Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Escolha uma Página

O HC Criança agora conta com um Ambulatório de Acessos Vasculares. O objetivo é a melhoria da assistência oferecida aos pacientes que necessitam de um acesso venoso para realização do seu tratamento.

A terapia intravenosa é muito utilizada nos tratamentos em que se faz necessária a infusão de medicamentos através das veias, tornando possível a administração de grandes quantidades de medicamentos e daqueles que não podem ser feitos via oral. A quimioterapia, por via venosa, por exemplo, é um dos tipos de administração mais comuns. O ambulatório é coordenado pelo professor Fábio Volpe e pela enfermeira Cyntia Minakawa.

Cyntia explica que “a escolha do dispositivo inadequado, a ausência de planejamento e o manuseio por profissionais não capacitados podem acarretar danos à saúde do paciente”, esclarece. “Quando aplicada por um longo período, a terapia intravenosa requer técnicas e cuidados especiais, para não gerar estresse ao paciente, família e equipe que realiza o cuidado”, completa a enfermeira.

O Time de Cateter e Terapia Infusional do HC Criança, responsável pelo novo ambulatório, recebe pacientes para avaliação, orientação, manutenção e cuidados com os dispositivos intravenosos. Conta com uma equipe dedicada de profissionais com conhecimentos específicos em inserção e manutenção cateteres intravenosos e periféricos.

Cynthia explica que “além das ações relacionadas à diminuição e exposição de riscos ao paciente e otimização da terapêutica proposta, também oferecemos treinamento e educação continuada às equipes envolvidas no cuidado aos pacientes portadores de cateteres centrais, bem como aos familiares desses pacientes”.

Time de Catéter – doutora Vilani Kremer, enfermeira Cyntia Minakawa de Freitas, doutora Wellen Canesin, professor Fabio Volpe