HC busca padrões de qualidade e segurança internacionais

Pelo 17º ano, é realizada a Semana da Qualidade e Segurança no Hospital das Clínicas da FMRP-USP (Campus e Unidade de Emergência). Cerca de 150 funcionários participaram do evento que teve como objetivo levar para vários segmentos do Hospital os dois temas e estimular a discussão entre os colegas do setor. O Jornal do HC conversou com a diretora do Centro Integrado de Qualidade, Katia Padula.

Qual a importância desta semana da qualidade e da segurança do paciente?

Katia Padula – Trazer a qualidade hospitalar e segurança do paciente para pauta das conversas, nas diversas unidades do Hospital, como forma de conscientização coletiva sobre aspectos relevantes dos dois temas. A título de curiosidade, o Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990, é comemorado em 10 de novembro e, neste mês, as organizações de vários segmentos, inclusive da saúde, falam das várias ferramentas da qualidade que auxiliam para a melhoria contínua dos processos de trabalho e assim buscam promover o crescimento e a prosperidade nestas organizações.

Qual a importância de manter a Semana da Qualidade como tradição?

Katia Padula – Atualização dos profissionais sobre os temas, trazendo conceitos técnicos e experiências práticas às organizações que atuam no segmento da qualidade hospitalar e segurança do paciente e assuntos relacionados.

42 áreas participaram da autoavaliação em 2022

A diretora do Centro Integrado da Qualidade, Katia Padula, fala sobre a autoavaliação em 2022 realizada em 42 áreas e a divulgação do resultado deve ocorrer em janeiro.

Qual a importância da autoavaliação?

Katia Padula – Verificar o cumprimento de exigências previstas nas legislações sanitárias da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dentro das várias unidades de trabalho (assistenciais, apoio, técnicas e administrativas)  do HC Campus e Unidade de Emergência, de forma a evidenciar os padrões de qualidade e segurança do paciente estabelecidos. Identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria observados nas áreas visitadas.

O que é feito com o resultado aferido na autoavaliação?

Katia Padula – Os resultados de conformidade são apresentados aos responsáveis das áreas e à Administração. As não conformidades avaliadas são documentadas em relatórios e as ações corretivas propostas são acompanhadas pela equipe do Centro Integrado da Qualidade até que a situação de não conformidade seja corrigida.

O que foi visto?

Katia Padula – Neste ano, as apresentações tiveram como foco o modelo de Acreditação Internacional de Qualidade Hospitalar – Qmentum, Acreditação Canadense, dada a decisão da administração de elevar o Hospital a padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente.

A Qmentum é a mais antiga metodologia mundial de acreditação hospitalar (1955). Aplicada em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

Dentro da perspectiva da qualidade em saúde voltada mais aos fatores comportamentais, a programação contou com o tema Metaverso: ela vai mudar a vida da gente, com o professor Eduardo Soares. Esta nova fase, que substituirá a internet, utiliza a simulação virtual com a realidade prática para permitir novas funções e operações dentro da rede.