HC compra equipamento para descoberta precoce de Retinoblastoma

A estruturação do Centro de Oncologia Ocular no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, terá como objetivo principal o tratamento de tumores intraoculares. Por meio do Programa Nacional De Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), conseguiu captarR$ 2.9 milhões para implantação do Centro de Oncologia Ocular.

O diferencial está na incorporação de um equipamento chamado Retcam para auxiliar no diagnóstico da retinopatia da prematuridade e do retinoblastoma, que são problemas oftalmológicos que afetam crianças e podem levar à cegueira irreversível, caso não sejam detectados para um tratamento precoce.

O Retcam possui uma tecnologia capaz de obter toda a documentação da retina do paciente permitindo que as imagens possam ser transmitidas para outros centros especializados para interpretação,diagnósticos e troca de opiniões entre profissionais da área médica.

No Brasil, existe apenas um equipamento instalado na Universidade Federal de São Paulo, no Instituto da Visão, este é o segundo.

Assista a entrevista em: https://drive.google.com/file/d/1qN9YjJjqDwB_AJ8lN7HZ0w5kZS8tAHip/view?usp=sharing