Escolha uma Página

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da FMRP-USP participa das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno promovida pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Novo Shopping, nos dias 8 e 9 de agosto, na praça de alimentação do Novo Shopping.

Segundo a biomédica e diretora técnica de saúde, do Banco de Leite Humano do  HCFMRP-USP, Larissa Garcia Alves “O leite materno tem em sua composição mais de 250 substâncias nutritivas importantes para um bom crescimento e desenvolvimento do bebê durante os primeiros seis meses de idade, sem a necessidade de complementar a alimentação do bebê com nenhum outro alimento ou água”.

O leite materno oferece benefícios importantes para os recém-nascidos. Além de alimentar, protege o bebê contra diarreia, infecções respiratórias, alergias e reduz riscos de doenças degenerativas da fase adulta, como diabetes e doenças ligadas ao colesterol.

No BLH são realizadas atividades de triagem, seleção de doadoras e coleta do excedente lático das nutrizes. Também é feito o controle de qualidade do leite doado, processado e distribuído aos recém-nascidos prematuros da UTI neonatal e os doentes internados no Hospital das Clínicas.

De acordo com a diretora técnica de saúde, do BLH do HC, Larissa Alves, diariamente, em média, 40 recém-nascidos recebe leite humano do Banco de Leite. “São 40 bebês beneficiados com cerca de 130 litros de leite por mês”, aponta.

Dentro do Hospital das Clínicas, a mães que estão internadas também recebem orientações. Larissa comenta que elas recebem suporte dos profissionais do BLH, como ordenhar o leite, realizar a coleta e armazenamento do líquido e cuidados de higiene. “A orientação pode acontecer após o parto, de quatro a seis horas, para estimular a glândula mamária”,

Como doar?

Para ser doadora, a mulher deve estar amamentando, ter boa saúde e ter excedente de leite, além de não poder possuir nenhuma doença infecto-contagiosa.

Caso a mãe não tenha disponibilidade de levar o leite doado ao BLH, a equipe de profissionais vai até a casa dela para pegar a doação.

O BLH funciona na avenida Santa Luzia, 387, no Jardim Sumaré, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Informações nos telefones (16) 3610-8686 ou 3610-2649.