HC pede reajuste de verba para o Centro de Reabilitação (CER)

Professor e diretor do DAS Hilton Ricz, deputado Léo Oliveira, secretário Marcos da Costa, professor e coordenador do CER Edgard Engel

Valor está sem reajuste há 13 anos

Uma das metas do superintendente do Hospital das Clínicas FMRP-USP Ricardo Cavalli é buscar recursos que possibilitem melhorar o serviço oferecido pelo HC aos seus milhares de pacientes. No caso do Centro de Reabilitação (CER) o recurso está bastante defasado em relação aos outros centros da rede Lucy Montoro de reabilitação.

“O atual financiamento da atividade está baseado em deliberação de 2010, que inseriu os valores de custeio dentro do convênio geral com o SUS entre o Hospital das Clínicas FMRP e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), no valor de R$157.609,84, permanecendo sem revisão desde então. Portanto, há 13 anos o CER recebe o mesmo valor”, explica o superintendente.

Segundo o coordenador do CER, professor Edgard Engel, “se comparamos a produção e os recursos recebidos pelo Centro de Reabilitação com outras unidades que prestam o mesmo serviço, fica demonstrado haver necessidade urgente de re-discussão dos valores repassados”.

De acordo com levantamento, em 2023, o CER do Hospital das Clínicas realizou 5.179 atendimentos médicos e não médicos e recebeu apenas R$ 157 mil por mês do convênio com SUS e SES. “Temos um dos maiores volumes de atendimentos do estado. Além dos procedimentos diários, temos condições de realizar internações que, em muitos casos, são fundamentais para o sucesso do tratamento. Por isso, pedimos revisão nos valores pagos para poder atender a demanda que cresce ano a ano”, afirma o professor Edgard.

Reunião – Na busca por resolver o problema, o deputado estadual Léo Oliveira marcou reunião com o secretário da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marcos da Costa, com os professores Edgard Engel, coordenador do CER, e com o professor Hilton Ricz, diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) para que o secretário tomasse conhecimento do problema vivido pelo Centro de Reabilitação.

“Foi uma boa a reunião e senti que o secretário ficou sensibilizado com os números que apresentamos e com que ouviu. Espero que nossa pauta seja acolhida”, afirmou o professor Ricz.

Visita – O secretário Marcos da Costa agendou visita ao Hospital das Clínicas para o próximo dia 5/4 para conhecer o CER e o Centro de Doenças raras. “Será ótima essa visita porque poderemos mostrar as condições das nossas instalações e o trabalho que é realizado e o que poderemos realizar se nossa verba for igualada à de outros centros”, afirma professor Edgard .

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »