Campanha da Voz alerta para a importância da saúde vocal

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP realiza a vigésima edição da Campanha da Voz em Ribeirão Preto. Com o tema “Seja amigo da sua voz”, o objetivo “da ação é difundir a informação relacionada ao uso e aos cuidados da voz e conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal”.

A programação contará com atividades educativas e culturais com apresentação de recitais, corais e atendimento à população.

De 16 a 19 de abril, docentes, fonoaudiólogos e alunos de graduação do curso de fonoaudiologia farão orientação de saúde vocal e triagem fonoaudiológica da voz, das 8h às 16h30, na Praça XV de novembro, no centro de Ribeirão Preto.

Aqueles que apresentarem alguma alteração vocal serão encaminhados para avaliação médica especializada no CEOF – Ambulatório de Laringologia e Voz do HCFMRP – USP, unidade Campus, nos dias 18 e 25 de abril, das 12h30 às 16h30.

No dia 16 de abril, às 19 horas, acontecerá o Recital de Canções Brasileiras em comemoração ao Dia Mundial da Voz, com Yuka de Almeida Prado e os alunos do Departamento de Música da FFCLRP, na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP. No dia 19 de abril, às 19h, haverá um Sarau com apresentação dos alunos e ex-alunos da FMRP-USP, no Anfiteatro do Bloco Didático da FMRP-USP.

A Campanha da Voz é organizada pelos alunos, médicos e professores do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, todos da USP.

Conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa e Assistência (FAEPA), entidades científicas e acadêmicas de Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia. A Campanha é aberta a população.