Superintendente do HCFMRP recebe maior honraria da USP e homenageia os hospitais do complexo FAEPA/HCRP/FMRP

“O papel exercido por esses docentes da USP, gestores desses hospitais, profissionais de saúde e administrativos do Hospital e da FAEPA, no enfrentamento dessa pandemia, na região de Ribeirão Preto, foi fundamental para o sucesso das medidas implementadas”, afirma o professor doutor Benedito Carlos Maciel

Cerimônia de outorga da Medalha “Armando de Salles Oliveira” aos professores: Edison Luiz Durigon, Benedito Antonio Lopes da Fonseca, Benedito Carlos Maciel, Dimas Tadeu Covas e Fernando Queiroz Cunha. Local: Sala do Conselho Universitário. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

A maior honraria que um professor da Universidade de São Paulo pode receber é a medalha que carrega o nome do governador do Estado de São Paulo, o engenheiro Armando de Salles Oliveira, que assinou o decreto de criação da USP em 1934.

Entre os critérios para o recebimento da medalha, que é entregue desde 2008, está o de “contribuir de modo excepcional e decisivo para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP”.

Nos últimos dois anos, foi o que mais fez o “professor doutor Benedito Carlos Maciel por sua liderança e reconfiguração na Superintendência do Hospital das Clínicas da FMRP para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, proporcionando cenário para projetos de pesquisa e atendimento à sociedade” (Jornal da USP, junho/2021).

Nos últimos 18 meses, o professor Maciel tornou- se uma referência estadual quando o tema foi o combate à pandemia. Além de administrar a revolução pelo qual o Hospital passou, ele esteve sempre presente e atendeu a imprensa quando necessário, levando informações à sociedade.

Neste período, foi um administrador que compartilhou as realizações e deixou clara essa característica, em trecho do discurso, na tribuna da Reitoria, em São Paulo, na tarde do dia 05/10, em que reconhece o papel de todos os profissionais de saúde e os das áreas administrativas de todo o complexo de saúde.

“O papel exercido por esses docentes da USP, gestores desses hospitais, profissionais de saúde e administrativos do Hospital e da FAEPA, no enfrentamento dessa pandemia, na região de Ribeirão Preto, foi fundamental para o sucesso das medidas implementadas, mas deve ser destacado e exaltado, com toda ênfase e sentimento de gratidão imensurável, o papel essencial daqueles profissionais de saúde do HCFMRP e da FAEPA que, na linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19 ou mesmo de portadores de outras doenças crônicas que continuaram a ser atendidos nesses hospitais, assumiram riscos pessoais significativos para continuar a prestar atendimento de qualidade à população”.

Mais à frente o professor afirma, “por tudo isso é que considero que a inclusão do meu nome entre os homenageados representa muito mais um reconhecimento pela Universidade ao papel do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, dos hospitais do Complexo e dos profissionais de saúde, que militam nesses hospitais, no enfrentamento dessa pandemia, expresso na pessoa do Superintendente do HCFMRP, do que um mérito pessoal excepcional”.

Além do professor Maciel, receberam medalhas:  professor doutor Edison Luiz Durigon, professor doutor Benedito Antônio Lopes da Fonseca, professor doutor Dimas Tadeu Covas e professor doutor Fernando de Queiroz Cunha.

Leia discurso na íntegra: https://drive.google.com/file/d/1ujVmkH03JmGa0wAIshRFrkqdAjAxwXRp/view?usp=sharing

Assista ao vídeo da entrega da medalha a todos os professores agraciados