos eles fazem parte de uma equipe que sabe conciliar comportamento ético, conhecimento técnico e compaixão; além disso, reconhecem que a humanização é uma aliada poderosa contra uma enfermidade que tem quase 60 mil novos casos no Brasil todos os anos conforme dados do INCA.

 

 

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »