[:pb]Era uma manhã de dezembro, quando a terapeuta ocupacional Carine Caxier Malaquina entrou no semi-intensivo, da Unidade de Emergência, no terceiro andar, para atender um paciente com lesão medular que o tornou tetraplégico. Internado há alguns meses, ele era dependente de ajuda. “Aquela situação me entristecia. Precisava criar algo que pudesse dar a ele um minimo de independência”, afirma.
Foi aí que surgiu a ideia de desenvolver algum equipamento para que o paciente pudesse tomar água ou qualquer outro líquido sem ajuda. “Tinha que procurar alguém em outro setor que pudesse me ajudar. Então procurei o Leandro, na manutenção, e contei a ele o que estava acontecendo e pedi sua ajuda. Prontamente, ele subiu comigo no andar para estudar o que poderia ser feito”.
Olhou, estudou, mediu e desenhou um braço flexível para ser acoplado a grade da cama. Com a flexibilidade, o mecanismo fica a uma distância em que o paciente consegue levantar a cabeça (até 30 graus) e tomar água sem necessidade de pedir a alguém. “Quando instalamos o braço foi emocionante. O paciente é de poucas palavras, mas de muita expressividade e demonstrou satisfação e gratidão”, explica Carine. O resultado só foi alcançado porque duas áreas se uniram para buscar uma solução.
“Era preciso desenvolver algo que não atrapalhasse o trabalho de médicos e enfermeiras. Por isso, desenvolvi um braço de ferro com uma mola que dá a flexibilidade necessária para usar e que pode ser deslocado para os lados e para trás. Dessa maneira, facilita o trabalho dos médicos e das enfermeiras no acesso ao leito. À ponta do braço são acoplados o copo e um canudo”, explica Leandro. “Senti-me muito bem podendo ajudar uma colega de trabalho e um paciente ao mesmo tempo. A união faz a força, diz o ditado”, finaliza.[:]
- INSTITUCIONAL
- CANAIS DE COMUNICAÇÃO
- TRANSPARÊNCIA
- HOSPITAL
- Notícias
- Superintendência
- Superintendente
- Gabinete do Superintendente
- Unidade de Controle Interno
- Unidade de Pesquisa Clínica – UPC
- Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT
- Organograma funcional do HCFMRP-USP
- Assessoria Técnica
- Centro de Engenharia Clínica
- Centro de Recursos Humanos
- Coordenadoria da Unidade de Emergência
- Conselho Deliberativo
- Consultoria Jurídica
- Revista Qualidade
- Departamento de Apoio Administrativo
- Departamento de Apoio Médico
- Departamento de Atenção à Saúde
- Diretoria Clínica
- Divisão de Finanças
- Divisão de Hotelaria Hospitalar
- Divisão de Engenharia
- Processo Seletivo
- Atenção à Saúde
- Pesquisa
- Ensino
- Cursos de especialização
- CEAPS
- Centro Interescolar
- Complementação Especializada
- Residência Multiprofissional
- Residência Médica
- Estágios
- Graduação
- Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde
- Mestrado Profissional em Medicina
- Preceptoria
- Programas de Aprimoramento de Pessoal
- Pós-Graduação
Sem comentários ainda.