Por Marcos de Assis
O setor de psiquiatria da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas será entregue nesta sexta-feira, às 15h30, após quatro meses de reforma. Com o término das obras, a unidade passa a ter nove leitos e contribuirá para reduzir a demanda por leitos psiquiátricos na rede do SUS.
Para a chefe do setor, professora Cristina Marta Del Ben “teremos um ambiente para atender nossos pacientes. Um local para atender a demanda que temos. Sabemos que não é suficiente, mas é um esforço da superintendência e da direção da UE para fazer a reforma. É um recomeço”.
“Com esses leitos liberados, conseguiremos ter mais agilidade no atendimento. Sabemos que quanto mais rápido atendermos esses pacientes, melhor a chance de termos internações breves e assim evitar as longas internações”, explica.
“Tem o nome ‘breve’ porque a ideia é fazer internações breves. Muitos desses pacientes que recebemos dão entrada pela Unidade de Emergência, porque muitas vezes esses pacientes têm sintomas que os colocam em risco ou colocam outras pessoas em risco, e precisam, nas primeiras semanas de tratamento, de um ambiente protegido, de um ambiente hospitalar”, afirma.
Reforma – Foram investidos R$ 4 milhões na psiquiatria pelo Hospital das Clínicas entre as unidades de Emergência e Campus. “Na UE, que reabriremos, nesta sexta-feita, criamos um ambiente para atender o paciente e oferecer aos profissionais condições de trabalho. É um avanço nessa área cuja demanda sabemos ser grande”, afirma o superintendente do HCRP, professor Ricardo Cavalli. Do valor total, R$ 2 milhões vieram de verbas de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Silva.
Sem comentários ainda.