Por Marcos de Assis
O “INTEGRARE 2023 – Ciclo de Integração e Atualização em Reabilitação” reuniu cerca de 80 participantes de 19 prefeituras da região do Departamento Regional de Saúde (DRS – XIII) para discussão, aprimoramento de protocolos de atendimento de pacientes e a criação de uma via de comunicação entre os profissionais da saúde que atuam em reabilitação em diferentes níveis de complexidade.
“Nós promovemos este evento, que reuniu as cidades e os serviços de reabilitação da região, para melhorar a integração entre esses centros e facilitar o fluxo de pacientes de um lugar para o outro. Com isso, a gente pretende melhorar os protocolos para que os pacientes de alta complexidade se concentrem em centros que tem mais recursos e aqueles pacientes que não exigem tanta complexidade possam ser atendidos mais perto da sua casa”, explica o coordenador do CER, doutor Edgard Engel.
De acordo com ele, “temos algumas filas de pacientes aguardando atendimento e o que a gente percebeu é que não temos tão poucos profissionais. Na verdade, nós temos dificuldade de gestão da distribuição desses pacientes pelos diversos centros. Então facilitando essa integração dos centros, criando uma linguagem comum, que são os protocolos, a gente consegue facilitar o fluxo de um nível de complexidade para outro e de uma região para outra, facilitando o acesso dos pacientes ao serviço de reabilitação”.
A expectativa do coordenador do CER é que o aprimoramento dos protocolos possam surtir efeito no início do próximo ano, melhorando o atendimento dos pacientes.
O evento promovido nos dias 05 e 06 pelo Centro de Reabilitação Lucy Montoro do HCFMRP-USP e Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto/SP – XIII recebeu o professor doutor Hilton Ricz (representando o professor doutor Ricardo Cavalli – superintendente do HCFMRP-USP), vereador Paulo Modas, Evaldo Aparecido Felício (representando o deputado estadual Rafael Silva e o deputado federal Ricardo Silva), a secretária da Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice e Anariel Saraiva – assessora técnica de saúde da Secretaria de Estado da Saúde e Ligia Maria C. Azevedo Soares – coordenadora do Comitê Gestor da Rede Lucy Montoro.
Sem comentários ainda.