HC realiza 1º de “Música e Psicanálise”

 

Por Marcos de Assis

A primeira edição do programa “Música e Psicanálise” aconteceu, nesta quinta, 21/09, com a participação dos psicanalistas Daniel Rodrigues e Luis Henrique. Os dois usaram a música “Construções”, de Chico Buarque, para interpretarem o nosso cotidiano, nossa rotina, nossa alienação, nossos medos, nossa indiferença em relação ao outro e necessidade de buscar o conhecimento do nosso EU.

“Construção” é uma das músicas mais icônicas e profundas de Chico Buarque. Lançada em 1971, a canção é uma narrativa poética sobre a vida, a morte, a desigualdade, alienação da sociedade moderna e a indiferença diante da tragédia alheia.

A canção narra a jornada de um operário. Durante essa trajetória, o narrador faz reflexões filosóficas e sociais sobre a vida, a morte e a falta de humanidade nas cidades modernas.

Para o psicólogo organizacional do Centro de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas FMRP-USP, Bruno Cesarino, “a realização de eventos com música pode ser de grande benefício aos servidores e funcionários visto que a música tem a capacidade de alterar o humor das pessoas, e quem tem o hábito de ouvir música durante a realização de suas atividades, às conclui com mais agilidade, além de aguçar a criatividade.

Segundo ele, “o evento cultural é de grande valia, pois  as experiências proporcionadas através de processo artístico, seja ao ouvir músicas, dançar, desenhar ou ver um filme, traz algum alívio do estresse do cotidiano. Além da parte emocional, expressões artísticas exercitam a parte cognitiva do cérebro, melhorando a criatividade, ajudando a desenvolver raciocínios, benefícios esses que refletem no ambiente institucional e na vida pessoal”.

Depois das palestras, os profissionais responderam perguntas do público. O evento teve a participação da cantora Talita Beraldo, que trabalha na Clínica Médica, do HC. A segunda edição do “Música e Psicanálise” acontece em outubro.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Translate »