HC promove evento especial no Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

[:pb]

No dia em que é comemorado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, 6 de junho, a equipe multiprofissional da Unidade de Queimados da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas promoverá um encontro entre a comunidade os pacientes que recebem atendimento na Unidade e os que permanecem em atendimento ambulatorial e seus familiares.

O evento contará com a participação do Corpo de Bombeiros com a palestra “Prevenção de queimaduras e socorro emergencial no local do acidente”, em seguida a equipe do SAMU ministrará a palestra “Cuidados iniciais e transporte das vítimas de queimaduras”. Logo após haverá atividades da equipe multiprofissional com a participação de pacientes e também ações da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica – LACIP na Prevenção de Queimaduras. O evento será gratuito e aberto à participação da população em geral, tem início às 8h, no Anfiteatro da Unidade de Emergência, localizado na Rua Bernardino de Campus, 1000, em Ribeirão Preto.

O objetivo do evento é alerta a população para a necessidade de prevenção de queimaduras, informando sobre os perigos que as queimaduras representam como preveni-las e orientações quanto aos primeiros socorros. As atividades programadas neste dia pretendem trazer impactos positivos para as pessoas que sofreram acidentes por queimaduras, assim como para a comunidade

Unidade passará por reformas

Com necessidade de reforma e modernização há bastante tempo, a Unidade de Queimados irá receber investimentos estimados em cerca R$ 2 milhões de reais. O local terá sua atual estrutura física de 10 leitos reformada e modernizada existindo na nova conformação a possibilidade de ampliação para até 14 leitos.
O atendimento ambulatorial continuará no local, mas com um novo fluxo de usuários. A estrutura do local prevê dois consultórios médicos, uma sala de curativos, um consultório para atendimento da equipe multidisciplinar e uma sala para atendimento da Fisioterapia.

Única na região, a Unidade de Queimados oferece atendimento integral aos que sofrem queimaduras, iniciando o tratamento imediatamente após o acidente, na fase aguda, até a sua recuperação O paciente pode evoluir com muitas sequelas, com comprometimentos da sua qualidade de vida, assim como da sua família, necessitando de um tratamento contínuo e longo

Anualmente, a Unidade de Queimados do HC realiza 3000 consultas, interna aproximadamente de 160 pacientes e realiza cerca de 250 cirurgias.

Números significativos

A estimativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras é de que pelo menos um milhão de acidentes desse tipo acontecem por ano no Brasil, sendo 300.000 em crianças.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, as queimaduras são a quarta causa de morte entre as crianças. Na Unidade de Queimados do HC, anualmente, cerca de 40 crianças são internadas vítimas de queimaduras graves.

Quando envolvem crianças, os acidentes geralmente são domésticos. Setenta por cento desses acidentes acontecem em casa, principalmente na cozinha. Entre os acidentes mais comuns nas crianças de até seis anos de idade, estão as escaldaduras, que são causadas pelo contato líquido quentes. Medidas de prevenção, evitando o fácil acesso das crianças a fósforos, produtos inflamáveis e ferros de passar roupa, podem preservar vidas.

Nos adultos, os casos podem ocorrer em casa, no trabalho ou relacionado com rede elétrica. A partir dos sete anos e nos adultos as lesões que ocorrem com mais frequência são as causadas pelo contato com combustíveis inflamáveis, tais como: a gasolina, o querosene e o álcool líquido do uso doméstico. Houve também aumento de 15 a 20% nos acidentes de trabalho, principalmente com trauma elétrico e uso de fogareiros rechaud para aquecer panelas.

 

[:]

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »