Professora da FMRP integra um comitê consultivo internacional de pesquisa em anticoncepção

Da esquerda para a direita: Jim Sailer, Jeffrey Jensen, Carolina Sales Vieira, Kristina Gemzell-Danielsson, William Bremner, Philippe Bouchard, Regine Sitruk-Ware, Vivian Brache e Christina Wang

A professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Carolina Sales Vieira, tornou-se a integrante mais nova do ICCR (International Committee for Contraception Research), um grupo seleto global de pesquisadores em contracepção.

A posse aconteceu dia 24/04, em New York (EUA), durante encontro de cientistas de vários países na área de contracepção com o apoio de organizações de porte como, por exemplo, Fundação Bill e Melinda Gates (BMGF), a Fundação de Fundo de Investimento Infantil (CIFF), FHI 360, o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É uma grande honra ter sido nomeada para este Comitê Consultivo Internacional que é ligado ao Population Council, uma organização que lidera o desenvolvimento de novos métodos anticoncepcionais e muitos deles estão disponíveis em todo mundo, como o diu hormonal, diu de cobre, o implante contraceptivo e o anel vaginal. O comitê é formado por cientistas renomados que fazem parte da história da contracepção mundial e é uma responsabilidade muito grande ser a integrante mais jovem da equipe e isso me motiva a trabalhar com mais afinco para ampliar minha linha de pesquisa aqui no Brasil, as colaborações internacionais e, ao mesmo tempo, participar de desenvolvimento de novos anticoncepcionais que vão ampliar o acesso ao planejamento, ou seja, que as pessoas possam escolher se querem ter filhos e o melhor momento para as gravidezes. O planejamento reprodutivo também contribui para a redução da mortalidade materna pois diminui as gestações não planejadas e suas complicações”, explica a doutora Carolina.

O ICCR é um consórcio global de cientistas clínicos, endocrinologistas, ginecologistas e andrologistas formado para discutir novas tecnologias contraceptivas. A Dra Carolina Sales foi convidada pela direção do ICCR para integrar o comitê por ter um robusto currículo na área e vasto trabalho como professora e pesquisadora na Faculdade de Medicina e no Hospital das Clínicas.

Criado em 1970, a missão do ICCR é aconselhar entidades e governos sobre as prioridades de pesquisa em saúde reprodutiva para levar métodos contraceptivos de alta qualidade e altamente eficazes para mulheres, homens e jovens, especialmente em locais com poucos recursos.

Para a professora Carolina Sales Vieira é importante para a FMRP estar ligada “a esse Comitê por ser uma das principais organizações que desenvolvem métodos anticoncepcionais no mundo, é uma oportunidade excepcional de participar de estudos que vão impactar a saúde feminina globalmente. Além disso, aumenta a colaboração internacional em pesquisas e propicia ida de pós-graduandos para outras instituições, desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade aqui na Instituição e também leva o nome da nossa Faculdade para outras instituições do mundo”.

Os membros atuais do ICCR incluem:

• Régine Sitruk-Ware , presidente do ICCR, Population Council, EUA
  • Carolina Sales Vieira , Universidade de São Paulo, Brasil
  • Philippe Bouchard , Universidade de Paris, França
  • Vivian Brache , PROFAMILIA, República Dominicana
  • William Bremner , Universidade de Washington, EUA
  • Kristina Gemzell-Danielsson , Karolinska Institute, Suécia
  • Jeffrey T. Jensen , Oregon Health & Science University, EUA
  • Christina Wang , Escola de Medicina da UCLA, EUA

Vivian Brache (integrante do ICCR), Regine Sitruk-Ware (coordenadora do ICCR)

e a professora Carolina Sales Vieira