Campanha Mundial do AVC 2020 destaca importância do exercício físico

[:pb]Para comemorar o Dia Mundial do AVC, o Hospital das Clínicas promove no próximo dia 29 de outubro um workshop online sobre evidências científicas no tratamento do AVC e sobre trombectomia, com os professores da USP, Octávio Pontes Neto e Daniel Abud. O evento será transmitido via Zoom, das 12 às 14 horas.

Este ano, a Campanha Mundial de Combate ao AVC tem como foco mostrar a importância da prática de exercícios físicos.

O AVC é a segunda maior causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  A doença pode acometer uma a cada quatro pessoas ao longo da vida. Mas, controlando os fatores de riscos cardiovasculares e cerebrovasculares, 90% dos casos podem ser evitados, por isso, a importância da divulgação de informações sobre a doença.

Segundo o neurologista Octávio Marques Pontes Neto, chefe do Serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do HCFMRP-USP “o sedentarismo é um fator de risco importante para o Acidente Vascular Cerebral (explicando ser 36% do risco atribuível à doença)”. Por isso, atividades físicas ajudam a diminuir chances de doenças cerebrovasculares. O ideal é praticar exercícios por 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, para reduzir o risco de AVC.
De acordo com ele “1 em 4 de nós pode ter um AVC, mas ser ativo ajuda a reduzir o risco. Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas podem diminuir esse risco. Por isso, junte-se ao movimento!

Formas de prevenir um AVC

• Praticar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana
• Controlar os níveis de pressão arterial, glicemia e colesterol
• Parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas
• Manter uma rotina de check-up de saúde
• Fazer uso correto das medicações
• Manter uma dieta equilibrada[:]

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »