HC começa a trocar o enxoval com chip rastreador

 

 

O HC movimenta seis toneladas de roupas todos os dias
Por Marcos de Assis

 

135 mil peças compõem o enxoval do Hospital das Clínicas. Por dia, são movimentadas cerca de 40 mil peças num total de seis toneladas de roupas, lençóis, fronhas, toalhas e roupas cirúrgicas. 

Até dezembro de 2023, o enxoval era todo do HC. Desde primeiro de janeiro, uma empresa passou a fornecer as peças para o Hospital. É como se fosse um aluguel de roupas.

A empresa recolhe as peças sujas, lava, passa e faz a distribuição para os departamentos do HCFMRP-USP. Esse processo acontece duas vezes por dia, sete dias por semana.

De acordo com Anderson Georgetti, diretor da Lavanderia, “a implantação do novo método é gradual e deve chegar a 100% em abril. Atualmente, implantamos a troca dos lençóis, fronhas, toalhas e camisolas. Algo próximo de 40 mil peças”.

Para Willian Mastelli, diretor da Divisão de Hotelaria, “o modelo adotado é uma tendência mundial, utilizado por grandes instituições de saúde que buscam oferecer uma melhor experiência aos seus usuários e com isso, teremos gestão dinâmica do enxoval em todas as etapas: recolha, processamento, manutenção, armazenagem e distribuição”.

Chip – Cada uma das 135 mil peças possui um chip único, como se fosse um CPF, que permite administrar melhor o enxoval. Por exemplo, a contagem das peças deixou de ser manual e passou a ser eletrônica. É semelhante a você passar com um produto no caixa de supermercado. Além disso, o chip permite rastrear o enxoval em qualquer área institucional, permitindo a identificação de estoques e facilitando a realocação para setores mais necessitados.  

O novo método, segundo Mastelli, “vai permitir o Hospital das Clínicas entrar no ranking nacional das grandes instituições públicas/privadas de alta performance na gestão de serviços de lavanderia”.   

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »