Cartilha orienta profissionais de saúde sobre o luto

 

A arte da contracapa, da artista Vanessa Dessimoni, foi inspirada na descrição de um pequeno paciente que, frequentemente, narrava com detalhes como ele imaginava a casa dele no céu.

Orientar os profissionais sobre o atendimento adequado para pessoas em situação de luto. Este é o objetivo da Cartilha de Orientações sobre Luto para Profissionais da Área de Saúde criada pelos pesquisadores do Grupo de Estudos em Paliativismo Pediátrico (GePaP) do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP).

O material, que   faz parte do trabalho de conclusão de curso da médica residente Raissa Souza Aguiar, do Programa de Pediatria e Puericultura, foi inspirado na necessidade de orientação frente às situações vividas pelos profissionais de saúde. A cartilha é fruto de estudos, discussões e escutas de mães em luto.

Além da definição e do processo do luto, o material aborda os lutos antecipatório, parental, infanto-juvenil, fetal, morte inesperadas. A cartilha tem um capítulo dedicado à diferença entre o luto normal e o complicado e outro que aborda o suporte ao luto em 11 passos. O material termina com sugestões de sites, livros e filmes.

Juntamente com todas as informações técnicas, a cartilha traz depoimentos das mães enlutadas que retratam os sentimentos dessa perda singular e intensa. As ilustrações, carregadas de simbolismos e delicadeza, também ajudam a dar a dimensão dos sentimentos envolvidos nesse processo. A arte da contracapa, da artista Vanessa da Costa Dessimoni, foi inspirada na descrição de um pequeno paciente que, frequentemente, narrava com detalhes como ele imaginava a casa dele no céu.

A cartilha contou com a revisão com supervisão dos profissionais do HCFMRP-USP:  doutora Leila Costa Volpon (médica pediatra, intensivista e paliativista), doutora Fabíola de Arruda Leite (médica assistente em cuidados paliativos pediátricos), doutor Nichollas Martins Areco (psicólogo do Serviço de Oncologia Pediátrica) e Maria Laura de Paula Lopes Pereira Martins (psicóloga do Setor de Pediatria da Unidade de Emergência).

A médica residente Isabela Soares Costa, do Programa de Pediatria e Puericultura, contribuiu com trechos de entrevistas com mães enlutadas do projeto de pesquisa: “Cuidados aos pais enlutados – olhar além do óbito da criança”. A ilustrações e a diagramação é da designer gráfica Sofia Beatriz Dias de Oliveira

 

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »